Os melanócitos são células produtoras de melanina responsáveis pela pigmentação da pele. São células derivadas da crista neural , que se localizam não só na camada inferior da epiderme, como também em partes do olho (a úvea ), no ouvido interno , no epitélio vaginal , nas meninges , nos ossos e no coração .
Os melanócitos são derivados dos melanoblastos e estão localizados na epiderme, mais precisamente no estrato germinativo. Possuem formato de glóbulo, que é de onde partem prolongamentos que se estendem em direção à região mais superficial da epiderme (veja figura acima).
A melanina é uma proteína produzida a partir da tirosina (um aminoácido essencial) por células especializadas denominadas de melanócitos. Esse pigmento apresenta normalmente coloração marrom e sua principal função é proteger o DNA contra a ação nociva da radiação emitida pelo sol.
Os melanócitos são encontrados principalmente na epiderme. São células especializadas da pele que produzem o pigmento melanina, que dá à pele sua cor e a protege dos efeitos perigosos da radiação UV.
1. Vitamina C. Chamado pelos dermatologistas de ácido ascórbico, a vitamina C age inibindo a produção da melanina (pigmento responsável pelas manchas acastanhadas na pele), porém de uma forma menos eficaz que outros agentes despigmentantes, como a hidroquinona.
29 curiosidades que você vai gostar
Dicas para estimular a produção de melaninaAlimentos ricos em vitamina A, especialmente em betacaroteno (como a cenoura, batata doce, espinafres, couve galega, manga, mamão, papaia) são excelente aliados na formação e manutenção de um bronzeado mais saudável. ... – sumo de 1 laranja. ... – 1/2 manga. ... – 1 fatia de abacaxi.
Um peeling químico é uma forma de remover a hiperpigmentação e revelar pele nova e uniformemente pigmentada. Os tratamentos com laser têm um efeito semelhante aos peelings químicos, mas o tratamento pode ser aplicado de forma mais precisa.
O Tofacitinib, um medicamento utilizado para tratar a artrite (inflamação nas articulações), pode ser a chave para reverter os efeitos do vitiligo, doença que causa a perda de pigmentação na pele. A descoberta desse novo uso do remédio foi feita por pesquisadores da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.
Vitamina A: como comentado nos parágrafos acima, a vitamina A ajuda na produção da melanina, além de ser um antioxidante natural e ajudar na restauração da pele.
“Os indivíduos com o tom de pele mais escuro, graças à presença de maior quantidade do pigmento melanina no corpo, tem uma síntese prejudicada de vitamina D, já que a melanina é capaz de dissipar 99,9% da radiação UV absorvida pela pele”, afirma a nutricionista Adriana Ávila.
A vitamina C é capaz de diminuir a síntese de melanina (pigmento escuro da pele) em células conhecidas como melanócitos (células que produzem melanina). Esta atividade ocorre devido à sua capacidade de interferir com a ação da tirosinase, a enzima limitante da formação do pigmento melanina.
Possíveis causas
Alterações autoimunes, em que o próprio sistema imunológico ataca os melanócitos; Doenças hereditárias que passam de pais para filhos; Lesões na pele, como queimaduras ou exposição a substâncias químicas.
A despigmentação da pele é provocada por substâncias como a hidroquinona presente em materiais como borracha e certos tecidos. Consiste na formação de anticorpos que atacam e destroem o melanócito ou inibem a produção de melanina. Parece estar associado a outras doenças auto-imunes, como diabetes e doenças da tireóide.
Melawhite. Atua inibindo a ação da enzima tirosinase, responsável pela produção da melanina. O Melawhite consegue minimizar manchas pré-existentes e até mesmo manchas adquiridas com a idade. Ele também ajuda a reduzir o bronzeamento da pele e pigmentações como sardas e manchas senis.
Se a causa é genética, como o leucismo, não há cura. Apesar da hipopigmentação poder ser causada por tratamentos com laser e pela exposição a luz, ironicamente a hipopigmentação também pode ser tratada com laser ou outras fontes de luz (fototerapia).
Entre os tratamentos mais comuns estão: Tratamento tópico – pomadas, cremes, géis e séruns apresentam diferentes composições para o clareamento das manchas. Entre eles hidroquinona, ácido glicólico, corticóides, entre outros. Laser – o laser atinge diretamente o pigmento da pele, de modo a destruí-lo.
Tratamentos para clarear a pelePeeling químico. O peeling químico é um tipo de tratamento estético que consiste na utilização de ácidos para queimar a parte mais externa da pele que está danificada, tornando a pele mais limpa, regenerada, clara e sem manchas. ... Peeling de cristal. ... Laser ou luz pulsada. ... Uso de cremes.
Como clarear a pele do rosto: 5 hábitos para conquistar uma pele mais luminosa e sem manchasAplique o protetor solar todos os dias. ... Aposte em um produto que aumente a luminosidade da pele. ... Esfolie a pele com frequência. ... Use uma máscara iluminadora com efeito peeling. ... Invista num tratamento clareador.
A ocronose exógena é uma dermatose, aparentemente pouco frequente, caracterizada por hiperpigmentação negro-azulada fuliginosa, localizada na região onde foi aplicado o agente causador.
Alimentos irritativos para bexiga?
Como se escreve a palavra ardilosa?
A lei penal pode retroagir em?
Como se escreve a palavra enluvando?
Nomes de descobridores portugueses?
Estratificadas o que significa?
A lei aurea de 1888 aboliu a escravidão no brasil entretanto?