Os índices zootécnicos fornecem conhecimento a respeito do seu rebanho além de que, através do acompanhamento constante, você consegue traçar e identificar quais os reflexos de x ou y decisões tomadas.
“Os índices são importantes para que o produtor possa conhecer a situação produtiva, reprodutiva e sanitária do rebanho, e, também, para poder estipular metas a curto, médio e longo prazos”, destaca Juliana Jorge Paschoal, coordenadora do curso de Zootecnia das Faculdades Associadas de Uberaba (Fazu).
Atualmente este setor teve crescimento considerado e sua produtividade tem sido acompanhada através de índices zootécnicos, ferramenta essa que auxilia no acompanhamento da atividade, dando um maior aporte às tomadas de decisões, que são baseadas em sistemas de coleta de dados da criação de suínos (SANTOS et al., 2014) ...
Através desses índices, é possível que possa passar a tomar decisões mais certeiras, corrigindo os erros e melhorando a produtividade, qualidade e consequentemente o rendimento. Os índices darão informações precisas de como o rebanho está e o potencial que provavelmente não está aproveitando.
Os Índices Zootécnicos (IZ) são dados produtivos, quantitativos e qualitativos, referentes aos segmentos da exploração. Eles refletem em forma numérica (relação entre dados) o desempenho dos diversos parâmetros da exploração pecuária.
31 curiosidades que você vai gostar
4 principais índices zootécnicos utilizados em fazendas leiteiras Evolução do número de vacas em lactação. ... Porcentagem de vacas em lactação em relação ao rebanho total. ... Vacas em lactação por hectare. ... Produção individual das vacas.
Na verdade os índices zootécnicos são dados produtivos, quantitativos e qualitativos, que refletem em números o desempenho da sua produção. ... Através desses números, quando eles são bem gerenciados e coletados, você não vai mais tomar decisões equivocadas ou tratar o seu rebanho de forma leviana.
Os Índices Zootécnicos são dados produtivos, quantitativos e qualitativos, que refletem em números o desempenho da sua produção. São taxas que, estabelecidas pela literatura, conseguem conduzir o comportamento do produtor independentemente de qual é o modelo de negócio da propriedade.
Conclui-se que a obtenção de índices zootécnicos adequados na criação de bovinos de leite influencia na composição e evolução dos rebanhos, sendo a taxa de natalidade a maior responsável na evolução dos rebanhos, seguido pela idade ao primeiro parto, taxa de descarte e taxa de mortalidade.
Os IZ podem ser divididos em:
mão de obra, a produção total por mês/ano, entre outros. mão de obra, por mês, entre outros.
b) Taxa de aborto geral (TAG): Definida como a razão entre o número total de abortos ocorridos durante o ano em uma população e o número pessoas-ano do sexo feminino em idade reprodutiva, multiplicada por 1.000.
A taxa de desfrute, ou de extração, mede a capacidade do rebanho de produzir animais excedentes para venda, sem comprometer seu efetivo básico.
Esses dados são fundamentais para alcançar objetivos estabelecidos para a criação de bovinos de corte, ajudando a revelar quais aspectos precisam de maior atenção, ou seja, quais práticas devem ser mantidas, substituídas ou aprimoradas, tanto nos cuidados com a saúde do rebanho quanto com os demais recursos, como ...
Saiba quais são os cinco índices zootécnicos estratégicos na fase de cria1- Período de serviço e intervalo de partos.2 – Taxa de prenhez.3 – Taxa de desmame.4 – Relação desmama.5 – Peso ao desmame.
O índice é calculado através da seguinte fórmula: PAC = (Pd x np x ca) / (IVPn - ci), em que Pd = média do peso dos bezerros à desmama; np = número total de bezerros produzidos; ca = constante, igual a 365 dias, que permite expressar a fertilidade em base anual; IVPn = idade da vaca por ocasião do último parto; ci = ...
Vacas com maior persistência de lactação necessitam de menor número de concentrados na produção de leite, além de apresentar uma maior produção de leite e maior longevidade dos animais, possibilitando um maior aproveitamento do animal durante a sua vida produtiva, adiando o período médio do descarte, acarretando em ...
Dentro da Zootecnia, entende-se por caprinocultura e ovinocultura, a criação racional de animais das espécies caprina e ovina, respectivamente. Estas criações devem estar apoiadas em alguns pilares: um bom manejo nutricional, a escolha correta da raça a ser criada, a adoção de práticas de manejo e um bom planejamento.
A escrituração zootécnica consiste no registro de todos os eventos que ocorrem no rebanho, por exemplo: identificação dos animais, dados de sanidade do rebanho, manejo alimentar e reprodutivo, possibilitando o produtor gerenciar e ter todo controle sobre sua produção dos animais.
- TAXA DE DESMAME (%) – é um dos mais importantes, pois representa o total de animais desmamados em relação às vacas expostas em reprodução dentro de um determinado ano agropecuário.
A taxa de concepção é a porcentagem de vacas gestantes em relação ao total de vacas que foram inseminadas. Portanto, para obter alta taxa de prenhez é necessário que a maioria das vacas aptas estejam ciclando, sejam observadas em cio e sejam inseminadas corretamente (aumento da taxa de serviço).
A taxa média de mortalidade de bezerros é de 18% e varia de 5,2% a 62,2%, para os animais com idade entre 9 a 12 meses e 0 a 3 meses, respectivamente. Nos sistemas pecuários tipo 1 a mortalidade é de 2,9%. Nos tipos 2 e 3, a mortalidade é de 17 ,3% e 58, 1 %, respectivamente.
Os indicadores zootécnicos das fazendas encontram-se relacionados na tabela 1. A produção diária de leite – mínimo de 74,00 L/dia e média de 249,92 L/dia – é superior a média nacional por propriedade (52 L/dia).
O monitoramento do desenvolvimento das novilhas é através do acompanhamento do ganho de peso mensalmente. Dos 80-90 kg de peso vivo até a puberdade elas não devem ganhar mais do que 900 g por dia. Após a puberdade, ganhos superiores a este são admitidos, mas deve-se evitar que as novilhas fiquem obesas.
É de conhecimento geral que a alimentação exerce um grande impacto nos resultados da recria. Assim, o pecuarista precisa ficar atento e ajustar muito bem o manejo da pastagem, a suplementação, o manejo de cocho e o fornecimento de água. Caso contrário, haverá baixo desempenho dos animais e aumento no ciclo produtivo.
A taxa de desfrute mede a capacidade do rebanho em gerar excedente, ou seja, representa a produção (em arrobas ou cabeças) em um determinado espaço de tempo em relação ao rebanho inicial. Quanto maior a taxa de desfrute, maior a produção interna do rebanho.
Como usar Esponjinha de limpeza no rosto?
Qual é o significado da ferradura?
Pode usar espuma expansiva no telhado?
Qual lado certo de usar a esponja de maquiagem?
Como consumir farinha de mandioca?
Como instituição pluricurricular a universidade pode trabalhar?
Qual lado certo de usar o escapulário?
Como usar babosa nas pernas para varizes?
Como limpar joias com ultrassom?
Como solicitar o desligamento da energia Enel?
Como fazer para tirar o nome do pai do registro?
O que fazer para se redimir de um erro?
Como entregar dinheiro de presente?
Como fazer um pedido de namoro para um homem?
Como fazer auxílio emergencial para agricultor?
Como pedir em noivado o que falar?
Qual a taxa para desarquivamento de processo?