Isso porque a administração correta de medicamentos promove uma melhor assistência ao paciente, causando menos danos a sua saúde e, principalmente, garantindo o seu bem-estar.
A escolha da via de administração de um medicamento é norteada pelos seguintes fatores: tipo de ação desejada se é local ou geral, rapidez da ação desejada, esta orienta, por exemplo, se deve ser preferida a via inta-muscular ou a intravenosa em determinados casos, e a natureza do medicamento, os voláteis pela via ...
Por apresentar efeito mais rápido, é a primeira opção durante emergências. Outra justificativa para a administração por essa via é que muitos fármacos não conseguem ser absorvidos pelo Page 3 intestino, sendo necessário o uso dessa via.
Velocidade de absorção e distribuição; Pico e tempo de ação ou efeito do fármaco; Duração do tratamento; Particularidades inerentes ao paciente e cuidador (no caso de crianças).
Os principais fatores responsáveis por alterar a absorção de medicamentos são: solubilidade, forma farmacêutica, concentração, área de superfície de absorção, circulação e o pH local.
37 curiosidades que você vai gostar
Facilita a adesão à terapêutica em pessoas com dificuldade para engolir comprimidos, como crianças, idosos ou pessoas com problemas psiquiátricos/neurológicos; Impede o efeito de primeira passagem no fígado e tem uma melhor biodisponibilidade; Rápida dissolução do remédio, sem que seja necessário água.
Vantagens. Protege os fármacos suscetíveis da inativação gastrointestinal e hepática, pois somente 50% do fluxo venoso retal tem acesso à circulação porta.
A via tópica apresenta como principal vantagem evitar o efeito de primeira passagem e melhorar a adesão do doente à terapêutica, no entanto, pode levar à ocorrência de irritações ou alergias na pele e também não permite a administração de fármacos de grandes dimensões.
Quais são as principais vias de administração de medicamentos?Oral;Parental;Subcutânea;Nasal;Retal;Intra-vesical;Nebulização;Ocular;
ex., oral, bucal, sublingual, retal, parenteral, tópica e por inalação). Independentemente da via de administração, os fármacos devem estar em solução para serem absorvidos.
Podem ser classificadas em dois grandes grupos, sendo a via enteral e a parenteral. Compreende a via enteral as vias oral, sublingual e a retal. Do grupo da via parenteral fazem parte as vias intravenosa, intramuscular, subcutânea, respiratória e tópica, entre outras.
Não administrar quando a pele ou tecido subjacente estiver muito adiposo; Pacientes com coagulação comprometida como doença vascular oclusiva e má perfusão – retarda a absorção.
Absorção quase que completa se a circulação do paciente for boa. É possível uma avaliação exata da quantidade de medicação absorvida. Os medicamentos administrados não são afetados pelos distúrbios gástricos. Sua administração independe do estado de consciência ou raciocínio do paciente.
Via tópica: Utilliza-se essa via quando os medicamentos são administrados sobre a pele, de modos diferentes e em várias formas de apresentação farmacêutica, com o propósito fundamental de exercerem ações locais.
As principais vantagens são a estabilidade físico-química, facilidade na administração, a possibilidade de proteger princípios ativos facilmente oxidáveis além de viabilizar a desintegração entérica. Como desvantagens temos a dificuldade na preparação, o alto custo, e a impossibilidade de ajuste de dose.
Vias tópica e transdérmica
Este tipo de absorção apresenta baixos efeitos colaterais, pode ser autoadministrável e é ideal para que o fármaco tenha seu efeito prolongado. Como exemplo, pomadas são aplicadas em via tópica; e adesivos para parar de fumar, em via transdérmica.
OBJETIVOS
Aliviar sintomas; • Auxiliar no diagnóstico; • Tratar e prevenir doenças; • Estimular a defecação.
1.1) Intramuscular (IM): deposita a medicação profundamente em tecidos musculares esqueléticos como o deltoide, o tríceps, glúteo máximo, etc. A absorção é mais rápida por ser muito vascularizado, sendo menos dolorosa devido os músculos possuírem poucos nervos sensoriais.
A via parenteral é aquela realizada fora do trato gastrointestinal e é representada pelas vias endovenosa, intramuscular, subcutânea e intradérmica.
Promove o aumento da biodisponibilidade do IFA, favorecendo a dissolução de fármacos pouco solúveis; Terapia medicamentosa de intervenção rápida; Melhora a palatabilidade e produz uma sensação bucal agradável; Permite administração de doses maiores que em tabletes moldados.
Toragesic® é indicado como anti-inflamatório não hormonal, de potente ação analgésica, usado para tratamento a curto prazo, da dor aguda moderada a severa que necessita de analgesia do tipo opiáceo. Não está indicado em situações de dor crônica.
Maior quantidade de medicamento. Absorção mais rápida por causa da grande vascularização do tecido. Desvantagem: Risco maior de lesar nervos e vasos.
Absorção mais rápida e completa; Maior precisão em determinar a dose desejada. Obtenção de resultados mais seguros; Possibilidade de administrar determinadas drogas que são destruídas pelos sucos digestivos.
O que levar para a maternidade bebe?
O que é a sustentabilidade ambiental?
Quanto de leite bebe um recem nascido?
Com quantos anos entra na menopausa?
Quanto dinheiro circula no mundo?
Com que frequencia dar banho no cachorro?
O que e dificuldade de aprendizagem?
Quanto custa para reconhecer firma?
Quanto rende 500 mil na poupança?
A floresta amazônica esta presente em quais estados do brasil?