O Dispositivo de Proteção contra Surtos, normalmente chamado pela sigla DPS, também é conhecido como Protetor de Surto ou Supressor de Surto e tem como finalidade detectar as sobretensões transitórias em redes elétricas e fazer com que esses distúrbios de energia sejam desviados para o aterramento do circuito.
Uma janela de sinalização de estado indica a situação do dispositivo. Um sinal verde significa que o dispositivo ainda se encontra dentro da validade, ao passo que uma sinalização vermelha indica que o DPS já não oferece qualquer proteção e precisa ter o seu varistor substituído.
Instalado no quadro responsável pela distribuição de energia, o DPS proteção contra surtos é destinado a salvaguardar equipamentos eletrônicos internos na estrutura contra sobrecargas provenientes de surtos atmosféricos externos como o raio, por exemplo.
O DPS classe II é destinado a proteção contra surtos elétricos ocasionados por descargas atmosféricas indiretas, ou seja, caem próximo à edificação ou as linhas de transmissão de energia ou dados. O DPS classe III é um dispositivo de proteção que deve ser utilizado próximo ao equipamento protegido.
Para que serve? Resumidamente: A função do DPS é, unicamente, tentar desviar a maior parte dos surtos para longe da rede elétrica da instalação. Os surtos podem ter várias origens, mas um dos mais conhecidos são as sobretensões produzidas por descargas atmosféricas, os raios.
25 curiosidades que você vai gostar
O maior problema é em casos quando o dispositivo de proteção queima e o curto entre fase e terra é permanente, por esse motivo existe a necessidade de possuir instalado no circuito um dispositivo de desconexão.
Em geral, são utilizados os seguintes valores:Áreas urbanas, próximas à região central, com prédios equipados com para-raios no entorno: DPS de 12KA a 20KA.Periferia de áreas urbanas, com poucos prédios sem para-raios no entorno: DPS de 30KA a 45KA.Áreas rurais ou edificações afastadas (isoladas): DPS 60KA ou maior.
Os Dispositivos devem ser coordenados, de forma que primeiramente serão instalados os DPS com maior capacidade de exposição ao surtos (Classe I), depois os com capacidade média (Classe II) e finalmente os DPS mais sensíveis (Classe III).
O OVR tipo 2 foi projetado para proteger instalações elétricas e equipamentos sensíveis contra surtos indiretos, garantindo baixo nível de proteção (Up). Caracteriza-se por sua capacidade de descarregar em segurança, uma forma de onda de 8/20 µs.
Como fazer o tempo passar mais rápido GTA 5?
Como gravar em vídeo a tela do PC online?
Quanto custa um helicóptero 8 lugares?
Qual o verdadeiro sentido da Doutrina Truman?
Como a informação é transmitida de um neurônio para outro?
Qual é o papel dos cidadãos nas democracias atuais?
Quais são as três grandes correntes dos estudos linguísticos?
O que é necessário para ser um bom engenheiro agrônomo?
Quanto custa pra ter um tigre?
O que é imunização e quais os tipos?
Como saber se uma opção é Put ou Call?
Qual o banho para atrair prosperidade e dinheiro?
O que eram os escravos de ganho?
Como colher urina para clearance de creatinina?
Como divulgar os serviços de consultoria?
Quantos brasileiros tem 500 mil?