Resolução: Os poríferos são animais que apresentam o corpo revestido externamente por uma camada de células achatadas – os pinacócitos. O corpo do animal possui uma cavidade – espongiocele – revestida por células flageladas, os coanócitos, responsáveis pela captura de alimentos e pela digestão do material englobado.
O pinacócito é uma célula de revestimento externo das esponjas do mar. Tem a função de ajudar a dar sustentação e proteger o animal. Juntas elas formam uma estrutura chamada pinacoderme. ... Entre os pinacócitos há outra célula do filo dos poríferos chamada de porócito.
Os amebócitos apresentam movimentação por meio de pseudópodes e ajudam, entre outras funções, a transportar nutrientes para outras células e produzir materiais que formarão o esqueleto. ... Por essa razão, são também denominados de células de colar.
Significado de Amebócito
substantivo masculino [Biologia] 1 Célula amebóide. Célula errante do sangue e dos tecidos de muitos animais invertebrados, que age como fagócito e ajuda na assimilação e excreção. ... Etimologia (origem da palavra amebócito).
Os amebócitos são células presentes no corpo das esponjas do mar. Essas células não têm uma forma definida, deslocam-se por pseudópodes em uma estrutura chamada mesoílo. Eles têm várias funções no filo dos poríferos.
37 curiosidades que você vai gostar
Quanto às características anatômicas dos espongiários, é correto afirmar que: as esponjas de estrutura asconoide são as mais complexas e não apresentam coanócitos na cavidade atrial. o esqueleto dos espongiários é formado por microtúbulos silicosos sempre localizados no átrio.
Existem dois tipos principais de amebócitos, denominados de acordo com a função que exercem. Desta maneira os escleroblastos secretam espículas minerais e os arqueócitos podem receber e digerir o alimento capturado pelos coanócitos e podem formar as células reprodutivas.
Entre estas duas camadas há o meso-hilo, composto por substância gelatinosa e células responsáveis pela digestão, fabricação de estruturas de sustentação, e também pela formação de todos os tipos celulares destes animais.
Nos mamíferos, a única célula flagelada é o espermatozoide. ... Flagelos são encontrados também em células reprodutivas das plantas, as quais são chamadas de anterozoides, e também em outros organismos, tais como algas e protozoários. Além da função de locomoção, os flagelos podem ser utilizados com outras finalidades.
Respiração e Alimentação
Os poríferos são animais filtradores. ... A alimentação se dá através de partículas alimentares suspensas na água, como protozoários e algas unicelulares. As partículas absorvidas são capturadas pelos coanócitos, que digere parte das substâncias.
Reconhecem-se três tipos estruturas de esponjas: ascon, sicon e lêucon, que diferem entre si pela complexidade da parede do corpo. O tipo ascon é o mias simples.
As esponjas apresentam tanto importância para o meio ambiente, quanto para o homem. No meio ambiente, são importantes por estabelecerem relações com micro-organismos e por participarem da cadeia alimentar. Elas também são usadas como abrigo por várias espécies aquáticas.
Os poríferos são animais bastante simples que apresentam como principal característica a presença de poros por todo o seu corpo. ... Os representantes desse filo são as esponjas, animais aquáticos que vivem submersos e, na sua grande maioria, são marinhos.
Os cnidoblastos ou cnidócitos são células urticantes presentes nos celenterados ou cnidários, principalmente nos tentáculos. ... O cnidoblasto é usado como um tipo de espuma que sai da boca e também de ataque dos celenterados.
Principais características da anatomia dos espongiários:
- Não possuem sistema circulatório. Os alimentos são transportados pelos amebócitos. - A reprodução pode ser de dois tipos: assexuada (por gemulação e brotamento) e sexuada (produção de larva ciliada). - Não possuem sistema respiratório.
Os poríferos são animais sésseis, ou seja, que não apresentam capacidade de locomoção. Os poríferos não apresentam tecidos, órgãos ou sistemas, e, portanto, alguns de seus processos fisiológicos são relativamente simples. A digestão nesses animais, por exemplo, é intracelular, ou seja, ocorre no interior das células.
(UECE) As esponjas, pertencentes ao filo Porífera, são animais bastante simples que se originaram há aproximadamente um bilhão de anos. ... Quanto às esponjas, é correto afirmar: a) Não possuem tecidos verdadeiros e apresentam apenas espículas silicosas.
Exclusivamente aquáticos ( Doce ou Salgada*); Animais fixos ou sésseis; • Animais filtradores; • Ausência de sistema nervoso; Animais com coloração e formas variadas. O corpo deste animal se assemelha a uma bolsa de veludo encharcada de água.
As esponjas têm enorme importância ecológica porque fornecem abrigo para diversos outros animais, além de filtrar grandes quantidades de bactérias e matéria orgânica em suspensão na água.
Servem de alimento para muitas teias alimentares. Geralmente estão associados com recifes de corais, abrigando grande diversidade de organismos marinhos.
Importância para o homem
Os corais exportam matéria orgânica e nitrogênio para seu redor,aumentando a produtividade das águas e a reprodução de muitos peixes, que servirão de alimento para o ser humano. ... Os esqueletos dos corais (Corallium rubrum) são usados nas industrias de bijuterias.
A estrutura corporal dos poríferos pode se assemelhar a um cilindro, barril, vaso ou tubo, contendo em seu interior uma cavidade chamada de átrio ou espongiocele. Na parte oposta à base, encontra-se uma abertura para o meio externo chamada de ósculo, por onde saem os materiais absorvidos.
Suas células, chamadas coanócitos, possuem flagelos que, ao impulsionar água pelo corpo do porífero, capturam o alimento e liberam as excretas pelo ósculo, maior abertura do porífero. O alimento é capturado por fagocitose e pinocitose e é digerido ou transferido para células chamadas amebócitos.
O esqueleto das esponjas é formado por diversos tipos de substâncias. Entre elas destacam-se as espícolas de calcário ou de sílica, com formas variadas, e uma rede de proteína chamada espongina. ... Espículas que sustentam o corpo dos poríferos.
Alimentação dos cnidários
Os cnidários são animais basicamente carnívoros. ... Temos nesses animais, portanto, uma digestão extracelular e intracelular. Os resíduos do alimento que não foi aproveitado pelo cnidário são eliminados pela boca.
Qual o nome da pinça dente de rato?
Qual a diferença entre resina Z100 ou Z250?
Quem é o mais forte dos espadas?
Quais minhas maiores dificuldades?
Quem não pode fazer a sobrancelha micropigmentação?
Quais são os instrumentos de Cordofones?
Quem foi o criador da língua portuguesa?
Qual é o valor para tirar a ACC?
Quem são os 3 poderes do Brasil?
Quais são os principais objetivos da gestão financeira?
Qual a relação do ser humano com o meio ambiente?
Qual é a relação entre o olfato e paladar?