O desenho revela uma forma de se expressar e contribui em vários aspectos, entre eles: coordenação motora, visão, movimentos das mãos, organização do pensamento, construção das noções espaciais e outros aspectos cognitivos muito importantes para a alfabetização.
O desenho é importante porque ele tem ligação direta com a escrita, principalmente nas primeiras fases", garante. Para isso, a pesquisadora trouxe para a platéia as teorias de Piaget e Emilia Ferreiro sobre as fases da alfabetização.
O desenho favorece que a criança exercite suas habilidades motoras e desenvolva a sua imaginação. E através de riscos e o uso de diversos movimentos, a criança busque o controle do seu próprio corpo, possibilitando maior autonomia no contato com objetos durante a exploração espacial.
Ter o espaço do desenho como atividade é fundamental para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças, além de desenvolver o senso de observação, percebendo a variedade de cores, formas e texturas.
Piaget (1973) divide o desenho infantil em seis fases: Garatuja Desordenada, Garatuja Ordenada, Pré-Esquematismo, Esquematismo, Realismo e Pseudonaturalismo.
37 curiosidades que você vai gostar
O autor aborda as etapas do desenvolvimento do desenho da criança em três fases: garatujas, pré-esquemática e esquemática. O desenho é a primeira escrita da criança. A criança desenha para experimentar, comunicar e poder registrar a sua fala: Para melhor conhecer a criança é preciso aprender a vê-la.
Piaget (1999) elenca quatro estágios que precedem o desenvolvimento infantil: sensório motor, pré-operacional, operacional concreto e operações formais.
Desenhar favorece as habilidades motoras, pois à medida que vai criando os traços a criança tem controle sobre seus movimentos e desenvolve também noção espacial. Aos poucos a criança consegue manipular lápis ou pincéis de forma firme e precisa, além de desenvolver linhas e traços mais definidos.
Desenvolvimento da coordenação motora
Ao aprender a desenhar e a colorir a criança aprende a controlar os movimentos da sua mão corretamente, aperfeiçoando o que desenha, melhorando a coordenação motora fina. Sem contar que o ato de colorir ativa zonas nos cérebro que mexer com o celular ou no tablet não são acionadas.
A pintura também estimula a comunicação, a criatividade, sensibilidade e aumenta a capacidade de concentração e expressão das crianças.
Uma boa atividade de desenho coletivo precisa ser libertadora, propiciar a livre de expressão do educando, sem a imposição de normas e padrões. O professor não deve direcionar as ações dos alunos, mas sim mediar o processo de descobertas. Assim, a partir dessa perspectiva diversos são os benefícios obtidos.
Desenvolvimento psíquico
A pintura ajuda o aluno da educação infantil a ser mais comunicativo. Criar desenhos no papel é uma ferramenta importante para deixar as crianças mais confiantes para expressar sentimentos que não se sentem confortáveis para traduzir em palavras.
Estimular a criança a desenhar desde pequena, é importante para ajudá-la a se expressar. O desenho também é uma maneira de perceber como está o desenvolvimento dos pequenos, nas diferentes etapas da infância. Cada criança é única, mas todas se desenvolvem.
O desenho é um método que pode ser aprimorado no desenvolvimento do ensino e aprendizagem, em outras palavras os desenhos das crianças desenvolvem a linguagem, a coordenação motora, memória, socialização do pensamento, criatividade, o desempenho, a autoestima, a comunicação e a leitura do mundo.
[...] a diferença entre grafia-desenho, próxima à sua orga- nização, à forma do objeto, e a grafia-forma-qualquer, que não guarda com o objeto senão uma relação de pertinência, produto da atribuição, adquirindo a capacidade de simboli- zar em virtude de um ato de relacionar feito pelo sujeito, e não por uma semelhança ...
Portanto, o conhecimento linguístico de um pedagogo é imprescindível, pois, cabe a ele compreender este objeto língua nas suas diferentes concepções, sobretudo porque a língua que a escola ensina é colocada a funcionar por seus falantes já tendo uma gramática, já em funcionamento.
Benefícios de colorir com as criançasDesenvolve a paciência. ... Estimula a criatividade. ... É uma forma de meditação. ... Ajuda na coordenação motora. ... Ajuda no bem-estar. ... Auxilia a lidar com os sentimentos. ... Afirma a personalidade. ... Potencializa o raciocínio.
A pintura favorece o processo artístico que, ao mesmo tempo, ajuda a estimular e desenvolver a sensibilidade e principalmente a criatividade que é uma capacidade fundamental, utilizada pelas crianças tanto em sua infância quanto na vida adulta.
O desenho permite que a criança se expresse, coloque para fora os sentimentos e os pensamentos perturbadores e indesejáveis. Além disso, permite elaborar uma série de aspectos que ajudam entender o seu desenvolvimento emocional, cognitivo e social.
O desenho é um instrumento de comunicação que acompanha a humanidade desde sua existência, ele está inserido em um esquema de representação. É um meio em que o homem expressa seus sentimentos e é capaz de comunicar-se (JUNQUEIRA FILHO, 2005).
O desenho é a arte de representar, ou criar formas, utilizando materiais como lápis, carvão, pincel. Diferencia-se da pintura e da gravura, por ser considerado tanto como processo quanto como resultado artístico, uma obra bidimensional composta por linhas, pontos e formas.
Segundo a Teoria de Piaget, o crescimento cognitivo da criança se dá por assimilação e acomodação. O indivíduo constrói esquemas de assimilação mentais para abordar a realidade. “No caso de modificação, ocorre o que Piaget chama de "acomodação".
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo – PiagetSensório motor (0 a 2 anos)Pré-operatório (2 a 6 anos)Operatório Concreto (7 a 12 anos)Operatório formal (a partir dos 12 anos)
Conheça agora as fases do desenho infantil.Rabiscos Desordenados. Essa fase se inicia com aproximadamente 2 anos de idade. ... Rabiscos Ordenados. Essa fase se inicia com aproximadamente 3 anos de idade. ... Realismo falhado. ... Estágio Pré-Esquemático. ... Fase do Realismo.
Top 15 estilos de desenho e suas principais característicasDesenho de observação. Seu objetivo é reproduzir um modelo de forma idêntica a partir da sua observação direta. ... Desenho de memorização. ... Desenho realista. ... Desenho abstrato. ... Desenho a mão livre. ... Mangá ... Caricatura. ... HQ.
Para que serve o extrato de arnica?
Como é a distribuição da população estadunidense?
Como termina a novela Vale Tudo?
Como ocorre a ativação de linfócitos B?
Porque o farelo de aveia emagrece?
Que parte do corpo humano realiza a distribuição dos nutrientes pelo corpo?
Onde utilizar o extintor de espuma?
Como ocorreu a distribuição da população mundial Brainly?
Como tirar os espaços entre as linhas no Word?
O que ocorreu com o fim da Guerra Fria?
Como ocorre a distribuição de um fármaco no organismo?
Como funciona a dissolução de uma sociedade?
Como foi o final de The Mentalist?