Adquirir uma consciência fonética será fundamental para a alfabetização. Também é o melhor indicador de quão bem uma criança aprenderá a ler. Quando o seu filho conseguir distinguir os sons individuais que ouve, ele poderá relacioná-los à representação visual, seja uma letra ou uma palavra.
O processamento fonológico é tradicionalmente associado ao aprendizado da leitura e escrita. Seus componentes - consciência fonológica, memória fonológica e resgate lexical - são os principais preditores do desempenho na leitura e escrita e, déficits nestes domínios estão relacionados com a dislexia.
Um modelo muito utilizado na literatura é o dos processos fonológicos, que diz respeito à simplificação das regras fonológicas. A maioria destes faz parte do desenvolvimento típico da fala, sendo eliminados gradualmente ao longo dos anos.
Para o autor que a Consciência Fonológica é fundamental para a alfabetização, já que os sons associados às letras são os mesmos sons da fala e é através do treino dessa habilidade que as crianças ganham essa sensibilidade.
A consciência fonológica, portanto, é uma habilidade necessária e se apresenta como um elemento facilitador a aprendizagem da leitura e da escrita. Desse modo, ela aperfeiçoa o processo de alfabetização, permitindo que as crianças desenvolvam habilidades metalinguísticas.
26 curiosidades que você vai gostar
Consciência fonológica é uma competência metalinguística que possibilita o acesso consciente ao patamar fonológico da fala e a manipulação cognitiva das representações neste nível. Este estudo objetivou verificar se um programa de estimulação dessa habilidade no pré-III favoreceria a aquisição da escrita na 1ª série.
A consciência fonológica é a habilidade que todos nós temos para lidar com a estrutura sonora da fala e trabalhar seus componentes estruturais. Além disso, vale ressaltar que ela permite também a possibilidade de pensar a linguagem como um objeto.
As rimas são ótimas ferramentas para desenvolver a consciência fonológica na aprendizagem infantil. Ela ajudam a criança a identificar padrões na fala e nos sons das palavras. Contar histórias, ler poemas e cantar canções com rimas são ótimas atividades para desenvolver a consciência fonológica de forma divertida.
Através da manipulação dos sons, a criança estará refletindo, verificando e relacionando sobre a capacidade de unir, adicionar, substituir, contar, entre outros, os fonemas, sílabas e rimas. Por essa razão, a Consciência Fonológica é uma competência muito importante para a alfabetização.
Quantas doses vem na caixa de Saxenda?
Quanto tempo pode durar uma gravidez anembrionária?
Como conseguir Terapia ABA pelo plano?
É possível ter overdose de chocolate?
Qual a diferença entre condicionada e incondicionada?
Como orar para afastar o inimigo?
Como regularizar terreno de parte ideal rural?
Como saber se o câncer de útero se espalhou?
Quem fez cirurgia de aneurisma cerebral pode aposentar?
Qual a pena para lesão corporal culposa?
Qual a diferença de abandono e evasão escolar?
Quais são as funções das folhas de samambaias?
Como configurar um servidor Tomcat?