O jogo é uma importante atividade na educação de crianças e adolescentes, uma vez que permite o desenvolvimento de diversas áreas como afetiva, motora, social, moral e a própria aprendizagem de conceitos, pois quando se joga exercita-se a curiosidade e o desenvolvimento do pensamento e concentração.
O presente artigo tem como objetivo evidenciar o papel do jogo como recurso facilitador na aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento intelectual e social do educando.
Segundo (SILVEIRA (1998, p.2, apud Lourdes Bernadete Possatto e Cladis Rosélia Jagnow, 2016): … os jogos podem ser usados para “autoconfiança e motivação”, auxiliando no ensino aprendizagem.
O jogo ajuda-o a construir suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem.
Ao mesmo tempo favorece a concentração, a atenção, o engajamento e a imaginação. Como consequência, a criança fica mais calma, relaxada e aprende a pensar, estimulando sua inteligência. Nesse contexto, precisamos elucidar os pontos de contato com a realidade, a fim de que o jogo seja significativo para a criança.
O que é Método Respiratório 4-7-8?
Como falar com o Ministério do Trabalho online?
O que se significa a objeção de Pré-executividade e quais são os seus requisitos?
Qual a voltagem do Rio de Janeiro 110 ou 220?
Por que o aumento de CO2 pode aumentar a frequência respiratória?
O que é o Conselho Tutelar para que serve?
Pode fazer o Encceja com 16 anos?
Como saber se uma empresa precisa de CETESB?
Pode beber cerveja antes de fazer exame de sangue?
O que é considerado crime na internet?
Quanto pesa uma garrafa de 2 litros cheia de lacre de latinha?
Quem tem diabete pode comer cebola crua?
Para que serve o número 1 2 3 no câmbio automático?
O que significa peste na Bíblia?
Quantos mm de chuva é considerado normal?
O que é RDC nº 222 e quais ações ela descreve?