O distribuidor é uma peça da mecânica de automóveis que faz levar a centelha elétrica da bobina para uma vela em cada local do cilindro, evitando que a faísca seja encaminhada para a câmara de explosão errada.
A função da bobina de ignição é transformar a tensão da bateria na alta tensão necessária para formação da centelha. Ao criar essa tensão, ela é transferida para as velas de ignição, onde são produzidas as faíscas que realizam a combustão e, consequentemente, o funcionamento do motor.
O que é o Distribuidor
É a peça responsável por transferir a tensão produzida pela bobina de ignição, para as velas gerarem a faísca, necessária para que haja a combustão no motor.
Quando as bobinas apresentam defeito, o veículo pode engasgar regularmente no momento da partida e em altas velocidades. Além disso, ele também pode apresentar vibração quando está em ponto morto ou parado em um sinal ou cruzamento.
Outra dica para descobrir problemas no sistema de ignição é fazer um teste no escuro. Se for possível, desligue a luz da garagem, dê partida e deixe alguém mantendo uma aceleração média. Caso veja faíscas azuladas nas velas, cabos e bobinas ou escute pequenos estalos, visite uma oficina o quanto antes.
34 curiosidades que você vai gostar
Dificuldade ao dar a partida. ... Carro engasgando. ... Perda de desempenho. ... Aumento do consumo de combustível. ... Desgaste do eletrodo. ... Manchas no isolamento do eletrodo. ... Marcha lenta irregular. ... Base do isolamento quebrada.
A principal causa do desgaste da bobina de ignição é o envelhecimento do material isolante. Por exemplo, quando a alta tensão da bobina de ignição não pode sair suavemente, a turbulência da corrente na bobina ocorrerá, fazendo com que a temperatura suba rapidamente e acelere o envelhecimento do material isolante.
A alta temperatura ou queima da bobina geralmente é provocada por anormalidades da corrente primária, ou seja, intensidade de corrente acima do normal ou tempo de ligação muito longo. As possibilidades são listadas a seguir: Tensão de alimentação (alternador) alta. Falta do pré-tensor ou resistência baixa.
Significado de Distribuidor
adjetivo Que distribui. substantivo masculino Pessoa encarregada de fazer a distribuição, repartição de alguma coisa por diferentes pessoas ou lugares. Mecânica Em motores de explosão, dispositivo que distribui a corrente de alta tensão para as velas de ignição.
O revendedor compra produtos para sua própria conta e os comercializa para o cliente a partir de seu próprio estoque. O distribuidor compra produtos diretamente da empresa e os distribui no mercado para vários fornecedores.
Conheça o caminho mais simples para abrir sua distribuidora.Abrindo uma distribuidora. ... Planejamento e Análise do Mercado. ... Investimento e localidade. ... Tipos de produtos. ... Infraestrutura. ... Documentação necessária. ... Escolha do fornecedor. ... Divulgação.
Bobinas são empregadas assim, como indutor, ou seja, um dispositivo elétrico passivo que tem como utilidade armazenar energia em forma de um campo magnético. Há diversos empregos para a bobina na indústria, atualmente.
A bobina de ignição tem a função de receber o sinal de alimentação da bateria e transformá-lo em alta tensão, que será enviada às velas para produzir a centelha que dará início à queima da mistura ar-combustível. ... A transformação de baixa para alta tensão é possível através do princípio da indução eletromagnética.
A função da bobina de ignição é transformar a tensão do sistema de alimentação do veículo, que normalmente varia de 12 a 14V em alta tensão. Esta alta tensão pode chegar a 45.000V.
O motor tem alguns pontos de aterramento, pode ser que estejam insuficientes sobrecarregando o sistema e queimando a bobina.
A voltagem necessária pode variar de 5.000 volts até 25.000 volts e depende de vários fatores.
Respondendo à pergunta do início deste texto, o reparo do componente até é possível. Mas como envolve um processo de remanufatura, o método mais barato e rápido para solucionar o problema é simplesmente fazer a troca da bobina de ignição.
A grande causa da queima de alto-falantes é a distorção. Em média 8 em cada 10 casos de queima são causados geralmente por amplificadores de baixa qualidade, focados apenas em potência. A segunda causa é o excesso de potência por longos período de tempo.
Velas de ignição
As velas são uma das principais razões para o carro estar sem força, ou como se engasgasse nas acelerações. As peças são responsáveis por produzir a centelha que vai inflamar a mistura ar/combustível no motor. Se estiverem sujas ou gastas, o automóvel não vai render como deveria.
A maioria dos fabricantes recomenda que as velas de ignição de um automóvel sejam verificadas a cada 10 mil quilômetros rodados. O período de troca varia, mas geralmente não passa de 40 mil ou 50 mil quilômetros.
Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.
De acordo com a NGK, o ideal é verificar o estado de desgaste das velas a cada 10 mil quilômetros ou conforme orientação da montadora. Sempre que for checar as velas, vale a pena também avaliar as condições dos cabos e bobinas, para garantir o funcionamento perfeito de todo o sistema de ignição.
Como testar a bobina de ignição utilizando o multímetro? A bobina deve estar instalada e conectada. O multímetro deve ser colocado em modo voltímetro e corrente contínua. Então verifique a tensão do primário da bobina, que deve variar entre 12 a 14V.
Conheça os tipos de bobinas de açoBobinas de aço carbono.Bobinas de aço inoxidável.Bobinas de aço galvanizado.
Que marcha deve usar para passar uma lombada?
Como diminuir o tamanho de um vestido?
Como testar damper eletrônico?
Como o carbono do ar é incorporado aos seres vivos?
Como é o Carnaval em todas as regiões do Brasil?
Como os cariocas chamam salgadinho?
Como medir um sensor de temperatura NTC?
Como o homem criou a internet?
Como podemos ter atitudes sustentáveis?
O que é uma ignição de uma moto?
Como o carbono é retirado do meio ambiente?