Entre tantas causas da criminalidade, há pelo menos duas que independem de outras e, sozinhas, em sociedades ricas ou igualitárias, geram criminalidade, que são o sexo e a idade da população. ... “Sexo e idade são os dois únicos fatores inequivocamente relacionados à criminalidade.
A maioria culpa a desigualdade social, a falta de oportunidade, o desemprego, a falta de educação, a pobreza, o capitalismo e até mesmo a própria sociedade.
Este artigo tem por finalidade definir e caracterizar fatores sociais de criminalidade; aumento e formação dos delitos e conseqüências que estes trazem à sociedade.
O crime é tão antigo quanto a própria humanidade. Desde os primórdios, acompanha o ser humano, seja proveniente da discórdia, disputas de poder ou simplesmente impelido por questões de menor relevo social.
O problema da violência no Brasil está relacionado à falência e corrupção das instituições públicas, principalmente a educação e a segurança. Também enfrentamos problemas relacionados à falha do sistema judiciário, que não consegue manter um sistema rígido de punição aos crimes violentos.
No entanto, o Brasil ainda possui altos índices de violência doméstica, tanto contra crianças quanto contra mulheres. As principais causas são alcoolismo e vício em drogas, além de pobreza e baixa escolaridade. As mulheres de baixa renda que sofrem com o problema têm acesso limitado à Justiça.
Chesnais (1999) relaciona o aumento da violência e a criminalidade com fatores como: a explosão demográfica, a decadência da Igreja Católica como meio de influência, fatores culturais como a discriminação racial, a globalização facilitadora das atividades ilegais, a influência, como meio de poder das mídias que impõe ...
É notório que a criminalidade vem crescendo gradativamente em grandes centros urbanos no Brasil envolvendo um aumento da participação dos jovens no mundo do crime, dentre tantos fatores, as evidências dessa realidade são consequência da proliferação de drogas e a ausência de programas governamentais para o atendimento ...
Para o antropólogo e cientista político Luiz Eduardo Soares, que foi coordenador de Segurança, Justiça e Cidadania no governo de Anthony Garotinho (PSB) no Rio de Janeiro, isso acontece porque “crime” é um conceito muito amplo. “Não há uma teoria geral sobre criminalidade porque não há uma criminalidade ‘em geral’.
Sem dúvidas a impunidade é a maior causa da criminalidade no País, a mais ampla e complexa. O excesso de leis que temos não é sinônimo de efetividade, muito pelo contrário, o excesso de leis frouxas é a causa da criminalidade. Já dizia o velho e sábio ditado americano que sentenças fracas fazem criminosos fortes.
II- Impunidade: Há inúmeros elementos intrínsecos neste tópico e listar todos seria algo muito complexo e exaustivo, porém iremos analisar quais são os principais que o constitui e que fomentam a criminalidade. Sem dúvidas a impunidade é a maior causa da criminalidade no País, a mais ampla e complexa.
Mesmo com rejeição a essa lei restritiva no Referendo de 2005 onde 63, 94% (quase 60 milhões de eleitores) da população disse não ao desarmamento, o Governo não respeitou a vontade do povo e atualmente estamos pagando um alto preço pela retirada da nossa liberdade. O gráfico abaixo deixa claro o impacto do Estatuto sobre a criminalidade.
Como saber o desempenho do celular?
Como montar um formulário no Excel?
Qual a frequência respiratória normal de um cachorro?
Para que serve o multímetro digital?
Como medimos quantidade de matéria de um corpo?
Como medir o diâmetro de uma forma redonda?
Como medir o diâmetro de uma forma Se bolo?
Como medir um diâmetro de um tubo?
Como visualizar Instagram privado HTML?
Como medir diâmetro de uma broca?
Como medir o dedo para anel com régua?
Como medir diâmetro de argola?
Como adicionar o E-mail no Word?
Qual é a medida do diâmetro de uma circunferência?