A principal preocupação do conhecimento filosófico é questionar e encontrar respostas racionais para determinadas questões, mas não necessariamente comprovar algo. Neste sentido, pode-se afirmar que este modelo de conhecimento é crítico e especulativo.
O conhecimento filosófico é um conhecimento fundamentado na lógica e na construção ou definição de conceitos. É um conhecimento metódico que tem como objetivo encontrar explicações válidas para os diversos problemas propostos.
A pessoa que detêm o conhecimento é capaz de saber alguma informação ou instrução e a mesma pode mudar comportamentos e auxiliar na tomada de decisões. O conhecimento é capaz de transformar vidas e, se utilizado devidamente, contribui significativamente para a construção de um mundo melhor.
A Filosofia lida, desde o seu surgimento, com a questão do conhecimento, visto que ela surge para apresentar uma nova forma de conhecer o mundo. Ao longo de sua história, os filósofos apresentaram diferentes teorias sobre o modo como o ser humano conhece e as formas de se conhecer.
Podemos dizer, então, que o conhecimento e a informação como a Filosofia são sistemas que se apropriam de outro sistema, a linguagem que traduz os símbolos e trás as discussões que acabam por formarem sínteses de assuntos que a busca do conhecimento, a informação e a Filosofia instigam a pensar.
24 curiosidades que você vai gostar
Toda forma de conhecimento tem uma dimensão ética
Seja em âmbito popular ou institucionalizado, conhecer é sempre uma prática que visa tornar a realidade pessoal, social e ambiental melhor e mais justa, com pessoas e relações mais justas. É a isso que se dá o nome de Dimensão ética do conhecimento.
De uma forma empírica, podemos afirmar que conhecimento é o fato ou a condição de saber obtida através de uma experiência, vivência, ou de uma associação. Podemos ver o conhecimento como um estado de consciência própria, sobre propriedades, sensações, comportamentos, estados dos mais variados domínios da realidade.
A Filosofia permite ao ser humano compreender melhor a si mesmo, a sociedade e o mundo que o cerca, estimulando uma maior autonomia do pensar, agir e se comportar. A partir dela, e ao longo de séculos, foram e são fundamentados projetos, pesquisas, produções científicas, artísticas e culturais.
– A filosofia estimula o autoconhecimento e a busca por respostas que não são óbvias, afinando nossa percepção sensorial e nosso sentido existencial, uma vez que estamos em constante busca para entender nossas funções no universo e como podemos auxiliar no seu andamento.
Qual o objetivo da dinâmica da árvore?
Como o celular interfere nas relações entre as famílias?
Tiraram no futuro como se escreve?
Qual jogo é considerado o pai de todos os jogos de tabuleiro?
Qual a doença de Danton Mello?
Como se escreve contemplarmos?
Qual a configuração de Estado ideal para Hobbes?
Qual a importância da observação na educação infantil?
Onde está previsto o duplo grau de jurisdição?
Como mudar o que aparece no Explorar do Instagram?
Quanto tempo demora para compensar um cheque de 1000 reais?
Como baixar vídeos do Conquer?