A bandagem elástica, ou Kinesio taping, é uma técnica criada no Japão, nos anos 1970, pelo quiropraxista Kenzo Kaze para auxiliar no tratamento de lesões ao exercer pressão e força sobre músculos e articulações, promovendo apoio a estabilidade.
Aplique em um dos lados da coluna (bem rente à ela), sem aplicar tensão; 4 – Com a base aplicada, remova o restante do papel de proteção do adesivo até a outra extremidade da fita e aplique 100% de tensão, reduzindo a 20% de tensão.
Como funciona a bandagem elástica adesiva? Com o elástico, as bandagens conseguem aplicar ou aliviar a pressão exercida na pele, músculos e articulações, estimulando os receptores neurossensoriais. Dessa forma, o cérebro responde a esses sinais com estímulos para diminuição da dor e tratamento do problema.
A bandagem tem como principal função promover o posicionamento funcional de articulações ou de tecidos por meio das fitas adesivas. "O acessório também pode ter ação analgésica, mas isso dependerá do tipo de aplicação e da causa do problema.
A aplicação do Kinesio Tape reduz edemas e a dor de lesões musculares. Isto ocorre porque a dor causada pela pressão exercida nos recetores, sensoriais e neurológicos, é aliviada através das ondulações que a banda promove, elevando a pele.
A bandagem funcional é uma técnica eficiente, moderna e versátil para recuperar e evitar lesões. Embora seja mais utilizada por praticantes de atividades físicas, ela pode ser aplicada em qualquer tipo de pessoa que apresente dor ou limitação física.
A técnica de Kinesio Taping tem sido muito utilizada por fisioterapeutas, a aplicação ocorre em 5 sistemas fisiológicos e em seus respectivos receptores, resultando em diferentes efeitos para cada sistema.
A bandagem funcional é uma técnica eficiente, moderna e versátil para recuperar e evitar lesões. Embora seja mais utilizada por praticantes de atividades físicas, ela pode ser aplicada em qualquer tipo de pessoa que apresente dor ou limitação física.
O kinesio tape é uma técnica de bandagem funcional que consiste na aplicação de tiras adesivas no corpo com o objetivo de acelerar e potencializar a recuperação de lesões, alívio de dores e também como uma alternativa para a reabilitação das ações motoras de músculos, articulações e ligamentos.
Desde que Jenny McConnell (McConnell, 1986), começou a aplicar clinicamente as técnicas de bandagem, a quantidade de evidências que comprovam sua eficácia tem crescido substancialmente. Novas técnicas de bandagem têm sido desenvolvidas, tais como: bandagem fascial, kinesio taping e outras técnicas na área esportiva.
A bandagem funcional não é indicada exclusivamente para atletas ou esportistas pois havendo indicação pode ser aplicada desde pessoas mais jovens até as de idade mais avançada.
Durante todo o processo histórico, as experiências mostraram que as bandagens de compressão, imobilização e estabilização, associadas ao tratamento fisioterapêutico, são capazes de acelerar o processo de reabilitação e evitar traumas ou recidivas de lesões prévias.
Alguns cuidados devem ser observados na aplicação da bandagem, como: higienização — antes de aplicar é necessário limpar a pele com algodão e álcool. Para áreas com muitos pelos, a depilação é indicada; medição do tamanho de fita necessário — precisa ter a dimensão exata da região em que será aplicada;
Como se caracteriza a segunda teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico?
Como estão classificados os ritos Segundo o antropólogo Arnold van gennep?
Como é caracterizado o teatro?
São as características do Arcadismo?
Como se caracterizam as relações desarmônicas dê exemplos?
Como emagrecer e não ficar com a barriga caída?
Como se caracteriza a servidão do tempo e do dinheiro?
Qual a velocidade média de um móvel?
Como personalizar a biografia do Instagram?
Como personalizar perfil Instagram?
Como perguntar o nome de um cliente?
O que significa a palavra seminômades?
Como acessar o curso gratuito do SENAI?
Qual melhor horário para tomar kava kava?
O que é avaliado no teste quati?
Como se caracteriza a técnica de amostragem aleatória estratificada?
Quais as etapas do desenvolvimento embrionário desde a fecundação até o nascimento?