A gestão estratégica de custos é importante para as organizações, pois auxiliará nas suas decisões, quando colocada em prática, seja no planejamento, na execução de suas ações e na tomada de decisão.
Principais vantagens em ter uma boa gestão de custo
Um dos principais benefícios da gestão de custos é a redução de gastos desnecessários e excessivos. Isso porque, uma vez que os gastos são listados e monitorados, fica mais fácil controlar onde esses recursos estão sendo aplicados e se, de fato, estão gerando retorno.
A Gestão Estratégica de Custos surgiu, então, como uma ferramenta para potencializar o processo de melhoria contínua e a criação de valor. Com ela, é possível analisar não apenas os processos em que há agregação de valor por parte da empresa, mas a cadeia de produção como um todo.
423), entendem que “A gestão estratégica de custos é o uso de dados de custos para desenvolver e identificar estratégias superiores que produzirão uma vantagem competitiva sustentável”.
A prática da gestão estratégica de custos visa, portanto, administrar a gestão de despesas e a gestão financeira de uma empresa, estando focada em todas as etapas do consumo, desde a melhoria interna da empresa até a satisfação do consumidor final.
45 curiosidades que você vai gostar
Por definição, gestão estratégica é o conjunto de práticas estipuladas pelos gestores de uma empresa, cujo objetivo é o crescimento e fortalecimento de uma corporação. Para isso, são levados em consideração os cenários externos (concorrência, tendências de mercado, economia, política, fatores sociais, etc.)
Uma gestão de custos eficaz viabiliza a análise antecipada dos riscos, bem como a possibilidade de elaboração de ações para evitá-los ou, ao menos, reduzir seus impactos nos resultados. Ao diminuí-los, consegue-se também minimizar as oscilações na produção.
Gestão de custos e formação de preços são aspectos fundamentais para o sucesso de uma empresa. Isso porque eles se referem a um fator-chave para qualquer negócio: a saúde financeira! Dados de pesquisa mostram que 70% das empresas que investem na gestão de seus dados conseguem uma boa redução de custos.
Análise de custo é uma estratégia de custeio adotada pelas empresas que desejam ter um maior conhecimento e exatidão dos gastos da produção de bens e serviços de um determinado período.
CONCEITO DE CONTABILIDADE DE CUSTO
É a parte da Contabilidade que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos, para que se consiga, um bem de vendas ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço.
Como se pode verificar, a gestão estratégica de custos se mostra como uma importante ferramenta na busca por informações que permitam que as empresas se mantenham no mercado com produtos de qualidade a um custo menor do que aquele oferecido pelos concorrentes.
O conceito de adhocracia foi proposto pela primeira vez na década de 1970, como uma alternativa flexível e informal à burocracia. Sua principal característica é privilegiar ações decisivas e mais intuitivas, em vez de autoridade ou conhecimento formal.
A gestão de custos destina-se a analisar e produzir informações em diferentes níveis gerenciais nas organizações, é o fator responsável pelo desempenho, planejamento, controle e tomada de decisão, pois torna possível a alocação de recursos de maneira detalhada e criteriosa, gerando maior segurança nos meios de produção ...
Uma boa análise de custo pode gerar maior lucratividade a longo prazo, mudando a forma como os gestores veem o negócio, pois viabiliza as mudanças necessárias para garantir maior competividade para empresa, além de maior participação do mercado onde atua.
O planejamento de custos de uma empresa tem como principais objetivos consolidar as informações sobre o desempenho das atividades empresariais e seus rendimentos, contribuir com o desenvolvimento e controle de todas as operações e, principalmente, o fornecimento de informações que deem embasamento para o processo de ...
A análise de custos é um suporte gerencial e estratégico. Este que analisa como os custos se comportam. Dessa forma, é possível identificar lacunas de melhorias. Por fim, sempre de maneira a otimizar a metodologia de custeio da empresa.
Passo a passo de como fazer um análise de custos eficazDefina a unidade de análise. O primeiro passo para uma análise eficaz é a definição da unidade de análise. ... Identifique os objetivos esperados. ... Saiba onde e são os seus recursos. ... Defina o método de custeio mais adequado para sua empresa.
A análise de CVL é uma ferramenta poderosa no planejamento e na tomada de decisão, pois ela poderá enfatizar os inter-relacionamentos de custos, quantidades vendidas e preços, além de agrupar todas as informações financeiras de uma empresa (HANSEN E MOWEN, 2001).
Como fazer a precificação de produtos? Passo a passoConheça seus custos e despesas. ... Defina sua margem de lucro. ... Leve o mercado em consideração. ... Use o markup como fórmula. ... Use a margem de contribuição. ... Defina o custo da hora da mão de obra. ... Levante todos os custos fixos e variáveis. ... Defina sua margem de lucro pelos serviços.
De forma simples, podemos dizer que fluxo de caixa é um instrumento que o empresário usa para acompanhar a situação financeira da sua empresa. Para fazer o seu, basta criar um relatório com informações sobre toda a movimentação de dinheiro gasto ou recebido pela sua empresa em um determinado período de tempo.
Na prática simplificada, o cálculo é feito da seguinte maneira: Dividimos os custos variáveis e fixos pelas quantidades unitárias dos produtos; somamos o lucro e as avaliações de mercado, para então obter o preço unitário.
A gestão estratégica nos negócios é capaz de transformar sua meta de negócio em valor real para todos os acionistas da empresa, diante a um plano de ação que permita o cumprimento de todas as metas que movem a empresa aos lucros, competitividade e a permanência no mercado.
Para uma gestão estratégica de custos efetiva, será necessário que você realize uma coleta de dados e estimativas dos seus concorrentes, levando em consideração os fornecedores, os clientes e os processos em comum. Dessa maneira, é possível que você se mantenha em constante comparação.
A estratégia empresarial deve ter acompanhamento constante, a fim de avaliar os resultados e a necessidade de alterações no plano de ação. Por meio das metas, é possível verificar se os objetivos da empresa serão atingidos, mensurar o desempenho das equipes e tomar decisões eficazes de acordo com os indicadores.
O conceito de estratégia vem sendo utilizado de maneira indiscriminada na Administração, podendo significar desde um curso de ação formulado de maneira precisa, todo o posicionamento em seu ambiente, até toda a alma, a personalidade e a razão existencial de uma organização.
Como calcular a quantidade de gametas?
Quais as características do pensamento Comtiano?
Qual relógio mais usado no Brasil?
Qual a importância da vegetação e do solo?
O que é a norma ISO 14000 para que serve e a quais empresas se aplica esta norma?
Como deve ser a estrutura do plano de contas?
Qual a importância da pintura na arte?
Como o homem consegue se orientar no espaço?
O que vem a ser uma pessoa egoísta?
Quanto tempo demora para o cabelo cacheado crescer até a cintura?
Como conhecer melhor o seu cliente?
Quantos meses trabalhados para receber o seguro desemprego?
Quem são as partes na ação rescisória?
Qual a função de um compressor de dois cilindros?
Qual é o nome do telefone mais antigo?