Podemos perceber a importância da formação da consciência política no jovem, pois esta contribui para a sua constituição de cidadania, onde o mesmo não deve buscar somente os seus direitos, mas também os deveres dentro da sociedade. ... Qual a sua participação e importância na sociedade atual?
A democracia é um regime político que se encontra presente na sociedade desde o Império romano, mais precisamente no período compreendido entre 507-508 a.C. No entanto, seu real significado foi se modificando com o passar do tempo até chegar ao conceito que se conhece nos dias que correm.
Salienta-se que participação dos jovens na política é importante, pois abre novos horizontes para compreender como em cada contexto histórico e cultural a própria política pode ser reinventada. Dessa forma os jovens são protagonistas no cenário político brasileiro, visto que participam ativamente dos movimentos.
Os jovens sempre desempenharam papel importante nos movimentos sociais, assumindo postos de liderança em protestos mundo afora, organizando manifestações e ocupando o espaço público com demandas sociais, políticas, econômicas e culturais. Nas ruas, nas comunidades, nas redes sociais e internet em geral!
Democracia é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos — na proposta, no desenvolvimento e na criação de leis, exercendo o poder da governação através do sufrágio universal.
O cidadão comum deve despertar para sua importância no quadro político e engajar-se na luta por melhorias coletivas, seja por maior interesse pelo que acontece ao seu redor, informando-se e discutindo com familiares e amigos a situação mundial, seja pela participação direta em associações como amigos de bairro, ...
Carrano (2012) problematiza a ideia de participação e propõe que um modo de avaliar a qualidade de participar está em perceber até onde essa participação permite o jovem fazer parte ou influenciar decisões.
Ser jovem é viver uma contraditória convivência entre a subordinação à família e à sociedade. E, ao mesmo tempo, grandes expectativas de emancipação. Para a juventude acena-se com uma espécie de “moratória social”. ... Certamente, entre os jovens contemporâneos, há diferenças culturais e desigualdades sociais.
Em resumo: a importância da juventude reside exatamente no fato de ser um tempo de transição e amadurecimento pessoal. Esse estágio abre para o indivíduo um novo mundo de possibilidades, despertando, assim, sua sensibilidade a questões mais profundas sobre a sociedade e seu entorno.
Pesquisas recentes (Instituto Cidadania, 2003; Ação Educativa, 2003; IBASE/POLIS, 2004; Santos Junior, 2004; UNESCO, 2005) apontam que a participação dos jovens em entidades, associações e agremiações é de baixa intensidade e acompanha tendência participativa do conjunto da população brasileira.
Os jovens, ao contrário do que insinua o senso comum, não são desinteressados da participação na vida pública.
Confira o tema Juventude e participação política em questão no mundo contemporâneo Confira, abaixo, a proposta de redação.
Em 2003, pesquisa de opinião encomendada pelo Observatório da Educação da ONG Ação Educativa procurou conhecer a participação dos cidadãos brasileiros nas instâncias e mecanismos de elaboração, monitoramento e avaliação de políticas públicas.
Qual a fonte de renda de Jessica Alves?
O que é o mandado de injunção?
Qual é o significado da palavra Procarionte?
Por que dormir com a TV ligada ou a luz do abajur acesa pode ser prejudicial?
O que é tireoide e seus sintomas?
Quantos alunos tiraram mais de 900 na redação?
Como tirar encardido de calçadas?
Como fazer para pegar tutela de um idoso?
O que acontece se não tirar uma farpa?
Como chamar a atenção de alguém no WhatsApp?
O que pode abrir na Praia Grande?
Quais são as despesas iniciais de um processo TJSP?
É proibido colocar sirene em carro particular?
Como podemos evitar tais doenças?