As parlendas podem ser grandes aliadas no aprendizado das crianças. Elas aprendem a leitura de uma forma prazerosa e divertida. ... Além de desenvolver as habilidades cognitivas e psicológicas da criança, auxiliando na alfabetização e enriquecendo o vocabulário de forma divertida.
Para se trabalhar as parlendas e instigar o interesse dos alunos sobre o tema, a sugestão é iniciar com brincadeiras cantadas, como “Corre cutia”, por exemplo. A partir deste entusiasmo, elaborar um texto instrucional. Para isso, pergunte aos alunos quem já brincou de “Corre cutia” e quem conhece a letra da música.
As Parlendas são rimas infantis que divertem as crianças, ao mesmo tempo que trabalham com a memorização e a fixação de alguns conceitos. Segundo estudiosos, as parlendas servem como sistemas educativos que fazem parte da literatura popular oral e do folclore brasileiro.
Geralmente, são pequenos versos, com ou sem rimas, e não necessariamente com algum sentido. Entretanto, o que a diferencia é o seu caráter lúdico, importante para entreter e aguçar a imaginação das crianças.
Não é difícil identificar uma parlenda ou mesmo interpretá-la, pois suas características são bastante básicas. Geralmente, são pequenos versos, com ou sem rimas, e não necessariamente com algum sentido. Entretanto, o que a diferencia é o seu caráter lúdico, importante para entreter e aguçar a imaginação das crianças.
Qual é a sensação do bebê se mexendo?
Quando surgiu a criminalidade?
Como saber se é cárie ou sensibilidade?
Qual a diferença entre policarbonato e cristal?
Como saber se são gases ou bebê?
Quando surgiu a dança contemporânea e qual foi o objetivo?
Como saber se uma joia é de ouro branco?
Quando saber que é melhor terminar?
Quando se usa m ou N no final das palavras?
Qual a diferença entre prata e prata de lei?
Como é que eu sei se é amor ou amizade?
Como encontrar uma reta perpendicular à outra?
O que é genótipo e fenótipo como são representados?