A função principal do Fumigador para Apicultura é a de “simular” um incêndio dentro da colméia fazendo com que as abelhas comam mel. Elas fazem isso acreditando que irão deixar a colméia. Assim sendo, com a “barriga” cheia, ficam mais mansas e então pode-se mexer na colméia.
A utilização do fumigador, no manejo apícola, deve ser encarada como uma técnica fundamental e adequada, a fim de proteger o apicultor, mas também os enxames, minimizando riscos de acidentes com pessoas e animais. E não pode de forma alguma ser fonte de contaminação do enxame ou do produto a ser colhido, o mel.
O fumigador é um dispositivo de apicultura com a função de produzir fumaça, sendo esta essencial para um manejo seguro com as abelhas. Os fumigadores consistem num fole do qual o ar é soprado para dentro da câmara de combustão, onde o apicultor queima combustíveis sólidos naturais.
Ter que parar a operação para acender novamente o fumigador é desvantajoso porque pode dar lugar a picadas desnecessárias. Deve-se evitar o uso de materiais com produtos tóxicos na sua composição tais como cartão, tecidos sintéticos, elementos inflamáveis…
Manutenção das colmeias
Um dos principais desafios para o apicultor é garantir a continuidade de suas colmeias nos períodos em que ocorre escassez de alimentos, como ao final das floradas. Nessas ocasiões, a perda do enxame pode chegar a 40%.
43 curiosidades que você vai gostar
O objetivo dessa prática é aumentar a produtividade e contribuir com a saúde da colmeia. Para obter uma rainha ideal, é preciso levar em consideração o tipo de produto apícola que será produzido. Ao observar uma baixa taxa de produção e, também, a diminuição da taxa de postura de ovos, é recomendado a troca da rainha.
Manejo produtivo das colmeias
Existência de espaço suficiente para o desenvolvimento da colmeia e armazenamento do alimento; Presença de realeira; Sinais de ocorrência de doenças, pragas ou predadores; Estado de conservação de quadros, caixas, fundos, tampas e suportes das colmeias.
O terreno do apiário deve ser plano, com frente limpa, evitando-se áreas elevadas (topo de morros etc.), de forma a não ficar exposto a ventos fortes. Terrenos em declive dificultam o deslocamento do apicultor pelo apiário e, conseqüentemente, o manejo das colméias, principalmente o manejo de colheita.
Para evitar que os enxames se dividam naturalmente, o apicultor pode: retirar realeiras em colmeias que tenham rainhas; selecionar famílias com menor tendência a enxameação; reduzir o nascimento de zangão utilizando lâminas de cera integral; adicionar melgueira para dar espaço às abelhas; usar tela excluidora no alvado ...
Qual o nome do Freddy do Fnaf 3?
Qual a diferença do regime aberto para o livramento condicional?
Quantos quilos tinha a bomba de Nagasaki?
Quais são as características das ligações iônicas é covalentes?
O que é exceção de litispendência?
Como fazer clareador de roupa com água oxigenada?
Quais são as catedrais mais bonitas do mundo?
Quando e como ocorre a renovação do tecido epitelial?
Quais são as biodiversidade do Brasil?
Quantas vezes tenho que perdoa?
Quantos km roda o Cinturato P7?
Como faço para ativar o GPS do meu celular?
Como saber se sou cliente Van Gogh?