A Teoria das Relações Humanas é uma corrente administrativa que enfatiza as pessoas,a organização informal e os agentes existentes na organização, opondo-se às Terias Clássica e Burocrática que focavam com grande propriedade as funções e a estrutura organizacional.
O que é a teoria das relações humanas:
O objetivo era identificar a relação entre a iluminação e a eficiência dos operários, medida pela produção dos mesmos. A pesquisa era liderada pelo médico especializado em psicopatologia George Elton Mayo e seu assistente, o engenheiro Fritz J. Roethlisberger.
A Teoria das Relações Humanas trouxe novas perspectivas para a administração, passando a enxergar a importância de conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos, além de proporcionar a participação dos funcionários na tomada de decisão e a disponibilização de mais informações ...
A Teoria das Relações Humanas trouxe diversos novos conceitos pautados na visão humanística, tais como: participação dos escalões inferiores nos problemas, introdução do behaviorismo na administração, pesquisas sobre a natureza humana e novos estudos sobre o relacionamento humano.
A ideia central desta teoria é de que o homem tem necessidade de segurança, afeto, prestígio e autorrealização.
27 curiosidades que você vai gostar
Mayo, defende a idéia do fator psicológico relacionado à luminosidade como um caráter de valorização da organização, enquanto que outros podem pensar que o fator iluminação está associado à melhor qualidade de luminosidade e visão para efetuar o trabalho correto.
A escola clássica defende a organização formal da organização, com o movimento da escola das relações humanas que estabelece as variáveis da organização informal e com a contribuição de Max Weber estabeleceu burocracia das organizações, que tem por principio a formalidade, impessoalidade e o profissionalismo.
Entende-se, portanto, que a Escola Clássica possui princípios de cunho humanitário e liberal, defendendo os direitos individuais e se voltando contra o absolutismo e o processo inquisitório.
Para Fayol a empresa é analisada em uma estrutura de cima para baixo. Sua visão é mais gerencial com resultados finais na produção enquanto que a visão de Taylor é na produção e no operário para resultados na quantidade produtiva. Fayol complementa a Administração Científica com a Teoria Clássica.
A Escola Clássica, de acordo com Maximiano (2017), trata dos avanços na teoria e no exercício da administração no âmbito organizacional ocorridos no século XX. É assim denominada devido à criação e sistematização dos seus conceitos fundamentais, estes, idealizados pelos seus partícipes: Taylor, Ford e Fayol.
As três principais características desses modelos são: O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico. O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica. Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social e prestígio.
A experiência de Hawthorne foi desenvolvida por Elton Mayo, junto com seus colaboradores, e colocou em xeque a teoria clássica da administração, mecanicista e rígida. Elton é fundador da escola da teoria das relações humanas na administração, que surgiu da necessidade de humanizar a Administração.
A teoria das relações humanas
Então, o psicólogo australiano Elton Mayo decidiu analisar os estudos Hawthorne, e apontou três descobertas importantes. ... Com base nisso, a teoria das relações humanas postulou que as relações sociais também influenciam a produtividade.
A teoria das relações humanas tem suas origens nos Estados Unidos, como resultado das experiências de Elton Mayo, denominadas Experiências de Hawthorne. Originaram-se quando Mayo percebeu a necessidade de tornar a administração mais humana e democrática e quando as ciências humanas influenciaram as organizações.
A importância das relações humanas
Elas têm impacto em nossa motivação, em nossa produtividade e em nossa satisfação. No ambiente profissional elas possuem um espaço especial tendo em vista que as habilidades de trabalhar em grupo e de se comunicar são muito valorizadas nas organizações.
Esta experiência que se tornaria famosa, foi coordenada por Elton Mayo, e logo se estendeu ao estudo da fadiga, dos acidentes no trabalho, da rotação de pessoal e do efeito das condições físicas de trabalho sobre a produtividade dos empregados.
A. demonstrar que há tensões entre necessidades organizacionais e individuais, onde o conflito entre grupos é um processo social inevitável.
Henri Fayol afirmava que as pessoas dentro da empresa deveriam se especializar em uma determinada função, pois assim cada pessoa estaria cada vez mais apta a fazer, com mais prática e de forma otimizada, suas tarefas. Para isso todo funcionário deveria ter uma função especifica para determinado setor.
Os experimentos de Hawthorne mostraram a importância dos aspectos emocionais e das relações humanas dentro das organizações. Mostraram que o ser humano tem necessidades psicológicas e sociais, além das financeiras.
Há dois tipos de relações humanas: Comunicação interpessoal: é o relacionamento entre pessoas, caracterizada através dos eventos ou acontecimentos que se verificam no lar, na escola, na empresa, na igreja, etc. Comunicação intrapessoal: é a comunicação que mantemos conosco mesmo. É o diálogo interior.
Índice1 Objetivo.2 1ª Fase - Os Estudos da Iluminação.3 2ª Fase - Sala de montagem de relés. 3.1 Conclusão dessa fase. 3.2 3ª Fase - O programa de entrevistas. ... 4 Conclusões da Experiência de Hawthorne. 4.1 Nível de Produção é Resultante da Integração Social. 4.2 Comportamento Social dos Empregados. ... 5 Referências.
A escola clássica tem esse nome porque seus integrantes criaram e sistematizaram os conceitos fundamentais da gestão, na transição para o século XX. Esses conceitos, mais que perenes, são atemporais: eficiência, organização e processos produtivos são os principais conceitos da escola clássica.
A Escola Clássica tinha como critérios e postulados básicos de seu método de trabalho o livre-arbítrio, a razão e a preexistência aos fatos humanos da verdade e da justiça. ... A Escola Clássica é um sistema hermético, de racionalismo exacerbado, com base em princípios racionais universais e eternos.
Portal:Administração/Escolas de pensamentoAdministração científica.Teoria clássica da administração.Teoria comportamental.Teoria da burocracia.Teoria da contingência.Teoria das relações humanas.Desenvolvimento organizacional.Teoria dos sistemas.
A Escola Clássica ou Tradicional teve como principais representantes Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol.
Qual a responsabilidade da empresa tomadora de serviços terceirizados?
Quais são os benefícios da folha do feijão Andu?
Como o STJ interpreta a regra caso o falecido tenha deixado bens particulares?
Quem é o traficante Professor do Complexo do Alemão?
Quem trabalha 6x1 tem direito a folga no domingo?
Como habilitar um dispositivo na conta Office 365?
Quais os três tipos de almas quais as virtudes e quais as funções definidas no Estado platônico?
Como saber se ela é manipuladora?
Quais os nomes mais bonitos e diferentes?
Como funciona o processo de execução civil?
O que é uma competência material?
Quanto a Globo pagou pela Libertadores?
Porque é importante ensinar literatura?
Porque a descoberta de Luzia foi tão importante para a Arqueologia brasileira?
Quais são os principais objetivos de uma política de segurança para a organização?