As regras quando impostas com equilíbrio contribuem para que a criança explore o ambiente respeitando seus limites e também para que consiga cada vez mais atingir sua maturidade”, conclui a pedagoga.
Uma regra só é entendida como regra se for exigido que seja cumprida sistematicamente. Não abra exceções. O respeitar as regras e o estabelecer limites têm uma função estruturante desde que sejam claros, coerentes, firmes, constantes e consequentes. Qualquer família deve funcionar com regras.
Obedecer e respeitar as regras de convivência em diferentes espaços, na escola, na família, na rua com os amigos, nos torna pessoas mais agradáveis e felizes. Esses atos deverão fazer parte da nossa vida, do nosso cotidiano.
Importância das normas
As normas possibilitam que as pessoas, em todos os setores da sociedade, possam conviver em harmonia, uma vez que estipula direitos e deveres, e estabelece diretrizes de comportamento.
Para se viver em sociedade é necessário estabelecer regras. No decorrer do dia-a-dia, é impossível que a criança tenha liberdade limitada, obedecer a regras, tanto em casa, quanto na escola. ... É fundamental importância que a criança saiba o que e o que não pode ser feito.
36 curiosidades que você vai gostar
As regras são partes importantes do convívio dos grupos. Em geral regras e limitações são geradas para que haja um equilíbrio no ambiente entre os desejos das pessoas e aquilo que é bom para o grupo.
As regras sociais impõem determinada postura, comportamento, saudação ou vestimenta, dependendo do local e do nível social. Assim também a moda, outro fator de adequação social, que exige certo traje em local e evento apropriados.
O importante é respeitarmos o outro, mesmo se não concordarmos com alguns aspectos de sua vida. Não nos cabe julgar ou ser intolerantes. Quando não ouvimos ou não aceitamos nada além do que acreditamos como verdade, podemos agir com base em preconceitos e até de forma discriminatória.
Aceitar o outro e reconhecer as diferenças é o que nos torna e afirma como seres humanos únicos e amplos. O não familiar, o estranho, tem o poder de ampliar nossa visão, transformar nossas ações e moldar a nossa interação com as pessoas. Lembre-se: o mundo individual só existe diante do contraste com o mundo do outro.
Nessa interdependência social que se produz na convivência, a pessoa define-se a si mesma. No que diz respeito a convivência geral, ela é algo um tanto quanto complexo, já que exige que haja respeito, paciência, tolerância, entre outros. E isso de ambas as partes envolvidas.
Os jogos de regras, aqueles que se jogam em grupo segundo normas preestabelecidas e visando um objetivo, são importantes na Educação Infantil. Além de mostrar que as restrições podem representar desafios divertidos, eles desenvolvem questões importantes, como a adequação a limites, a cooperação e a competição.
O respeito à autoridade e às regras são requisitos da vida em sociedade. A palavra autoridade é usada, via de regra, para descrever o poder que o Estado confere a determinada pessoa. ... Assim, visto que se reconhece autoridade a quem tem o poder de decisão e de sanção, passa-se ao terceiro componente do conceito.
O respeito permite que a sociedade viva em paz, numa convivência saudável, assentada em consideração, solicitude e civilidade. Implica reconhecer em si e nos demais os direitos e as obrigações. Em contrapartida, a falta de respeito gera violência, conflitos, desconforto e confrontos.
A importância da convivência social é compartilhar a diversidade de comportamentos e opiniões. Portanto, seja em uma conversa ou situação conflituosa, o respeito deve ser uma atitude e uma escolha. Dê espaço para que o vizinho ou amigo possa conversar tranquilamente.
As normas sociais são prescrições de comportamento. O conceito de norma social corresponde às expectativas sociais acerca do que é um comportamento adequado ou correto. A interação entre os indivíduos não obedece ao acaso; é nas normas sociais que se encontra a base necessária à interação e à ação social humana geral.
Os comportamentos sociais, assim como o próprio nome afirma, são maneiras adequadas de se portar em sociedade. As normas que regem esses comportamentos são necessárias para orientar as ações dos indivíduos em suas relações no trabalho, em casa, em festas, em reuniões, entre outros.
Você sabe o que é uma regra? As regras são formas de agir em determinados espaços que nos mostram o que devemos fazer para conviver bem com as outras pessoas. Se cada um fizer a sua parte, fica mais fácil conviver.
De acordo com Paulo Nader (2015), as regras de trato social são elaboradas pela sociedade visando tornar o ambiente social mais ameno. Engloba-se assim atos de cortesia, etiqueta, protocolo, moda, cavalheirismo e pontualidade.
O respeito impede que uma pessoa tenha atitudes reprováveis, autoritárias ou injustas em relação a outra. Respeitar não significa concordar plenamente com outra pessoa, mas significa não discriminar, ofender ou impedir que uma pessoa realize suas próprias escolhas.
Respeitar e ser respeitado é a base de qualquer relação com outra pessoa seja em que circunstâncias. O primeiro passo para que alguém receba esse respeito é respeitar-se a si mesmo. Alguém que se aceita e assume tal como é, será muito mais capaz de dar esse respeito aos outros e de manter relações de qualidade.
As regras desenvolvem um senso de disciplina e ordem na criança, e elas podem aplicar essas lições nos estudos e em outras atividades. 2) Pensamento proativo: Quando se joga em tabuleiro, as crianças são ensinadas a pensar proativamente enquanto são treinadas a antecipar o movimento dos outros jogadores.
1. Acto ou efeito de conviver. 2. Frequência de trato íntimo e mútuo.
Respeitar é importar-se com o próximo, ter apresso e querer bem. É zelar pela relação que se tem, seja ela qual for. Não precisamos ter parentesco com a pessoa para respeitá-la, basta ter em mente que se trata de um ser humano como nós. Podemos classificar o respeito como uma ética pessoal.
É o respeito à diferença existente entre as pessoas, sem atentar para cor, raça ou credo que professem, já que o valor da vida humana independe de qualquer um desses valores.
Respeito ao próximo é compaixão, empatia, é respeitar a si mesmo, entender o lado do outro, não julgar uma pessoa por que ela pensa diferente de você, tem uma cor de pele diferente, um cabelo que não é igual ao seu ou ao padrão que o mundo colocou como “certo” na sociedade.
Como mudar o formato de NTFS para FAT32 sem formatar?
Como mudar de área aos 40 anos?
Como mudar delimitador CSV no Excel?
Como mudar o nome no Spotify APK?
Como colocar seu endereço na Wish?
Como converter um arquivo ISO para RAR?
Como converter um vídeo de RMVB para MP4?
Para que é indicado o antibiótico Tamiram?
Como o esporte é capaz de agregar valor à educação e formação pessoal?
Qual a importância do estetoscópio?
Como o esporte pode melhorar a qualidade de vida de uma pessoa com deficiência?
Como o atleta era visto na Grécia Antiga?
Como usar a função VP no Excel?
Faz parte da classificação etiológica do diabetes?
Como transformar uma TV antiga em uma Smart TV?
Como esqueleto e A musculatura atuam na produção dos movimentos do corpo?