A idade até o qual uma pessoa cresce varia com diversos fatores, e pode ser medida de maneira aproximada com o exame de idade óssea. Normalmente, no entanto, o crescimento cessa entre 16 e 20 anos, quando ela atinge um equivalente a 18 anos de idade óssea.
Cada pessoa irá crescer enquanto seus ossos tiverem cartilagens de crescimento não calcificadas, independentemente da idade cronológica que ela apresente.
Homens x mulheres
Os homens chegam à puberdade mais tarde, aos 17 anos em média. E é só depois disso, por volta dos 20 anos, que eles param de crescer. No caso das meninas, a puberdade vem aos 15 anos. Depois da menarca, a primeira menstruação, a mulher ganha mais 5 ou 7 cm.
O exame de raio X de idade óssea é importante para ver se ainda há espaço de crescimento entre os ossos. Outras informações como altura dos seus pais e as suas alturas anteriores também ajudam nessa avaliação, assim como dados do seu histórico de saúde.
Olá! Você ainda pode crescer sim e com certeza exercícios dísicos ajudam muito. Mas se vc quer crescer muito mais que a estatura que vc já tem, procure um Endocrinologista Pediátrico para ver se ainda é possível bloquear sua puberdade para ganhar mais um tempo de crescimento.
40 curiosidades que você vai gostar
Dr. Jairo Bouer:Victor, com 17 anos não tem mais muito o que você possa fazer para crescer alguns centímetros. Em geral nessa idade, a sua fase mais rápida de crescimento já aconteceu. A não ser que você tenha começado a se desenvolver fisicamente um pouco mais tarde.
Infelizmente com 23 anos não é mais possível crescer em estatura. As cartilagens que permitem o crescimento se "fecham" perto antes dos 21 anos.
Basicamente, a conta é a seguinte: some a altura do seu pai com a da sua mãe e divida o resultado por dois. Assim, você terá uma média dos seus pais, que é de 1,68 m no seu caso. Para os meninos, devemos ainda acrescentar 6 cm a essa média. Ou seja, de acordo com esta estimativa, você poderia chegar a até 1,75 m.
Não. Ou quase não. O crescimento natural acaba no máximo até os 18 anos e não há terapia hormonal que permita continuá-lo na vida adulta artificialmente. A culpa é das placas epifisárias: cartilagens que ficam nas extremidades dos ossos longos, como as pernas e os braços, que têm capacidade de crescimento.
Como solucionar problemas com o roteador?
Como fazer potência com letras?
Como ensinar a letra L de forma ludica?
Como trabalhar tolerância na escola?
Quanto rende Previdência caixa?
Como solucionar problemas de codecs?
Como resolver problema de injeção eletrônica?
Como gravar áudio limpo com telefone celular?
Como fazer a voz masculina do Google Tradutor?
Como resolver problema de drenagem?
Como resolver o problema da comunicação?
Como apagar áudio do WhatsApp antes de enviar?
Como trabalhar com o aluno que tem disgrafia?
Como colocar o programa no Arduino?
O que se aprende em um curso de informática?
Como gravar aula no Zoom pelo PC?
Como gravar um CD de música no computador?