Bom, essa frutinha é conhecida como lobeira ou fruta-do-lobo (Solanum lycocarpum) porque ela é o alimento preferido do lobo-guará. Ou seja, ela compõe 50% da sua dieta.
O lobo é um animal carnívoro e apresenta uma alimentação bastante variada, sendo comum se alimentarem de presas grandes, como veados, alces e javalis.
A lobeira (Solanum lycocarpum) também conhecida como fruto do lobo ocorre no cerrado, cerradão e campo sujo, sendo seus frutos produzidos de julho a janeiro. Os frutos da lobeira são comestíveis e reputados como medicinais.
A lobeira (Solanum lycocarpum) é uma planta pioneira, de crescimento rápido e realizado até em campo aberto, que produz frutos grandes e suculentos muito apreciados pelo lobo-guará. Ela fornece alimento ao animal e, em troca, ele ajuda a dispersar as suas sementes.
Os frutos são utilizados para doces e geléias. É empregada ainda contra espasmos, como um diurético e calmante. Além disso, o amido de seus frutos é usado contra a diabetes e o suco, em uso externo, serve para eliminar verrugas. Até o chá de suas flores é indicado contra hemorróidas.
42 curiosidades que você vai gostar
“O guaraná é um fruto do guaranazeiro, uma planta originária da Amazônia. Os benefícios se dão principalmente devido a grande quantidade que ele tem de três xantinas: a cafeína, a teobromina e a teofilina.
A lobeira (Solanum lycocarpum) pode se apresentar como um arbusto ou uma arvoreta de, no máximo, cinco metros de altura. Seus frutos, de cor verde e amarela quando maduros, são arredondados e alcançam até 13 centímetros de largura. Podem ser utilizados para doces e geleias.
Utilização da Lobeira
Os frutos maduros, que possuem sabor levemente azedo, podem ser consumidos “in natura” e na preparação de doces e geleias. Eles podem ser misturados a outras frutas e empregados no preparo de doces que levam pêssegos ou marmelos.
A lobeira é uma árvore baixinha, cinco metros no máximo, e é considerada uma espécie pioneira, daquelas bem resistentes e primeiras a surgir em uma área degradada, com solos erodidos e ácidos. O lobo come os frutos, que além de nutri-lo eliminam vermes, em especial um bem frequente que ataca seus rins e pode ser fatal.
Analise o preço.
Não é barato comprar lobos e híbridos. Na média, eles custam mais de R$4 mil reais e podem passar até de R$5 mil. É um preço muito maior que os cães de raça pura.
Recue lentamente se for visto pelo lobo.
Não interrompa o contato visual com ele e nem vire de costas. Fique sempre de frente para ele — se ele ficar na sua retaguarda, pode ser dominado pelo instinto predador. Recue lentamente, sempre encarando a matilha.
Uso medicinal
A lobeira é usada como diurético, calmante, antiespasmódica, antiofídica e antiepilética. O chá de suas folhas é indicado contra afecções das vias urinárias, cólicas abdominais e renais, espasmos e epilepsia e o chá de suas flores é indicado contra hemorroidas.
O polvilho lobeira são utilizados por apresentarem efeitos, calmante, sedativo, antiepilético, antiespasmódico, e anti-inflamatório. Entretanto, a principal utilização popular é para o tratamento do Diabetes Mellitus e da obesidade, reduzindo os níveis de colesterol.
-Pó:Até 130 de glicemia uma cápsula (500 mg) após o café da manhã;de 130 a 200 de glicemia uma cápsula (500 mg) após o café e outra após o jantar;acima de 200 de glicemia três cápsulas (500 mg) por dia, uma após cada refeição.
Descasquei, tirei sementes, deixei de molho em água para não oxidar, e cozinhei com temperos que tinham tudo para deixar qualquer coisa insípida um chuchu beleza. Alho, pimenta, cominho, grãos de coentro, folhas de curry, cúrcuma, gotas de limão. Na panela o legume até cheirava bem.
Ingredientes: Frutos maduros de lobeira Açúcar Limão Modo de fazer: Retire a casca e as sementes do fruto. Ferva a polpa com um pouco de água e bata no liquidificador; adicione 500 g de açúcar para cada quilograma de polpa.
Utilização: Especial para fabricação de palitos de fósforos, celulose, tabuado, forros, canoas e jangadas. Sua semente é usada para fins medicinais o olho de seu fruto (substitui o óleo de linhaça).
A melhor dica é observar o comportamento dos animais selvagens. “O que eles consomem pode ser aproveitado pelo homem”, diz o coronel Marcos Carias de Oliveira, ex-instrutor do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs) do Exército brasileiro.
Os frutos são utilizados na alimentação de populações tradicionais para o preparo de doces, geléias. Seu uso medicinal é amplamente difundido no bioma Cerrado. Popularmente os frutos da lobeira são utilizados por apresentarem efeitos, calmante, sedativo, antiepilético, antiespasmódico, e antiinflamatório .
Frutos conhecidos como podocarpo, pinheiro-de-buda ou pinheirinho não devem ser consumidos.
Assim, Tupã mandou plantar os olhos da criança para que deles nascesse uma planta. O fruto dessa planta deveria ser dado para as pessoas comerem com o objetivo de lhes dar energia. No local onde os olhos foram plantados nasceu o guaraná, frutinha que apresenta o aspecto de olhos.
o guaraná (Paullinia cupana varo sorbilis (Mart. Ducke) é uma sapindácea de cujo fruto é retirada a semente, muito utilizada pelos índios, principalmente pelos Maués, na cura de diversas doenças, tais como: diarréia e prisão de ven- tre, e na prevenção da arteriosclerose (O guaraná ...
Basicamente, o refrigerante de Guaraná é composto por: água; xarope de guaraná; gás carbônico (CO2).
Como professor pode potencializar um currículo favorecendo a diversidade?
É tudo sobre você Morada análise?
Como fica a aposentadoria dos professores do Estado de São Paulo?
Como funciona a aposentadoria do servidor público municipal?
O que um príncipe precisa realizar para ser estimado?
Como fica o verbo Watch no simple present?
É possível ter espinha no olho?
Como fechar todos os programas abertos no Mac?
Como fica a pele depois da remoção da tatuagem?
Como fica a sucessão no regime de separação total de bens?
Como fazer a pimenta de cheiro produzir?
Como ver o meu anúncio no Instagram?
Qual a altura do Monte das Bem-aventuranças?