Alagoas é o segundo menor estado do Brasil e faz fronteira com o Oceano Atlântico a leste, Sergipe ao sul, Pernambuco ao norte e oeste e Bahia a sudoeste.
Alagoas é o segundo menor estado brasileiro com uma área de 27.848,158 km². O estado é delimitado ao sul pela foz do rio São Francisco, na divisa com Sergipe; ao norte pelo Planalto da Borborema, na divisa com Pernambuco; a oeste pelo Lago Moxotó, na divisa com a Bahia; e a leste pelo Oceano Atlântico.
No território alagoano são identificadas três unidades de relevo: planície litorânea, planalto e depressão. Em grande parte do estado a topografia é plana, não ultrapassando os 300 metros de altitude, exceto a Serra Santa Cruz, que possui uma altitude de 844 metros acima do nível do mar.
O estado de Alagoas está localizado na Região Nordeste e tem como capital Maceió. Possui uma superfície de 27.830,65 km², a terceira menor dentre as unidades federativas (considerando o Distrito Federal).
O território do Agreste Alagoano está formado por 19 municípios (dezenove), os quais são: Arapiraca, Campo Alegre, Campo Grande, Craíbas, Coité do Nóia, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Girau do Ponciano, Igací, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Olho D Água Grande, Palmeira dos Índios, São Sebastião, ...
15 curiosidades que você vai gostar
Assim, quase todo o seu território possui relevo que varia de plano a ondulado, marcado pela presença dos tabuleiros costeiros. Por toda a sua faixa litorânea e no sul e sudoeste do estado, predominam as planícies e praias. A cidade está situada a uma altitude de 16 metros acima do nível do mar.
Na porção próxima ao mar, Zona da Mata, prevalece o bioma Mata Atlântica, com mangues e cocais. Já no oeste prevalece a Caatinga, nas regiões mais sertanejas.
O clima de Alagoas é o Tropical Atlântico, em virtude de sua posição entre os trópicos e próximo ao mar. Enquanto no Leste Alagoano, as chuvas são mais regulares, no Sertão Alagoano, o índice pluviométrico é baixo, tornando a região muito seca.
A área de Alagoas é 27,8 mil Km2 e o estado é dividido em 102 municípios. Faz divisa com Pernambuco ao norte e noroeste, com Sergipe ao sul, Bahia a sudoeste e o Oceano Atlântico a leste. É dividido em três regiões: o litoral arenoso, a Zona da Mata e o Agreste.
Então, para melhor compreender, estudar e administrar este nosso imenso país, o território foi dividido em cinco Grandes Regiões: Norte, Nordeste, Sul, Sudeste e Centro-Oeste. O Brasil é uma República Federativa organizada política e administrativamente em estados, municípios e distritos.
A vegetação alagoana é formada por porções de Mata Atlântica, no litoral, e de Caatinga, no sertão do estado.
A vegetação de Alagoas é marcada pelo clima e solo predominantes em cada região. No litoral, mangues e lagoas se sobressaem na paisagem alagoana – atribuindo nome ao estado, inclusive. ... Já no agreste, resquícios de Mata Atlântica podem ser encontrados em meio à transição entre a vegetação litorânea e a caatinga.
Alagoas é o quinto maior produtor nacional de cana-de-açúcar. Outros importantes cultivos são o arroz, feijão, mandioca, milho, banana, abacaxi, coco-da-baía, laranja, algodão e fumo.
Os biomas brasileiros representam áreas de grande extensão que são constituídas por um complexo conjunto de ecossistemas, apresentando características semelhantes como vegetação, fauna, solo, clima. Essas características variam conforme a localização geográfica dessas regiões.
O Brasil é formado por seis biomas de características distintas: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal. Cada um desses ambientes abriga diferentes tipos de vegetação e de fauna.
→ Vegetação
A vegetação da Caatinga apresenta três estratos: arbóreo: com espécies que variam entre 8 e 12 metros de altura; arbustivo: com espécies que variam entre 2 e 5 metros de altura; herbáceo: com espécies com altura abaixo de 2 metros.
A cidade está situada em uma área de relevo plano, formada por planícies fluviais, a partir da ocupação das margens do rio Acre, o principal curso de água do município.
“Nossa medição comprovou que a Serra de Santa Cruz possui 886 metros de altura. Já a Serra da Onça corresponde a 1.016 metros, ou seja, é a parte mais alta de Alagoas”, destacou o professor Fernando Pinto.
O relevo é formado basicamente por um planalto rebaixado suavemente plano, com presença de algumas elevações que compõem as principais serras do município. Os solos são em sua maioria de baixa fertilidade, com destaque para a presença dos argissolos férteis em direção a sudeste.
Mesorregião do Agreste AlagoanoARAPIRACA. Município de Arapiraca do -250 000 habitantes. ... PALMEIRA DOS ÍNDIOS. O município de Cacimbinhas tem um website. ... GIRAU DO PONCIANO. Município de Girau do Ponciano do -50 000 habitantes. ... SÃO SEBASTIÃO. O município de Cacimbinhas tem um website. ... LIMOEIRO DE ANADIA. ... TRAIPU. ... IGACI. ... CRAÍBAS.
Geograficamente, o Agreste é uma faixa estreita, paralela à costa do Oceano Atlântico, que se estende do Rio Grande do Norte até a Bahia, passando pelos estados da Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe. Na face leste do Agreste, mais próximo à Zona da Mata, o clima é mais úmido.
O Agreste alagoano possui duas das quatro cidades mais populosas de Alagoas: Arapiraca e Palmeira dos Índios. Além disso, o município de Traipu possui 27.715 habitantes.
O que ver e fazer em Capitólio em 1 dia?
Como converter timestamp para data Excel?
Qual atividade não pode ser feita por correspondente?
Como usar o limão para pressão alta?
Quantas unidades vem em um fardo?
Quem está em tratamento de sífilis pode beijar?
Tem como concluir o ensino médio em 6 meses?
Que tipo de profissionais o mercado está precisando?
Quando uma veia estoura na perna?
Como fazer uma ata de reunião simples?
O que significa terreiro em Portugal?
Quem foram Sundiata Keita & Mansa Musa?
Qual era a situação econômica do Brasil em 1970?
O que é distância entre 2 pontos?
O que significa pintinhas no corpo?