O jogo é uma importante atividade na educação de crianças e adolescentes, uma vez que permite o desenvolvimento de diversas áreas como afetiva, motora, social, moral e a própria aprendizagem de conceitos, pois quando se joga exercita-se a curiosidade e o desenvolvimento do pensamento e concentração.
O presente artigo tem como objetivo evidenciar o papel do jogo como recurso facilitador na aprendizagem, reconhecendo-o como um instrumento pedagógico importante no desenvolvimento intelectual e social do educando.
Segundo (SILVEIRA (1998, p.2, apud Lourdes Bernadete Possatto e Cladis Rosélia Jagnow, 2016): … os jogos podem ser usados para “autoconfiança e motivação”, auxiliando no ensino aprendizagem.
O jogo ajuda-o a construir suas novas descobertas, desenvolve e enriquece sua personalidade e simboliza um instrumento pedagógico que leva o professor à condição de condutor, estimulador e avaliador da aprendizagem.
Ao mesmo tempo favorece a concentração, a atenção, o engajamento e a imaginação. Como consequência, a criança fica mais calma, relaxada e aprende a pensar, estimulando sua inteligência. Nesse contexto, precisamos elucidar os pontos de contato com a realidade, a fim de que o jogo seja significativo para a criança.
O que pode ser usado como fixador de perfume?
Quando não é permitida citação postal?
Qual foi a segunda cidade do Brasil?
Qual o veneno para matar bicho-de-pé?
Quanto custa uma prótese dentária provisória?
O que é uma conversão à esquerda?
Por que uma letra de música pode ser considerada um poema?
Como se considera uma cidade grande?
Quando surgiu o primeiro mosteiro?
Qual o particípio do verbo morrer?
Quantas horas por dia dormia Albert Einstein?
Qual é a função da pasta Sysvol?
Quanto custa ter um cachorro por mês?