O hemograma de pacientes infectados pelo Zika vírus pode não ocorrer alterações, leucopenia, linfocitose e plaquetopenia podem aparecer, mas são incomuns e inespecíficas (7).
Os exames previstos são o PCR (Polymerase Chain Reaction) para detecção do vírus nos primeiros dias da doença; o teste sorológico IgM, que identifica anticorpos na corrente sanguínea; e o IgG para verificar se a pessoa já teve contato com zika em algum momento da vida.
O diagnóstico para identificar a presença do Zika vírus é feito por meio do teste rápido, testes moleculares e imunológicos e devem ser feitos, de preferência, durante a fase sintomática da doença, que é quando há maior chance de detecção desse vírus, mesmo que esteja em baixas concentrações.
A principal alteração vista no hemograma de uma pessoa com chikungunya é a linfopenia. A leucocitose não é uma alteração característica da infecção por chikungunya. Na dengue deve-se observar a presença de alteração do hematócrito e do número de plaquetas.
Ainda não existe um teste laboratorial, as sorologias, para saber quem já teve ou não teve a doença por Zika, como existe para rubéola ou toxoplasmose.
Os sintomas da Zika incluem febre baixa, dor nos músculos e articulações, além de vermelhidão nos olhos e manchas vermelhas na pele. A doença é transmitida pelo mesmo mosquito da dengue, e os sintomas normalmente surgem 10 dias após a picada.
Teste molecular para detecção de Zika, Dengue ou Chikungunya O teste molecular é mais sensível e específico pois detecta o material genético do vírus, com muito menor possibilidade de haver reação cruzada. Nesta metodologia, é possível detectar a presença do patógeno já nos primeiros 5 dias de sintomas.
Em laboratórios privados, o preço dos testes para diagnóstico de zika varia de R$ , dependendo da metodologia empregada.
Já a sorologia IgG e IgM, caso reagente, indica a presença de anticorpos contra o vírus Chikungunya ou CHIKV, diagnosticando que o paciente foi ou está infectado pelo vírus”, explica o infectologista. Ambos os exames são realizados por meio de uma coleta de sangue sem necessidade de qualquer preparo prévio ou jejum.
Já a sorologia IgG e IgM, caso reagente, indica a presença de anticorpos contra o vírus Chikungunya ou CHIKV, diagnosticando que o paciente foi ou está infectado pelo vírus”, explica o infectologista. Ambos os exames são realizados por meio de uma coleta de sangue sem necessidade de qualquer preparo prévio ou jejum.
Normalmente o diagnóstico da Zika é feito pelos sintomas mas existem exames que podem identificar esta doença. Entenda quando eles podem ser realizados.
Em relato clínico de casos de Zika Vírus houve a verificação de leucopenia e trombocitopenia moderada. Infecções: Febres tifóide e paratifóide, brucelose, dengue, rubéola, cachumba, gripe, malária (fora dos acessos febris), calazar, tripanossomose, sarampo, varíola, poliomielite, tuberculose, toxemias graves, AIDS.
Se houver suspeita de Zika, deve-se levar a criança para o pediatra para que sejam feitos exames de diagnóstico e, assim, pode ser inciado o tratamento mais adequado. O tratamento para o Zika vírus é o mesmo que o tratamento da dengue, e deve ser orientado por um clínico geral ou infectologista.
Informações sobre alterações laboratoriais nos casos de infecção por Zika Vírus ainda são escassas, mas incluem, durante o curso da doença, leucopenia, trombocitopenia e ligeira elevação da desidrogenase láctica sérica, gama glutamil transferase e de marcadores de atividade inflamatória (proteína C reativa, fibrinogênio e ferritina).
Por que as pessoas gostam de ouvir histórias?
Como funciona a leitura do disco de vinil?
Como ser mais sábia no namoro?
Como se preparar para a chegada de um bebê?
Como funciona a função volto logo na lava e seca Brastemp?
Como ser um bom compositor de rap?
Como funciona uma leitura de Tarot?
Como é feito o sorvete artesanal?
Qual curso fazer para morar no Canadá?
Como é feita a conexão da internet?
Como um vegetariano pode emagrecer?
Como estudar para o Banco do Brasil 2021?
Como funciona a logística de transporte?
O que é geração compartilhada?