ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL – DIETA PASTOSA. Indicação: pessoas com dificuldades de deglutição e mastigação devido a inflamação ou problemas neurológicos, distúrbios neuromotores, retardo mental severo, doença esofágica, alterações anatômicas da boca ou esôfago e uso de próteses dentárias.
Normalmente, ela é indicada no pós-cirúrgico de alguns procedimentos relacionados ao sistema digestivo e também nas cirurgias orais. Além de não necessitar de mastigação, esse tipo de preparo facilita o processo de digestão, uma vez que o intestino não precisará fazer grandes esforços para digerir o que foi consumido.
Alimentos permitidos na dieta pastosaMingaus de amido de milho, aveia ou creme de arroz;Purê de batata, batata doce, cenoura ou suco de frutas e hortaliças;Todas as frutas na forma de purê, sem pele ou suco coado de frutas;Leite, iogurte batido, queijos cottage ou ricota amassados;
Dieta branda – é indicada para pessoas que precisam que a comida seja mais fácil de mastigar, engolir e digerir. Esse tipo de dieta, por exemplo, pode incluir: frutas macias, arroz, feijão, carne, legumes cozidos e gelatina. ... É indicada para pessoas que precisam de hidratação e pacientes com problema de mastigação.
ALIMENTOS A SEREM EVITADOS:
Pães duros ou com sementes, biscoitos amanteigados, pastelarias. Arroz cozido normal, cereais secos contendo passas, nozes e outras frutas ou sementes. ... Iogurte com pedaços de frutas. Carnes duras, crocantes, empanadas, ovos fritos.
38 curiosidades que você vai gostar
Dieta Branda
Carnes c/ gordura, Lingüiça / Presunto / Salame e embutidos em geral. Carnes Fitras. Arroz papa, Pão sem casca (de forma), Torradas, Macarrão, Bolacha água e sal. Massas com molhos gordurosos.
Algumas boas opções para um cardápio nutricionalmente completo, indicados para uma dieta de comida pastosa, com uma consistência mais mole, são:Vegetais cozidos, amassados ou em forma de purê;Sopas de vegetais cozidos e batidos, com frango ou carne;Caldos de feijão e lentilha coados;Papa de arroz ou macarrão;
ALIMENTOS PERMITIDOS:Legumes e tubérculos: cenoura, chuchu, mandioquinha, batata, cará e inhame;Frutas cozidas, sem casca e sem sementes: maçã, banana prata, caju e goiaba;Sucos de fruta coados: maracujá, melão, limão, caju, maçã e goiaba;Frango, peixe e carne picados ou desfiados;
Nessa dieta, você retira os alimentos "brancos" da mesa como o açúcar, o sal, a farinha, as massas brancas e o arroz branco. "Eles são refinados, ou melhor, com calorias vazias. ... Ainda na lista de alimentos a serem cortados da dieta estão a batata-inglesa, o leite e seus derivados.
Dieta Pastosa
Os pacientes que estão no pós-operatório podem consumir purês, papa de arroz, polenta, legumes esmagados como abóbora, chuchu e beterraba, caldo de feijão, carnes magras desfiadas e ovo mole, mexido ou em forma de omelete.
ALIMENTOS QUE DEVEM SER EVITADOS:
Queijos ricos em gordura (muçarela, prato, provolone, cheddar, etc); Carnes, aves e peixes gordurosos, embutidos (linguiça, salsicha, mortadela, presunto, etc);
Dieta pastosa
São recomendados ovos mexidos moles, queijos macios e com baixo teor de gordura e atum ralado, também sem gordura. Frutas e vegetais cozidos bem macios também são bem vindos. Pode ser difícil beber água, mas é extremamente necessário ingerir ao menos 2 litros por dia.
Dieta pastosa
Atua em casos um pouco mais delicados, nos quais o paciente precisa ingerir os alimentos com pouca ou nenhuma mastigação. É formada por alimentos cozidos e aqueles que podem ser transformados em purê, papinhas ou amassados.
A dieta hipossódica representa menos sal e, portanto menos sódio em todo o organismo. Além de atuar diretamente na redução da pressão arterial, reduzir a ingestão de sódio aumenta a eficácia de medicamentos anti-hipertensivos.
É necessário seguir uma dieta durante os 3 dias anteriores ao exame:Não ingerir carne vermelha (carne de vaca ou de porco) ou derivados como caldos, extratos e molhos.Evitar os seguintes vegetais e frutas: nabo, rabanete, brócolis, couve-flor, cogumelo, alcachofra, maçã, laranja, banana e uvas.
Uma dieta líquida completa é aquela em que uma pessoa não come alimentos sólidos e consome apenas líquidos, como sopas, sucos e smoothies. Para a maioria das pessoas é apenas uma medida temporária . Não deve ser encarada como uma estratégia nutricional de longo prazo.
Evitar alimentos flatulentos como: brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, rabanete, repolhos e ovos cozidos. Frituras, alimentos que fornecem resíduos não digeríveis, vegetais crus, a maioria das frutas cruas, cereais integrais também devem ser excluídos.
É uma dieta pobre em fibras e baixa-moderada em gorduras. Os alimentos consumidos devem ser cozidos para ficarem macios. Essa dieta “dá um descanso” para o sistema digestivo.
Alimento Proibidos:
Carnes: vitela, bacon, cabrito, carneiro, miúdo (todos), carnes de caça, porco c/ gordura e/ou pele. Peixes: sardinha, salmão, truta, cavala, bacalhau, arenque, aliche, caviar, mexilhões e marisco. Aves: galeto, peru, pato, pombo e ganso. Bebidas alcoólicas fermentadas (cerveja, vinho).
Alimentos recomendadosCaldos e sopas passados no liquidificador;Ovo, carne e peixe picados ou moídos, acrescentados às sopas liquidificadas ou junto ao purê;Sucos e vitaminas de frutas e de vegetais;Fruta cozida, assada ou amassada;Arroz bem cozido e purê de legumes como batata, cenoura ou abóbora;
OBJETIVO: Manter o estado nutricional do paciente com ausência de alterações metabólicas significativas ao risco nutricional. INDICAÇÃO: Para pacientes que não necessitam de restrições específicas e que apresentam funções gastrointestinais e mastigação preservadas.
Uma dieta balanceada é, portanto, um tipo de alimentação que não tem deficiência (falta) de nenhuma dessas categorias de nutrientes. Além disso, ela deve fornecer esses nutrientes sem ganho de peso, sendo uma dieta que mantém o peso estável e o indivíduo com saúde.
Os melhores alimentos para comer são peixes (atum, salmão, linguado), frango sem pele ou osso e peru. Esses alimentos têm um alto teor de proteínas. Evite arroz, batatas e pão.
Alimentos bem aceitos são água, água de coco, bebidas isotônicas, chás, sucos de frutas naturais coados, caldo de vegetais coados e gelatina diet. Açúcar, gordura e laticínios são excluídos da dieta por aproximadamente 5 dias. Como consequência dessa alimentação, a perda de peso é bastante grande nestas duas semanas.
Como recuperar a cor do sapato preto?
Como ocorre a absorção dos nutrientes no sistema digestório?
Como usar o aplicativo Whats chat?
Como ocorre o processo de corrosão?
Como recriar uma partida no LoL?
Como ocorre o desenvolvimento e fisiologia do trato digestivo de ruminantes?
Como reparar o iniciar do Windows 10 pelo prompt de comando?
Como é o metabolismo ruminal das proteínas?
Como contornar uma imagem e cortar?
Como usar dois critérios no Somases?
Como tirar informe de rendimentos no caixa eletrônico Caixa Econômica?
Como recuperar mundo excluído no Minecraft celular?
Como faço para rotear meu celular para outro?
Como contar uma condição no Excel?
Como voltar a cor do jeans desbotado?
Como limpar pratos de melamina?