E = mc² quer diz que, num sistema (um átomo, uma pessoa ou o sistema solar, por exemplo), a energia é igual a sua massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado.
A equação - energia (E) igual a massa (m) multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz (c2) - revolucionou o mundo da Física ao mostrar que o tempo não era absoluto e que tanto a massa quanto a energia eram equivalentes.
O que é E=mc²:
A famosa equação determina a relação da transformação da massa de um objeto em energia e vice-versa, sendo que "E" é a energia, "m" a massa e "c" é a velocidade da luz elevada ao quadrado, considerada a única constante do Universo.
A Teoria da Relatividade de Albert Einstein é um pilar da física moderna que transformou o entendimento sobre espaço, tempo e gravidade. Por meio dela, é possível decifrar a expansão contínua do Universo, o movimento dos planetas e a existência de buracos negros.
E = mc². Toda vez que vemos essa equação já é quase automático lembrar do cientista Albert Einstein. ... O que nem todo mundo sabe, entretanto, é que a equação faz parte da Teoria da Relatividade Restrita, considerada um divisor de águas entre a física clássica e moderna. A fórmula foi elaborada por Einstein em 1905.
35 curiosidades que você vai gostar
A equação do físico alemão mostra a transformação da massa de um objeto em energia e vice-versa: E (energia) é igual a massa (m) multiplicada pela velocidade da luz (c) ao quadrado.
E = mc² quer diz que, num sistema (um átomo, uma pessoa ou o sistema solar, por exemplo), a energia é igual a sua massa multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado.
É como se o espaço-tempo curvo “dissesse” para massa e energia (incluindo a luz e partículas de matéria) como se mover, enquanto massa e energia dissessem ao espaço-tempo como se curvar. Para exemplificar: o movimento da Lua em torno da Terra ocorre pois a Lua segue o caminho no espaço curvado pela Terra.
Nos dez anos que passou pensando nisso, entre 1905 e 1915, o físico alemão criou a teoria da relatividade geral. Ele imaginou as três dimensões do espaço e a dimensão do tempo juntas, como uma espécie de tecido que nos rodeia e que é deformado pela presença dos corpos celestes massivos, como os planetas e estrelas.
No estudo da Física Clássica, o tempo transcorre da mesma forma para qualquer que seja o referencial adotado. Assim, para dois corpos munidos de cronômetros, o tempo passaria da mesma forma, independentemente de um dos corpos estar em repouso e o outro em movimento.
3. E c², que é a velocidade da luz elevada ao quadrado: o fator certo que precisamos para tornar massa e energia equivalentes.
Essa é a mais célebre equação científica do século 20 e foi desenvolvida por Albert Einstein. Ela estabelece a equivalência quantitativa da transformação de matéria em energia ou vice-versa. Nela, E = energia, m = massa e c2 = velocidade da luz elevada ao quadrado.
A Teoria da Relatividade Restrita é baseada em dois postulados: 1. Todas as leis da mecânica e electrodinâmica são as mesmas em qualquer referencial inercial. Num quarto sem janelas não podemos saber se nos estamos a mover com velocidade constante sem olhar lá para fora.
A Relatividade restrita é quase universalmente aceita pela comunidade física na atualidade, ao contrário da Relatividade Geral que, apesar de ter sido confirmada, foi-o com experiências que não invalidam algumas teorias alternativas da gravitação.
2) Princípio da equivalência: não é possível distinguir entre um campo gravitacional e um referencial acelerado. ... A experiência de um corpo em queda livre num campo gravitacional constante é equivalente à experiência feita por um outro observador em um referencial cuja aceleração seja idêntica.
A teoria da relatividade é composta de duas outras teorias: Teoria da Relatividade Restrita, que estuda os fenômenos em relação a referenciais inerciais, e a Teoria da Relatividade Geral, que aborda fenômenos do ponto de vista não inercial.
Existem dois tipos de Teoria da Relatividade: a Restrita e a Geral. A Restrita afirma que a luz viaja pelo espaço vazio a 300 mil quilômetros por segundo e que nada é capaz de igualar essa velocidade, muito menos superá-la.
A luz é composta de fótons, então poderíamos perguntar se o fóton tem massa. A resposta é definitivamente “não”: o fóton é uma partícula sem massa. Modelo Padrão: fótons ( ) tem carga e massa zero. De acordo com a teoria quântica, um fóton tem energia e momento, mas não tem massa, e isso é mais do que confirmado.
Sim, o tempo é relativo. Em nosso dia a dia usamos o relógio para marcar o tempo, mas como grandeza relativa ele depende do referencial a partir do qual o medimos. Dessa forma, o tempo deixa de ser um valor absoluto e passa a ser relativo ao ponto de vista.
São estudos desenvolvidos por Albert Einstein
Uma das principais pressuposições criadas pela Teoria da Relatividade é que o tempo não é igual para todos, podendo variar conforme a velocidade, a gravidade e o espaço percorrido. Além disso, estabelece uma relação espaço-tempo como unidade.
Entenda-se por relativismo a teoria filosófica fundada na relatividade do conhecimento, recusando toda e qualquer verdade ou valor tidos como absolutos. O Relativismo pode ser entendido assim como a postura ou teoria de refutar a existência de verdades e de defesa da opinião. ...
A energia nuclear está na força que mantém os componentes dos átomos unidos (prótons, elétrons e nêutrons). Quando estes componentes são separados, há uma grande quantidade de energia liberada, que pode ser calculada pela equação de Einstein: E = mc².
Energia = Potência x Tempo
A unidade de energia é representada por joule, a unidade de potência é o watt e a unidade de tempo é o segundo.
Porém George Lemaître um padre e cosmólogo belga publicou um artigo em 1927 que demonstrava em sua solução das equações de campo de Einstein um universo em expansão, o que foi confirmado por Edwin Hubble em 1929 de uma forma observada e comensurada.
1º postulado ou princípio da relatividade: “As leis da física são as mesmas para todos os observadores em quaisquer sistemas de referenciais”. De acordo com esse postulado, independente do referencial adotado, as leis da física terão a mesma forma.
Como gravar um arquivo ISO em um DVD?
Como separar a água e uma pequena quantidade de sal de cozinha?
Como separar a conta de luz de uma casa construída no fundo de outra?
Como dividir o carro na separação?
Qual método de usado para separar a água dos sais?
Como controlar é separar gastos pessoais e da empresa?
Como separar uma mistura de açúcar e sal?
Como separar o grafeno do grafite?
Como separar itens no Illustrator?
Como definir placa de vídeo AMD como padrão?
Como jogar a imagem do iPhone para Smart TV Samsung?