Geralmente dividimos a pele em duas camadas principais: a epiderme e a derme. A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
A pele é um órgão dinâmico, constantemente variável. Consiste de três camadas principais : a epiderme, a derme e a hipoderme (camada subcutânea). Cada uma delas é composta por várias sub-camadas. Os apêndices da pele, tais como folículos pilosos e glândulas sebáceas e sudoríparas, também desempenham uma função global.
Saiba mais sobre elas:
Epiderme. É a camada mais externa da pele, aquela que você pode ver a olho nu. ...
Derme. ...
Hipoderme.
Na pele espessa, podem ser distintas cinco camadas na epiderme:
Camada basal: Células prismáticas ou cubóides (queratinócitos), que repousam sobre a membrana basal, que separa a epiderme da derme. ...
Camada espinhosa: ...
Camada granulosa: ...
Camada lúcida: ...
Camada córnea:
A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. Ela é formada por tecido epitelial estratificado pavimentoso e queratinizado. O seu nome deriva das palavras gregas epi, que significa acima e derme, que significa pele. Assim, tem como significado acima da pele.
18 curiosidades que você vai gostar
É a camada de tecido conjuntivo, abaixo da epiderme, no qual estão imersos os anexos cutâneos, vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. A derme possui as chamadas papilas dérmicas, que são projeções da derme para a epiderme. É constituída de duas camadas: papilar e reticular.
A epiderme, que é a camada mais superficial, é formada por tecido epitelial, além de ser avascularizada. Ela é formada por várias camadas, que são: estrato córneo, estrato lúcido, estrato granuloso, estrato espinhoso e estrato germinativo.
Camadas da pele
Epiderme. A epiderme é a camada mais superficial da pele, em contato com o ambiente. ...
Derme. A derme é a camada intermediária da pele, localizada entre a epiderme e a hipoderme. ...
Hipoderme. A hipoderme ou tecido subcutâneo é a camada mais interna, porém, não é considerada parte da pele.
A camada mais superficial é constituída por células mortas; logo abaixo, está uma camada que possui células vivas e é chamada de epiderme. A terceira e mais profunda camada é a derme. É nessa última camada que a agulha da tatuagem penetra e injeta o pigmento, o qual ficará fixo na pele, dando cor à tatuagem.
As principais funções da pele são excretora, protetora, de relação, termorreguladora e metabólica. A função excretora é representada por secreções sebáceas e sudoríparas que tem o objetivo de excretar as toxinas e os resíduos do metabolismo.
A hipoderme ou tecido subcutâneo localiza-se abaixo da derme, portanto, é uma profunda camada de tegumento. Ela é formada por tecido conjuntivo e representa entre 15% a 30% do peso corporal. A ligação entre a derme e a hipoderme é garantida por fibras de elastina e colágeno.
Camada Córnea: composta por células com núcleos bem reduzidos ou anucleadas. Possui em torno de 30 estratos de células achatadas e mortas, semelhantes a escamas. A queratinização ou cornificação é o processo que transforma os queratinócitos em células córneas, achatadas e secas.
O pelo humano é uma estrutura queratinizada que apresenta uma cutícula, um córtex e uma medula. O sistema tegumentar é formado pela pele e seus anexos, tais como unhas, glândulas e pelos. Esses últimos desenvolvem-se nos folículos pilosos e são uma estrutura morta formada, principalmente, por queratina.
Os principais tecidos que formam a pele são o tecido epitelial, que apresenta células muito justapostas e com pouca matriz extracelular e o tecido conjuntivo, que apresenta grande quantidade de matriz extracelular.
Sistema tegumentar: anatomia
pele (incluindo suas camadas, como derme e epiderme);
cabelos;
pelos;
unhas;
garras;
glândulas (sudorípara, sebácea, mamária etc.);
terminações nervosas.
A única camada da pele que está em constante renovação é a epiderme. As gotas de tinta da tattoo são injetadas diretamente na derme.
Os tatuadores usam finas agulhas que penetram cerca de 2 milímetros no tecido e, então, injetam gotas de tinta lá dentro, na derme. É por esse motivo que as tatuagens não saem do corpo, enquanto um risco de caneta, que só atinge a epiderme, desaparece com água e sabão.
As tatuagens não saem da pele porque são feitas na derme, uma das camadas mais profundas da pele, que não sofre renovação. O tecido que recobre nosso corpo é formado por três camadas principais: a epiderme, mais externa; a derme, intermediária; e a hipoderme, a mais profunda de todas.
A pele é dividida em três partes: epiderme, derme e hipoderme. As Camadas da Pele são os componentes que formam o maior e mais pesado órgão do corpo humano, elas cobrem uma média de 7.500 cm² em uma pessoa adulta.
Características. A epiderme é um epitélio escamoso estratificado, composta de proliferação basal e diversos queratinócitos suprabasais, com seu aspecto se modificando conforme passam de uma camada celular para outra. Outras células presentes no tecido são melanócitos, células de Langerhans, e células de Merkell.
A derme apresenta uma espessura variável conforme a região do corpo e a idade do indivíduo. A sua função é garantir a elasticidade e resistência da pele. Por ser uma região ricamente vascularizada, é responsável ainda pela nutrição e oxigenação da epiderme.
A epiderme é um sistema de células de formas e funções variadas, que reveste o corpo primário da planta. Por estar em contato direto com o ambiente, a epiderme apresenta uma série de modificações estruturais, de acordo com os fatores ambientais.
A pele reveste todo o nosso corpo protegendo contra as agressões externas. É uma grande “capa de proteção” contra fungos, bactérias, produtos químicos, físicos e mesmo fatores ambientais, como o sol.
As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa, a substância amorfa, na qual os elementos dérmicos estão mergulhados. São as fibras da derme que conferem resistência e elasticidade à pele.
DERME. A derme é a camada situada logo abaixo da epiderme, formada por denso estroma fibroelástico de tecido conectivo em meio a uma substância fundamental, que serve de suporte para extensas redes vasculares e nervosas, e anexos cutâneos que derivam da epiderme.
Como tirar mau cheiro da axila com limão?
Quando transplantar mudas de beterraba?
Como se vestir para disfarçar a barriga?
Tem como ligar o Xbox 360 no monitor do PC?
Como usar cabelo preso cacheado?
Quanto tempo demora uma perícia na Justiça Federal?
Como melhorar icterícia em Recém-nascido?
Como se chama bolsa de mão para festa?
Como Importar favoritos no celular?
Como se apresentar em uma entrevista de emprego exemplos?
Como funciona a Junta psicológica do Detran?
O que é infecção por Bartonella?
Pode usar batom no lugar do corretivo?
Como usar cadeira na decoração?