Nos dias atuais a estatística é uma importante ferramenta na contribuição de tomada de decisões, que são baseadas na coleta, organização, descrição, análise e interpretação de dados.
A estatística é uma ciência que serve para coletar, analisar e interpretar dados. Ela é usada em diversas áreas, como no setor financeiro, nos estudos climáticos, na medicina, entre outros. Usamos a estatística para analisar fenômenos do passado, mas ela também serve para prevermos a probabilidade de eventos futuros.
A estatística está presente em todos os dias da nossa vida, mesmo que nem sempre seja visível. Previsões da meteorologia, pesquisas eleitorais, algoritmos em todas as redes sociais e até mesmo o resgate de pessoas perdidas no mar depende desta ciência para acontecer com o maior nível de precisão possível.
Os estatísticos oferecem uma visão essencial para determinar quais dados são necessários para um estudo, e possuem habilidades e competências para afirmar o quão confiável são as suas conclusões.
A estatística é responsável pelo desenvolvimento científico em geral principalmente para as ciências humanas e sociais. Aqui se insere o profissional de serviço social na apropriação da Estatística como instrumento auxiliar para a definição de ações de intervenção comprometidas com a autonomia dos sujeitos sociais..
37 curiosidades que você vai gostar
A utilização de indicadores sociais torna-se imprescindível, uma vez que se configura em um instrumento operacional para monitoramento da realidade social para fins de formulação e reformulação de políticas públicas, que auxilia no trabalho de planejamento, implementação, execução, avaliação dos programas, projetos, ...
Estatísticas públicas ajudam pautar agendas políticas, qualificar debates públicos e subsidiar decisões técnico-políticas. Prestam-se para dimensionar a população e suas demandas, avaliar o nível médio de bem-estar, investigar as iniquidades sociais existentes e avaliar os efeitos da ação ou inação de suas políticas.
A estatística se interessa pelos métodos científicos para coleta, organização, resumo, apresentação e análise de dados, bem como pela obtenção de conclusões válidas e tomada de decisões razoáveis, baseadas em tais análises.
A Estatística é bastante utilizada em diversos ramos da sociedade, no intuito de realizar pesquisas, colher dados e processá-los, analisar informações, apresentar situações através de gráficos de fácil compreensão.
A estatística fornece dados para que a escola possa definir suas metas, avaliar seus alunos, seu desempenho, verificar seus pontos a serem reformados e atuar com melhorias ao desenvolver o processo de ensino.
O estatístico pode auxiliar nestas decisões através de indicadores de negócio, pesquisas de satisfação entre outros. Além disso, pode medir a qualidade no processo de fabricação do produto, na qualidade dos fornecedores, na logística, nos sistemas de medição através de técnicas especificas para cada tipo de atividade.
Seja na política, na economia, nas empresas ou outras áreas a estatística poderá ser utilizada a fim de se ter uma análise crítica. Diariamente as pessoas se deparam com informações em forma de gráficos e tabelas.
Carla conta que a estatística na área da saúde é utilizada como uma forma de quantificar adequadamente os fenômenos na área de saúde, o que, de acordo com ela, é necessário para que os alunos e profissionais do campo possam tomar decisões que vão afetar diretamente a saúde e a qualidade de vida das pessoas.
Indicador social é uma medida, geralmente estatística, usada para traduzir quantitativamente um conceito social abstrato e informar algo sobre determinado aspecto da realidade social, para fins de pesquisa ou visando a formulação, monitoramento e avaliação de programas e políticas públicas.
A demografia baseia-se em dados estatísticos, para analisar, organizar e fornecer informações sobre a população de um território. Os dados demográficos permitem um mapeamento das dimensões das estruturas sociais e entender a distribuição dos seres vivos pelo planeta.
Indicadores sociais do BrasilElevadas taxas de mortalidade infantil.Desigualdade de esperança de vida segundo a renda.Insegurança alimentar.Moradias subnormais.Saneamento básico deficiente.
1) Os indicadores sociais e econômicos tendem a identificar as deficiências e potenciais de uma região se tornam muito importante para focar qual setor se deve investir e trabalhar.
Um indicador social é uma medida em geral quantitativa dotada de significado social substantivo, usado para substituir, quantificar ou operacionalizar um conceito social abstrato, de interesse teórico (para pesquisa acadêmica) ou programático (para formulação de políticas).
Em essência, os indicadores têm a missão de comunicar, de forma simples e por meio da quantificação, os resultados diretos de determinado processo ou operação. A partir deles, o gestor tem segurança na avaliação de atividades e mais agilidade para empreender os eventuais ajustes que se fizerem necessários.
A Bioestatística é a aplicação de técnicas estatísticas para a investigação na área das ciências da saúde, tais como a Medicina e Saúde Pública.
Em tempos de crise, como a disseminada pela velocidade da propagação de contágio da Covid-19, o conhecimento baseado na análise, no processo e no entendimento de números, permite compreender a mutação do vírus, assim como estimar o impacto causado pela doença e como medidas protetivas, por exemplo, o isolamento social, ...
A análise estatística, presente nas pesquisas científicas e relatada nos artigos originais, permite ao leitor, aos pacientes e aos gestores de saúde interpretar a informação advinda dos dados coletados durante a execução de uma pesquisa e assim usá-la em prol da sociedade.
Amplo campo de atuação
Assim os estatísticos podem atuar na indústria, no comércio, no esporte, no setor financeiro, em institutos de pesquisa, na agricultura e em pesquisas e previsões eleitorais e por aí vai.
A seguir, uma adaptação dos principais conceitos propostos.Definição do tema. Decida com a turma o assunto a estudar (a votação pode gerar uma tabela). ... Leitura e registro. ... Objetivos. ... Público-alvo. ... Instrumentos de pesquisa. ... História. ... Coleta de dados. ... Organização dos dados.
De acordo com os PCN s o ensino da estatística na escola vem ao encontro de uma sociedade que, muitas vezes, se comunica através de gráficos, tabelas e estatísticas descritivas, são estatísticas do trânsito, estatísticas da saúde, estatísticas do jogo de futebol, etc.
Quantos descendentes de italianos existem no mundo?
O que é considerado assédio no trabalho?
Qual a função de um fluxograma dentro de um processo gerencial para a implantação da qualidade?
Como é formado a gordura localizada?
Qual a diferença entre água doce e água potável?
Vai ter com a formiga ó preguiçoso significado?
Qual chá é bom para o cérebro?
Qual é o salário de um K Idol?
Qual a melhor fruta para quem tem diabetes?
Como configurar a voz no Google?
O que é um animal invertebrado?
O que está escrito em Provérbios 18 21?
Como o rato morre com chumbinho?
Qual o melhor analgésico para quem tem pressão alta?
Quais são os marcadores bioquímicos?