O processo extrativo visa a retirada dos princípios ativos de dentro de determinada droga vegetal, por meio de um solvente, obtendo-se formas terapêuticas mais convenientes ao manuseio e a manipulação.
Diferentes fatores podem influenciar os processos extrativos: estado de divisão das drogas (quanto menor o tamanho das partículas maior a superfície de contato), agitação (promove a renovação do solvente em contato com a droga aumentando a taxa de difusão e podendo abreviar a duração do processo extrativo), a ...
A extração por infusão ocorre pela permanência do material vegetal por certo tempo em água fervente e a decocção, consiste em manter a droga vegetal em contato com o solvente durante certo tempo em ebulição.
Um fator importante em um processo extrativo é a sua reprodutibilidade. O desvio padrão é uma medida muito utilizada para verificar a dispersão entre dados amostrais (RIBEIRO et al., 2008).
As técnicas mais comumente utilizadas para extração e/ou pré-concentração de compostos presentes em fluidos biológicos são: extração líquido-líquido, extração em fase sólida, extração com fluido supercrítico e extração com membranas sólidas (diálise e ultrafiltração) ou líquidas.
25 curiosidades que você vai gostar
Os métodos de extração mais utilizados atualmente em indústrias e laboratórios são: enfleurage (enfloração), destilação por arraste de vapor d água, extração com solvente, prensagem, hidrodestilação e extração por dióxido de carbono supercrítico.
Percolação: este é o processo que permite a extração mais eficiente dos ativos pela dinâmica e artifícios possíveis. A passagem do líquido extrator através da planta moída, em aparelhos conhecidos como percoladores com controle de fluxo, tempo e temperatura, otimiza o processo.
Percolação é a extração exaustiva do princípio ativo. No processo, a droga vegetal moída é colocada em recipiente cônico ou cilíndrico de vidro ou metal, através do qual é feito passar o líquido extrator.
Fatores que podem influenciar na eficiência da maceração:Vinculados ao material: quantidade, natureza, teor de umidade, tamanho das partículas, capacidade de intumescimento;Vinculados ao líquido extrator: seletividade e quantidade;
Percolação (do Lat. percōlāre, filtrar) em farmacognosia e ciência dos materiais, se refere à extração de componentes solúveis passando solventes por materiais porosos. Na geologia se refere à passagem de água pelo solo e rochas permeáveis fluindo para reservatórios subterrâneos (aquíferos).
Quimicamente, uma infusão é a bebida que resulta da imersão de alguns ingredientes em água quente. No mundo dos chás, chamamos de infusões todas as bebidas que resultam deste processo e que não provêm da planta Camellia Sinensis - afinal, infusões de folhas da Camellia Sinensis são chamadas de chá.
Quando a bebida é preparada com ervas, especiarias, flores e frutas, como no caso da camomila e da hortelã, são chamadas de infusões, e, cada qual oferece diferentes compostos bioativos favoráveis à saúde. Mas, em geral, essas ervas e flores não oferecem cafeína, presente nos chás verdes e pretos e, também, no mate.
A diferença entre a infusão e a decocção
Por ser um processo mais lento, a decocção é geralmente utilizada para chás de raízes, caules e cascas, que precisam de mais tempo para liberarem seus ativos. Entretanto, ela pode ser usada em folhas e flores sem problemas.
Além dos métodos extrativos, são diversos os fatores que influenciam na extração, como a parte do material vegetal utilizada, a origem deste, o grau de processamento, o tamanho da partícula, o solvente utilizado, o tempo de extração, temperatura, polaridade e concentração do solvente (Tiwari et al., 2011).
Os resultados comprovaram a importância do método de extração, do solvente e da granulometria do material vegetal no processo extrativo, sendo a granulométrica o fator mais importante na eficiência do processo independente do método.
A redução drástica do tamanho da partícula e o consequente rompimento das células favorece a dissolução das substâncias ativas.
Neste processo, a fragrância deve ficar em um recipiente protegido da luz e totalmente vedado — para que não entre oxigênio — por um determinado número de horas. Na sequência, ainda protegido da luz, o perfume deve ficar aberto. Essa rotina é repetida ao longo de alguns dias até que a fragrância esteja pronta para uso.
É o mesmo que deixar a essência curtir, deixar a fragrância intensificada. É como algumas bebidas (como o vinho) precisam envelhecer para se aprimorarem, também passam por este processo os perfumes. Ajuda a eliminar o odor do álcool e restando quase que apenas a essência.
Maceração é uma técnica de preparação de ossos na qual um esqueleto limpo é obtido a partir de uma carcaça de um vertebrado, deixando-a em decomposição em um recipiente fechado a temperatura quase constante. Na maioria dos casos, o propósito da maceração é educacional.
A técnica de percolação (Figura 7) inicia-se com o umedecimento homogêneo da droga com o solvente, parcial ou total, em um recipiente, deixado em maceração por um período de 2 a 4 horas. Após este período, o macerado é levado ao percolador e acomodado para que não haja a formação de canais preferenciais do solvente.
Quando ervas desidratadas são usadas para o extrato, a proporção é comumente de 1 parte de planta desidratada para 4 partes de líquido (álcool ou água). Quando ervas frescas são usadas, a proporção mais comum é 1:1. Isto não indica a quantidade da erva no recipiente, mas a proporção utilizada para se fazer o extrato.
1 litro de vodka com percentual de álcool de 37,5%.
...
Modo de preparo:Esterilizar um pote de vidro escuro com tampa. ... Picar bem a erva seca e colocar no pote de vidro, adicionando em seguida a vodka até que as ervas fiquem cobertas;Mexer bem a mistura e verificar se todas as ervas estão submersas;
2. O termo extração significa retirar, da forma mais seletiva e completa possível, as substâncias ou fração ativa contida na droga vegetal, utilizando, para isso, um líquido ou mistura de líquidos tecnologicamente apropriados e toxicologicamente seguros.
O termo extração significa obter, da forma mais seletiva e completa possível, as substâncias ou fração ativa contida no produto natural, utilizando, para isso, um solvente ou mistura de solventes nocivos à saúde.
A extração acontece com o uso de solvente que fica no balão e é aquecido com o auxílio de uma manta aquecedora. Este processo tem o objetivo de fazer o solvente entrar em ebulição e o vapor alcança o condensador que fica na parte superior se transformando em líquido.
Como funciona o pagamento do gás em apartamento?
Por que minha impressora fica falhando?
Como superar o cansaço da maternidade?
Como funciona o gênero fluido?
Por que dói tanto a separação?
Como instalar pacotes tar XZ no Linux Mint?
Como o Harry Danger na vida real?
Como desbloquear final secreto Days Gone?
Como dividir a tela do Moto G6?
Como instalar um arquivo ZIP no PC?
O que significa a unção com óleo?
O que fazer com uma pessoa rancorosa?
Para que serve acetilcisteína ampola?
Como usar o Google Maps no Android Studio?
Como colocar AdBlock no YouTube do celular?