A promoção da prática argumentativa em sala de aula é de grande importância para a formação do aluno. Ela faculta aos alunos a compreensão de conceitos científicos na medida em que exige deles um pensamento mais organizado.
Argumentar ajuda a viver, contribui para reduzir a discórdia, proporciona a harmonia e o desenvolvimento. Vista por outro ângulo, poderemos dizer que a argumentação mal empregada gera o conflito, a agressividade e males maiores. Portanto, para crescer é preciso utilizar a argumentação para o bem.
Argumentar é a capacidade de relacionar fatos, teses, estudos, opiniões, problemas e possíveis soluções a fim de embasar determinado pensamento ou ideia. Para que a argumentação seja convincente é necessário levar o leitor a um “beco sem saída”, onde ele seja obrigado a concordar com os argumentos expostos.
A argumentação pode ser realizada oralmente ou na forma de escrita, e para ambas são necessárias conhecer alguns recursos que possibilitam a escolha apropriada da palavra, saber utilizar corretamente os recursos que a língua nos oferece, planejar o modo de dizer, conhecer, os tipos de argumentos e os efeitos que cada ...
O diálogo alarga os horizontes da exigência do pensamento, pois para se responder e argumentar as ideias tem de se fazer uso do raciocínio. Os Diálogos de Platão mostram o processo de elaboração do pensamento, e a dialética não é mais do que a arte do diálogo ou da discussão.
15 curiosidades que você vai gostar
Assim, a argumentação relaciona-se com o desenvolvimento da capacidade de raciocinar matematicamente mas também promove a comunicação, a auto-confiança, o espírito de tolerância e de cooperação.
Além de presente nessas etapas da investigação científica, a argumentação exerce papel fundamental na justificação de escolhas entre diferentes direções para programas de pesquisa ou entre teorias alternativas pela comunidade científica mais ampla ou quando essas teorias são expostas na mídia.
7 dicas para ensinar seus filhos a argumentar bem1) Saber com clareza qual é a nossa postura. Parece óbvio, mas não é. ... 2) Determinar as mensagens chave. ... 3) Colocar por escrito. ... 4) Ouvir com atenção. ... 5) Usar dados e exemplos. ... 6) Utilizar uma linguagem respeitosa. ... 7) Usar uma linguagem gestual adequada.
Para construir uma boa argumentação é preciso PLANEJAMENTO: a escolha de palavras, de organização das frases e a pontuação é que definirão como a idéia e os argumentos serão recebidos pelos ouvintes/leitores.
Como tirar o preto e branco da TV Philips?
Quando coloco em tela cheia a barra de tarefas não some?
Como tirar Zinabre de Fechecler?
Como tratar a água da piscina pela primeira vez?
Como tirar barra de volume da tela?
Como remover a aba status do WhatsApp?
Como tirar o cheiro de xixi das fraldas de pano?
Como fotografar de cima para baixo?
Como tirar barra de volume da tela Windows 10?
Como limpar jóias de prata Pandora?
Como funciona as Licitações do Banco do Brasil?
Como parcelar conta da Cemig no cartão de crédito?
Como limpar a placa do microondas?
Como participar do assassinato do Radovid?