Histogênese (origem embrionária) A diferenciação das cartilagens dá-se do centro para a periferia, de modo que as células mais centrais já apresentam as características de condrócitos, enquanto as mais periféricas são condroblastos típicos. O mesênquima superficial vai formar o pericôndrio.
Na condrogênese, as células mesenquimatosas ficam aprisionadas na matriz intercelular e desenvolvem os condroblastos e depois os condrócitos, não recebendo nenhum aporte sanguíneo, pois a cartilagem é um tecido avascular e os vasos ficam restritos ao pericôndrio.
No crescimento aposicional a cartilagem cresce através da adição de nova matriz na superfície da cartilagem pré-existente. Neste processo , as novas células cartilaginosas, denominadas de condroblastos, são derivadas da camada interna do pericôndrio.
Na matriz da cartilagem há espaços, denominados lacunas, os quais são ocupados por condrócitos. Fibrilas de colágenos (principalmente tipo II), relativamente delgadas, e substância fundamental formam a matriz extracelular.
As células do tecido cartilaginoso são chamadas de condrócitos e estão localizadas em cavidades no interior da matriz denominadas de lacunas. A matriz do tecido cartilaginoso é relativamente rígida e é formada por colágeno ou por colágeno com elastina, além de glicoproteínas, proteoglicanas e ácido hialurônico.
A cartilagem é formada a partir de células mesenquimais (indiferenciadas), que originam as células jovens, os condroblastos. Elas depois crescem e se transformam em células maduras, os condrócitos.
Constituição do tecido cartilaginoso O tecido cartilaginoso possui dois tipos celulares, os condrócitos e os condroblastos, e uma matriz. A matriz é constituída por colágeno, além de macromoléculas de proteoglicanos, ácido hialurônico e glicoproteínas.
Os condrócitos estão dispersos de modo peculiar entre as fibras colágenas, geralmente em fileiras e em grupos isógenos. Esses condrócitos têm morfologia semelhante aos da cartilagem hialina. Além disso, não há pericôndrio circundante, como no caso da cartilagem hialina e cartilagem elástica.
Histologia do tecido cartilaginoso. As células responsáveis pela formação da cartilagem hialina se diferenciam a partir de células mesenquimais. Na região onde a cartilagem será formada, células mesenquimais individuais retraem seus prolongamentos, tornam-se arredondadas e se reúnem em massas densas denominadas centros de condrificação.
As células constituintes do tecido cartilaginoso são chamas de condrócitos e encontram-se imersos em uma matriz extracelular rica em colágeno e elastina. Nesta matriz há regiões ocupadas por um ou mais condrócitos denominadas lacunas.
O crescimento intersticial é menos importante e quase só ocorre nas primeiras fases da vida da cartilagem. À medida que a matriz se torna cada vez mais rígida, o crescimento intersticial deixa de ser viável e a cartilagem passa a crescer somente por aposição.
As cartilagens, com exceção das articulares e a fibrosa, são revestidas por uma bainha de tecido conjuntivo denominada pericôndrio o qual continua gradualmente com a cartilagem por uma face e com o conjuntivo adjacente pela outra. É nele que encontramos os nervos, vasos sanguíneos e linfáticos.
Tem que pagar a taxa de licenciamento 2022 RS?
Qual o empreendimento do momento?
Quais são as estabilidades no emprego?
Quando a pessoa trai ela perde os direitos?
Em que foi inspirado o GTA San Andreas?
Qual a principal função da medula e do córtex renal?
Quando figuras são semelhantes?
O que acontece quando dois ímãs se atraem?
Onde está o diamante Cullinan?
Quais tipos de estruturas organizacionais?
Como criar um passo a passo de um processo?
Como é a estrutura da traqueia?
É possível financiar um veículo com score baixo?
Por que existem tantas diferenças no jeito de falar dos brasileiros?
O que são supercondutores como se explica o fenômeno da supercondutividade?