Antimicrobianos. Os antimicrobianos são drogas que têm a capacidade de inibir o crescimento de microorganismos, indicadas, portanto, apenas para o tratamento de infecções microbianas sensíveis.
Mecanismos de ação dos antimicrobianos Inibição da síntese da Parede Celular. Estes agentes antimicrobianos correspondem aos mais seletivos, apresentando um elevado índice terapêutico. ... Ligação à Membrana Citoplasmática. ... Inibição da síntese de ácidos nucléicos. ... Inibição da tradução. ... Antagonismo metabólico.
Segundo a sua ação, os antimicrobianos antibacterianos são classificados em bactericidas e bacteriostáticos. Bactericidas são aqueles capazes de matar ou lesar irreversivelmente as bactérias.
O antimicrobiano é eficaz contra um amplo espectro de micróbios: isto inclui bactérias, mofo, fungos e até mesmo vírus. O antibacteriano, por outro lado, é eficaz somente contra bactérias.
Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções.
36 curiosidades que você vai gostar
O primeiro antibiótico descoberto foi a penicilina, que teve sua ação conhecida por acaso durante os estudos de Alexander Fleming, em 1928. O pesquisador esqueceu uma cultura de Staphylococcus aureus sobre a mesa e partiu para suas férias.
Agentes quimioterápicos são substâncias químicas utilizadas para o tratamento de doenças, e alguns desses agentes são produzidos por microorganismos. A maioria dos antibióticos utilizados são produzidos por bactérias do gênero Streptomyces e alguns por fungos do gênero Penicilliume Cephalosporium.
Os agentes antimicrobianos no tratamento de doenças infecciosas podem ser divididos em aqueles obtidos de microrganismos, chamados de antibióticos e os obtidos não naturalmente, apresentando compostos químicos sintéticos e semi-sintéticos chamados de quimioterápicos.
Os antimicrobianos são substâncias naturais (antibióticos) ou sintéticas (quimioterápicos) que agem sobre microorganismos inibindo o seu crescimento ou causando a sua destruição (SÁEZ-LLORENS, 2000).
Antibióticos ou Antibacterianos – Quando atuam em bactérias; Antivirais – Quando atuam em vírus; Antifúngicos – Quando atuam em fungos; Antiparasitários – Quando atuam em parasitas.
Os antibióticos naturais e semissintéticos podem ser classificados ainda em β-lactâmicos, tetraciclinas, peptídicos cíclicos, aminoglicosídeos, estreptograminas, macrolídeos, entre outros. Já os de origem sintética podem ser classificados em sulfonamidas, fluoroquinolonas e oxazolidinonas.
São um grupo de antimicrobianos quimicamente constituídos por um anel macrocíclico de lactona, ao qual ligam-se um ou mais açúcares. Pertencem a este grupo azitromicina, claritromicina, eritromicina, espiramicina, miocamicina, roxitromicina, etc.
Para tratar infecções bacterianas, os médicos normalmente optam por utilizar meropeném – classe de antibióticos considerada mais forte e de amplo espectro -, mas o uso indiscriminado pode elevar ainda mais os índices de resistência bacteriana.
Os principais mecanismos de resistência bacteriana conhecidos são:produção de enzimas que destroem ou modificam a ação dos antibióticos;redução da permeabilidade da membrana externa;sistemas de efluxo hiperexpressos (excreção de substâncias tóxicas); e.alteração, bloqueio ou proteção do sítio alvo do antibiótico.
São mecanismos de ação esperados dos agentes antimicrobianos sobre as bactérias, EXCETO: inibição da função da membrana citoplasmática. inibição da ação de enzimas mitocondriais. inibição da síntese da parede celular. ... inibição da síntese de ácidos nucleicos.
A resistência ocorre, principalmente, em virtude do surgimento de mutações que conferem às bactérias proteção contra os antibióticos. Essas mutações ocorrem ao acaso, entretanto, com o uso incorreto de medicamentos, elas acontecem com maior frequência, ou seja, o processo torna-se acelerado.
Alguns critérios para utilização dos antimicrobianos devem ser seguidos. O antibiótico deve ter apresentação parenteral, possuir mínima toxicidade e custos, ser fraco indutor de resistência e farmacocinética adequada, além de possuir atividade contra a maior parte dos patógenos causadores de ISC na instituição.
Como os Micoplasmas não têm paredes celulares, muitos antibióticos não conseguem eliminá-los. Mycoplasma pneumoniae é uma causa comum de pneumonia adquirida na comunidade. Muitas bactérias, vírus e fungos podem causar pneumonia.
Os antimicrobianos são drogas que têm a capacidade de inibir o crescimento de microorganismos, indicadas, portanto, apenas para o tratamento de infecções microbianas sensíveis.
As tetraciclinas inibem a síntese de proteínas através da ligação com a subunidade 30S dos ribossomos, impedindo a ligação do aminoacil-tRNA. Como resultado, a adição de novos aminoácidos para o aumento da cadeia proteica é bloqueada. A liberação de proteínas também é inibida.
Os antibióticos atacam as bactérias infecciosas presentes no nosso corpo, destruindo a parede celular bacteriana. Eles têm ação direta nesses organismos, alterando a sua estrutura ou a capacidade de se dividirem.
Por meio da manipulação de enzimas, moléculas obtidas pela fermentação das bactérias, difíceis de serem produzidas em laboratório, poderão ser modificadas, tornando-se antibióticos melhores.
A descoberta
Alexander Fleming foi o cientista que descobriu a penicilina. A descoberta aconteceu em 1928, enquanto o pesquisador trabalhava num hospital de Londres, na Inglaterra, em busca de uma substância que pudesse ser usada no combate a infecções bacterianas (causadas por bactérias).
Consideramos antibiótico toda a substância capaz de matar ou inibir o crescimento de bactérias. Os antibióticos podem ser bactericidas, quando destroem diretamente as bactérias, ou bacteriostáticos, quando impedem a multiplicação das mesmas, facilitando o trabalho das nosso sistema imune no controle da infecção.
A penicilina, logo após seu surgimento, foi extremamente importante no tratamento de doenças infecciosas desencadeadas por ferimentos. Ela foi utilizada, por exemplo, para tratar soldados feridos na Segunda Guerra Mundial.
Quais os tipos de emendas de cabos elétricos?
Qual a cor que representa a saudade?
Quais são etapas e como ocorre o processo de tradução do mRNA?
O que é preciso para ser um coronel?
Como substituir a palavra ainda?
Quantos por cento da população não tem acesso à internet?
Quanto tempo espermatozoide fica vivo?
Quanto tempo leva para o nome ir para o SPC?
Quais os benefícios da ISO 31000?
Pode dar Omeprazol para o cachorro?
O que é dogmatismo e ceticismo?
O que significa sonhar que está beijando alguém na boca?
Quem tem artrite reumatoide pode ter filhos?
Como imprimir um boleto do celular?