O profissional de educação física promove a saúde das pessoas por meio da prática de atividades físicas, mas suas funções vão além disso. Esse profissional também é responsável por coordenar, planejar e supervisionar programas esportivos e recreativos que visam ao desenvolvimento social dos indivíduos.
O papel do profissional de educação física é: promover a saúde como um todo, focando na atividade física como um dos meios para isso. Esse profissional tem formação superior na área de saúde, com destaque especial em anatomia, funções motoras e, fisiologia dos exercícios.
Esse profissional é promotor da saúde e da qualidade de vida para a sociedade. Com todo o conhecimento adquirido durante a formação acadêmica, o profissional de Educação Física, ao promover a saúde através da prática de atividades físicas, ele proporciona, automaticamente, a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Além da formação acadêmica, o professor contribui para a formação e o desenvolvimento do aluno enquanto indivíduo e membro da sociedade, pois proporciona para ele experiências que vão além do âmbito intelectual.
Todos os profissionais que atuam em escolas e instituições de ensino são considerados profissionais da Educação.
43 curiosidades que você vai gostar
Zelar pela aprendizagem dos alunos: além de ensinar é necessário cuidar para que todos os alunos aprendam realmente; ... Colaborar com atividades entre a escola e a comunidade escolar: além de envolver os pais no processo de ensino dos filhos, a comunidade deve ser convidada a participar da realidade escolar.
Além de cuidar da saúde física e mental dos indivíduos, a Educação Física contribui para a socialização dos sujeitos. Ela ajuda na formação de uma consciência solidária e cidadã, na qual as diferenças e limites são respeitados.
Ou seja, a importância da Educação Física para a sociedade vai muito além de estética, engloba saúde pública, por isso o educador físico é um profissional da saúde que contribui para o desenvolvimento da qualidade de vida humana. Somos responsáveis por estimular hábitos saudáveis para as pessoas.
A Educação Física é uma disciplina que integra o educando na cultura corporal, formando o cidadão que irá produzi-la, reproduzi-la e transformá-la através dos jogos, dos esportes, das lutas, da ginástica e das danças, na busca do exercício crítico da cidadania e de uma melhor qualidade de vida.
Ela estuda os fenômenos mais fundamentais da natureza, desde os mais elementares até os mais complexos. Através das leis da Física podemos compreender o simples fato de caminharmos e até mesmo o movimento das galáxias.
Desse modo, a Educação Física passou a ser definida como um “processo educacional que usa o movimento como um meio de ajudar as pessoas a adquirir habilidades, condicionamento, conhecimento e atitudes que contribuem para seu ótimo desenvolvimento e bem-estar” (Dr. Valdir Barbanti, em “O que é a Educação Física”).
O que é Educação Física:
Consiste em um conjunto de atividades físicas planejadas e estruturadas para promover o condicionamento físico de crianças, jovens e adultos através da prática de diferentes modalidades esportivas.
Sociologia e Educação Física, são essas as disciplinas que abordaremos aqui, enquanto áreas do conhecimento, com suas especificidades próprias, mas pensadas num plano multidisciplinar, enquanto constituintes diretamente tanto da formação acadêmica do autor deste texto como da sua prática enquanto professor e ...
A importância das atividades físicas vai além da perda de peso, estando relacionada com a prevenção de doenças, como a hipertensão e o diabetes. ... Inúmeros estudos demonstram como a prática frequente de atividade física evita doenças e melhora, até mesmo, nossa disposição para a realização de nossas atividades diárias.
O exercício ajuda a prevenir muitas doenças e fatores de risco, melhora a sensação de bem-estar, é coadjuvante no tratamento e controle de várias doenças, além de ajudar a manter uma boa imunidade e uma composição corporal mais adequada.
Além de espírito de corpo(grupo) as atividades físicas coletivas servem para manter a motivação entre os praticantes, elevando a saúde fisica e mental.
Por isso, o papel do professor vai muito além de mostrar conhecimento aos estudantes. Os docentes também são responsáveis por ensinar as crianças e adolescentes a trabalhar em grupo, estimular a criatividade e o pensamento crítico e dar o auxílio necessário para que os estudantes alcancem seus objetivos.
EMENTA: A sociologia como ciência, desenvolvendo habilidades de compreensão para os fenômenos comportamentais sociais da humanidade. Estudo das teorias principais que norteiam o entendimento da realidade da sociedade brasileira em relação ao esporte e ao lazer.
A sociologia além de trazer a compreensão do ser humano integral na pratica do profissional de educação física, ela possibilita aos mesmos avaliar contextos políticos e ideológicos, as interações históricas, culturais e sociais, a relatividades cultural e consequentemente respeitar a diversidade cultural além a auto ...
Com a reflexão filosófica e suporte teóricos da antropologia filosófica, a Educação Física necessita dessa reflexão, pois, o corpo humano como fenômeno se refaz fora dos limites do organismo puro e simples e além do dualismo antropológico.
Entende-se a Educação Física Escolar como uma disci- plina que introduz e integra o aluno na cultura corporal de movimento, formando o cidadão que vai produzi-la, reproduzi-la e transformá-la, capacitando-o para usu- fruir os jogos, os esportes, as danças, as lutas e as ginás- ticas em benefício do exercício crítico da ...
Os componentes da aptidão (velocidade, força, agilidade, equilíbrio e coordenação) devem ser lembrados no planejamento das aulas de educação física, pois tornam possível uma prática esportiva de melhor qualidade.
Há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais: movimento corporal como elemento essencial; organização interna (de maior ou menor grau), pautada por uma lógica específica; e produto cultural vinculado com o lazer/entretenimento e/ ou o cuidado com o corpo e a saúde.
Elementos das práticas corporaisO movimento corporal sempre é o elemento essencial.Elas possuem uma organização lógica interna.São produtos culturais associados principalmente com o lazer e a saúde.
O sistema educacional clássico, em sala de aula, pode ser modelizado pela relação entre três elementos: o professor, o aluno e o conteúdo a ser aprendido.
Quais animais amamentam seus filhotes?
Quantos anos estabilidade CIPA?
Qual o melhor editor de PDF para Windows?
O que dificulta absorção de zinco?
O que significa dar uma rosa a alguém?
Quais são os números iniciais da operadora Claro?
Pode colocar Vê-la dentro do copo de vidro?
Quando é aplicada a Prova Brasil?
Quanto é a anuidade da OAB AL?
Como é feita a aferição de hidrômetro?
Qual a diferença entre tinta óleo e acrílica?
O que é um método de observação?
Porque devemos cuidar da alimentação desde os primeiros dias de vida?
Qual alíquota de ISS para representante comercial?
O que é um seminário e como Realizá-lo?
Quantas horas um Vigilante de banco trabalha por dia?