Por volta do início do século XVII, o gênero musical mais importante dessa época foi a ópera barroca. Em poucas palavras, esse gênero é essencialmente um drama musical barroco que é cantado em toda a sua extensão.
Os instrumentos que atingem o barroco incluem violino, violoncelo, crosspie, clarinete, fagote, obo, trompa inglesa e primeiras versões de cornetas, trompetes e trombone.
O som peculiar, bem como a modulação capaz de imitar vários instrumentos, deram ao órgão um lugar importante no cenário musical, que adquiriu, ao longo dos séculos, uma índole sacra.
a ária (curta peça cantada em uma cantata, ou instrumental na suíte); o Ritornello (símbolo que significa o retorno a certo trecho da música); o concertante (o estilo que contrasta entre a orquestra e os instrumentos solo, ou pequeno grupo de instrumentistas);
A música barroca se iniciou no final do século XVI e durou até a metade do século XVIII. Este período possui um número variado de características de estilo, como o uso do baixo contínuo e a ênfase nos contrastes de textura, andamento e volume sonoro.
35 curiosidades que você vai gostar
As principais características do Barroco, também chamado de seiscentismo, são o dualismo, a riqueza de detalhes e o exagero. Na literatura barroca, os textos refletem elementos rebuscados e quase sempre extravagantes, onde são valorizados os detalhes em um jogo de contrastes.
Nesta edição, o Caderno de Música irá destacar os principais compositores do barroco tardio, como Domenico Scarlatti, François Couperin, Jean-Philippe Rameau, George Philipp Telemann e os três principais nomes da fase final do barroco: Bach, Haendel e Vivaldi.
Principais Compositores BarrocosArcangelo Corelli (1653 – 1713) ... Alessandro Scarlatti (1660 – 1755) ... Domenico Scarlatti (1685 – 1757) ... Georg Philipp Telemann (1681 – 1767) ... Henry Purcell (1659 – 1695) ... Jean-Philippe Rameau (1683 – 1764) ... José Antônio Carlos de Seixa (1704 – 1742)
Instrumentos cujo som é obtido pela sua própria solidez e elasticidade, sem requerer tensão de membranas, ar ou cordas.
Teorba é o instrumento cúmplice da voz
O instrumento da família dos alaúdes foi criado na Itália, por volta de 1600, para atender às necessidades estilísticas da época. No barroco, há a figura do cantor solista, que deve cantar com virtuosidade e precisa de um instrumento que sustente sua voz: a teorba.
O cravo é classificado como um instrumento de teclado, mas também de cordas pinçadas, pois para cada tecla tocada, três ou até mais cordas são beliscadas por um pelectro, originalmente feito de pena ou couro e atualmente feito de plástico.
Enquanto o piano e o cravo são instrumentos de corda, o órgão utiliza o ar para produzir som. A principal diferença é entre órgão de um lado, e piano e cravo do outro. Enquanto nestes dois o som é produzido pela vibração de cordas, no órgão as notas saem com a passagem do ar por tubos verticais. O órgão não tem cordas.
Características. Composição assimétrica, em diagonal - que se revela num estilo grandioso, monumental, retorcido, substituindo a unidade geométrica e o equilíbrio da arte renascentista. Acentuado contraste de claro-escuro (expressão dos sentimentos) - era um recurso que visava a intensificar a sensação de profundidade.
Música e Dança no Barroco
A suíte barroca é formada por uma sequência de danças europeias de diversas origens, como a Sarabanda espanhola, a Giga inglesa, e ainda muitas danças francesas, como a Courante, a Gavotte e a Bourrée, entre outras.
José Maria Xavier (1819 – 1987) é um padre representante do fazer musical brasileiro, de enfoque e estilo barroco brasileiro.
Hayne van Ghizeghem (1445–1476)Heinrich Finck (1444–1527)Heinrich Isaac (c. 1450–1517)Jacob Obrecht (1457/58–1505)John Browne (fl. 1453–1490)Josquin des Prez (c. 1450–1521)Jacobus Barbireau (1455–1491)Jean Braconnier (fl. de 1478 até † 1512)
Já entre os principais compositores do barroco médio estão: Purcell, Corelli, Lully e Alessandro Scarlatti. Já no chamado "Barroco Tardio", estão alguns dos maiores nomes da música universal, tais como Domenico Scarlatti, François Couperin, Jean-Philippe Rameau e George Philipp Telemann.
Os dez maiores compositores da Música ClássicaBach.Beethoven.Mozart.Schubert.Debussy.Stravinsky.Brahms.Verdi.
O compositor alemão Ludwig von Beethoven (1770 - 1827) perdeu a audição progressivamente ao longo de três décadas (entre os 20 e os 50 anos), quando já se encontrava na fase adulta. Como não nasceu surdo, ele tinha memória auditiva suficiente para compor em sua mente.
As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe. António Vieira (1608-1697), com seus sermões.
Cultismo e Conceptismo
Estas são duas características estilísticas do barroco literário, representando os principais formatos de construções estéticas das obras.
► As principais características do barroco português são: ► Exagero e minúcia nos detalhes; ► Temática religiosa e profana; ► Dualidade e complexidade; ► Uso de figuras de linguagem; ► Contrastes e conflitos; ► Teocentrismo versus antropocentrismo; ► Cultismo e conceptismo. ► O cultismo significa “jogo de palavras”.
Neste sentido, engloba toda combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som (altura, duração, intensidade e timbre) que podem ocorrer sequencialmente (ritmo e melodia) ou simultaneamente (harmonia).
Quem tem direito à estabilidade CLT?
O que é zinco quelato e para que serve?
É possível a responsabilidade penal da pessoa jurídica?
Quais são as áreas do agronegócio?
Qual engorda mais mandioca ou batata doce?
Quais são os tipos de caule existentes quanto ao ambiente?
O que significa ameaça de produtos substitutos?
Quanto tempo vale o certificado NR 35?
O que é poder rotatório específico?
Como elogiar sua mina no Instagram?
Como funciona a memória de uma criança?
Quantos metros o devorador de mentes tem?
Quais os melhores bootcamps do Brasil?
Quais os principais riscos hospitalares?