Lobo Temporal: localizado nas proximidades da orelha, ele é responsável pela percepção da audição, possibilitando análise dos sons. Além disso, funciona como processador da memória e das emoções.
Ele interpreta as informações do mundo exterior e também é responsável pela inteligência, criatividade, emoção e memória. O cérebro é dividido nos hemisférios direito e esquerdo. A camada mais externa do cérebro é chamada de córtex cerebral que é dividido em 5 lobos (frontal, parietal, temporal, occipital e ínsula).
O lobo frontal está associado à atividade motora, articulação da fala, pensamento e planejamento – responsável por cognição e memória.
Os lobos frontal, temporal, parietal e occipital cobrem a superfície do cérebro (ver figura Lobos do cérebro Lobos cerebrais O cérebro é dividido por uma fissura longitudinal em 2 hemisférios, cada um contendo 6 lobos distintos: Frontal Parietal Temporal Occipital leia mais ); a ínsula está oculta sob a fissura de ...
Nele estão incluídos o córtex motor e o córtex pré-frontal. O córtex motor controla e coordena a motricidade voluntária, sendo que o córtex motor do hemisfério direito controla o lado esquerdo do corpo do indivíduo, enquanto que o do hemisfério esquerdo controla o lado direito.
20 curiosidades que você vai gostar
Lobo Frontal: como nome já diz, fica localizada na parte da frente do cérebro. É responsável pela elaboração do pensamento, planejamento, além da programação de necessidades individuais e emoções.
Cada hemisfério controla uma série de funções, por exemplo, o hemisfério direito é que nos confere a capacidade de reconhecer rostos e objetos. Já o lado esquerdo do cérebro controla nossa capacidade de leitura e escrita, assim como nos permite identificar regras gramaticais.
Anatomicamente, o cerebelo é dividido em três lobos: lobo anterior, posterior e flóculonodular. Existem duas fissuras que realizam essa divisão, a fissura primária, que divide o lobo anterior e posterior, e a fissura póstero-lateral que separa o lobo flóculonodular do lobo posterior.
O encéfalo é dividido em várias partes, sendo o cérebro uma delas. O cérebro, que é considerado o núcleo de inteligência e aprendizagem do nosso corpo, é a maior parte do encéfalo, compondo cerca de 80% da massa total dessa parte do SNC.
O telencéfalo inclui, entre outros, o lobo frontal (azul), parietal (amarelo), temporal (verde) e occipital (rosa). O cerebelo (branco) não faz parte do telencéfalo. O Telencéfalo forma a maior porção do encéfalo.
O lobo límbico refere-se a um grupo específico de estruturas anatômicas encontradas na região do córtex no aspecto medial do hemisfério cerebral formando uma margem em torno do corpo caloso. Ele também inclui os giros do cíngulo e para-hipocampal.
O tálamo, além do seu envolvimento junto do córtex cerebral na análise e integração de funções sensitivas e motoras, está envolvido em funções superiores, como a atenção, a linguagem, a memória e a função executiva. Na linguagem intervêm fundamentalmente o pulvinar e os grupos nucleares lateral e anterior.
O lobo occipital é a porção mais posterior do cérebro e está envolvido no processamento de estímulos visuais. Ele repousa no tentório do cerebelo, uma dobra da dura-máter que a separa do cerebelo. O lobo occipital é separado dos lobos parietal e temporal pelos sulcos parieto-occipital e calcarino, respectivamente.
Lobotomia ou Leucotomia é uma técnica de intervenção psicocirúrgica feita no cérebro, que consiste na retirada total ou parcial dos lóbulos cerebrais.
Lobo temporal é a estrutura responsável pelo gerenciamento da memória. Fica localizado na parte lateral do cérebro. A inatividade desta área provoca a Síndrome de Klüver-Buky. Os lobos temporais estão localizados na zona por cima das orelhas, tendo como principal função processar os estímulos auditivos.
Estado vegetativo ocorre quando o cérebro (a parte do cérebro que controla o pensamento e o comportamento) não funciona mais, mas o hipotálamo e o tronco cerebral (as partes do cérebro que controlam as funções vitais, tais como ciclos de sono, temperatura corporal, respiração, pressão arterial, frequência cardíaca e ...
Quem utiliza mais o lado esquerdo do cérebro tende a se dar melhor com números, raciocínio lógico e contas de uma maneira geral. São pessoas um pouco mais racionais e com potencial de facilidade na resolução de problemas.
O CÉREBRO LÓGICO
Para a maioria das pessoas, o pensamento racional é atribuído ao lado esquerdo do cérebro. Ações detalhadas, precisas e minuciosas partem desse hemisfério, inclusive a habilidade da fala - um processo infinitamente complexo.
Na face superior do cerebelo, a fissura prima divide o corpo do cerebelo em um pequeno lobo anterior (paleocerebelo) e um grande lobo posterior (neocerebelo).
Arquicerebelo ou Cerebelo Vestibular: se localiza no lobo flóculo-nodular, e tem a formação embriológica mais “antiga” entre as regiões funcionais. Ele manda informações para o núcleo cerebelar fastigial, e recebe informações do aparelho vestibular. Sua principal função é o equilíbrio estático e os movimentos oculares.
O cerebelo é uma estrutura globosa constituída por tecido nervoso, que se apresenta como folhas. Estas são delimitadas por sulcos na direção predominantemente transversal. Cada folha apresenta a substância cinzenta perifericamente e substância branca no centro das folhas e na ramificação destas.
São personalidades regidas pelas emoções mais primitivas, as mais agressivas e sem empatia, nas quais só se respira o prazer do domínio e a preocupação por si mesmo. Nas suas mentes não existe o autocontrole, e menos ainda a consideração pelos outros.
É a área motora da fala. No lado direito está envolvido com o ritmo e entonação da fala. Os giros frontais superior e médio respondem por diversas funções. A porção mais anterior desses giros é denominada de área pré-frontal, relacionada com funções como atenção, iniciativa e comportamento social.
Se for extraída a parte posterior do lobo frontal esquerdo, a fala pode ficar comprometida. “Quando a lobotomia é feita até por volta dos 3 anos de idade, o outro hemisfério do cérebro pode assumir a função da parte extraída, e não haverá seqüelas”, explica Cypel.
Se ambos os lados do lobo occipital forem lesionados, as pessoas não conseguem reconhecer objetos com a visão, apesar de os próprios olhos funcionarem normalmente. Esse quadro clínico é chamado de cegueira cortical.
Qual a ordem para montar um presépio?
O que supernatural quer dizer em português *?
Como é que se escreve Tamo juntos?
O que colocar num mural de estudos?
Qual a importância da equipe multiprofissional na escola?
O que é uma transmissão hidrostática?
Como funciona a transmissão de dados na rede?
Como interpretar a tabela nutricional dos alimentos?
Como é feito o bolão da caixa?
Porque aparece solicitação de amizade Facebook?
Qual o nome da pessoa que tem medo de barata?