Barbosa (2010, p. 7), explica que o lúdico auxilia no desenvolvimento da criança, pois através dele ela consegue aprender com mais facilidade, com os jogos e brincadeiras, além de uma prática de atividade física, promove também, um estímulo intelectual e social.
Por meio da inserção de atividades lúdicas em sala de aula, o professor tem a chance de promover a melhoria do desenvolvimento psicológico, social e cognitivo dos alunos. Isso porque as crianças contam com um espaço seguro para criar e expressar os seus sentimentos diante do mundo.
O lúdico em sala de aula é ingrediente importante para a socialização, observação de comportamentos e valores. (2010, p. 1). Nesse sentido, a ludicidade funciona como um interventor e facilitador da aprendizagem no espaço escolar.
Atividades lúdicas são importantes de forma que, a criança desenvolva também o raciocínio lógico, evoluindo mentalmente, intelectualmente e favorecendo o amadurecimento social. Dessa maneira, estas atividades tem por objetivo aprofundar e desenvolver os conhecimentos do aluno, de forma divertida e não tradicional.
Observar as interações; Perseguir os interesses das crianças; Colaborar com materiais de apoio; Trabalhar a escrita com materiais de apoio (identificados a partir da observação dos rumos das brincadeiras);
26 curiosidades que você vai gostar
- Procurar participar das brincadeiras e valer-se para questionar com as crianças sobre as mesmas. - Organizar e estruturar o espaço de forma a instigar na criança a necessidade de brincar, além de facilitar a seleção das brincadeiras.
O professor é mediador entre as crianças e os objetos de conhecimento, organizando e propiciando espaços e situações de aprendizagens que articulem os recursos e capacidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas de cada criança aos seus conhecimentos prévios e aos conteúdos referentes aos diferentes campos de ...
Benefícios da ludicidadeDesenvolvimento cognitivo, motor e da psicomotricidade da criança.Estimula a criatividade, fantasia e imaginação.Exploração de habilidades.Favorece a sociabilização.Contribui com o desenvolvimento de competências interativa.
Os desenvolvimentos pessoais que a ludicidade proporciona, associados aos fatores sociais e culturais, colaboram para uma boa saúde física e mental, facilitando o processo de socialização, comunicação, construção de conhecimento, além de um desenvolvimento pleno e integral dos indivíduos envolvidos no processo de ...
O lúdico enriquece o vocabulário, aumenta o raciocínio lógico e leva a criança a avançar em suas hipóteses. Dessa forma, ela desenvolve o processo de ensino aprendizagem, se alfabetiza e de forma divertida e dinâmica . As atividades lúdicas são fundamentais para uma aprendizagem divertida e de sucesso.
Na educação, usamos o conceito do lúdico para nos referir a jogos, brincadeiras e qualquer exercício que trabalhe a imaginação e a fantasia. A ludicidade é um instrumento potente para o processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível de formação, mas está presente com mais frequência na Educação Infantil.
Dentre os termos mais recorrentes utilizados pelos professores para descreverem os pontos positivos destacados como desenvolvimento integral das crianças por meio da ludicidade foram: sensibilização; socialização; prazer em desenvolver as atividades; participação dos alunos; alegria e diversão; expressão corporal; ...
Ele deve ser um mediador, facilitador e articulador do conhecimento e não apenas aquele que detém a informação. Ele deve atuar como um pesquisador, que provoca o aluno a ser também curioso e descobrir a partir de seus próprios questionamentos. Deve convidar o estudante a ver a realidade como seu objeto de estudo.
Adivinhe com os sentidos. Essa é uma brincadeira muito divertida e que vai ensinar, na prática, sobre os sentidos. A ideia é que a professora prepare vários objetos e materiais sem revelar às crianças. Em seguida ela desafia os alunos a adivinharem o que é por meio dos sentidos.
Educativos: as brincadeiras ajudam as crianças a desenvolver as habilidades que são as base do aprendizado da leitura, da escrita e das matemáticas. Sociais: as brincadeiras oferecem oportunidades de socialização com os pares da mesma idade, de aprender a entender os outros, de se comunicar e de negociar.
Neste sentido, atividades lúdicas atuam como catalisadores no processo de recuperação e adaptação da criança hospitalizada, proporcionando-lhe a construção de uma realidade própria e singular, além de expressar sua criatividade e emoção.
Conclusão: O lúdico no ambiente hospitalar proporciona a criança melhor aceitação ao tratamento e adaptação a esse ambiente, bem como uma maior socialização com as outras crianças e profissionais, facilitando a interação e compreensão da criança hospitalizada.
O processo de “fingir”, ou imaginar, é muito importante para o desenvolvimento infantil porque através dele a criança aprende sobre si mesma, sobre sua relação com as outras pessoas e aprende lições importantes para a sua vida adulta.
Conceito utilizado para caracterizar o professor que trabalha com a mediação pedagógica, significando uma atitude e um comportamento do docente que se coloca como um facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos.
Intencionalidade e reciprocidade
O mediador precisa querer ensinar o conteúdo com tal paixão e decisão que fará tudo o que estiver ao seu alcance para explicar da melhor forma possível. Seja adaptando a linguagem ou usando tecnologias disponíveis na escola para que o conceito se torne claro.
Para que a mediação didática do docente seja lúdica, não se utilizarão necessariamente jogos e brincadeiras. Uma aula expositiva pode ser lúdica, por exemplo, desde que a exposição do mediador seja criativa e provoque interação e o empenho em aprender.
Principalmente no ensino infantil, esse profissional também é um dos grandes responsáveis por ensinar conceitos básicos às crianças, como respeitar os colegas, saber esperar seu lugar na fila e sua vez de falar. E pode acreditar: tudo isso é levado por toda a vida.
Por isso, o papel do professor vai muito além de mostrar conhecimento aos estudantes. Os docentes também são responsáveis por ensinar as crianças e adolescentes a trabalhar em grupo, estimular a criatividade e o pensamento crítico e dar o auxílio necessário para que os estudantes alcancem seus objetivos.
No entanto, é necessário salientar que o ensino lúdico não se resume a brincadeiras, e sim ao uso de metodologias diversas que estimulem a criatividade, o pensamento crítico e a imaginação dos estudantes de forma natural — exercitando e desenvolvendo tais características.
Uma proposta lúdico-educativa torna-se um desafio à prática do professor, pois além de selecionar, preparar, planejar e aplicar os jogos, ele precisa participar no decorrer do jogo, se necessário jogar, brincar com as crianças, mas sempre observando, no desenrolar, as interações e trocas de saberes entre eles.
Como escreve Hokage em inglês?
O que fazer com o cabelo cacheado na hora de dormir?
Como falar matérias escolares em inglês?
O que fazer para manter os ganhos depois do ciclo?
Porque manter a sobrancelha sempre feita?
Como hidratar unhas muito ressecadas?
Como deixar o cabelo cacheado para o outro dia?
Como manter o foco nos treinos?
O que fazer para manter o banheiro cheiroso?
Como Organizar o estudo de canto?
Como embalar hambúrguer para entrega?
O que colocar no guarda roupa do bebê?
Como conseguir o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal?
Como conservar água gelada na garrafa térmica?
Como organizar seu quarto de forma simples e rápida?
Como deixar a água do lago Azul?
Como deve ser dividido o orçamento familiar?
Como organizar o almoxarifado da empresa?