Drenagem tem, sim, contraindicação. Quem possui problemas renais, insuficiência cardíaca, trombose venosa profunda, tuberculose, patologias malignas, infecções agudas ou hipertensão arterial não controlada (sem medicamentos) não pode realizar o tratamento, bem como gestantes com pré-eclâmpsia.
Indicações e contraindicações para a Drenagem Linfática
Dentre as contraindicações estão: infecções agudas, flebites e tromboflebites, neoplasias malignas (câncer) diagnosticadas e em atividade, insuficiência cardíaca, hipotensão arterial, hipertireoidismo não tratado, asma brônquica grave e não tratada e febre.
Beber água antes e depois da drenagem linfática ajuda a reduzir a retenção dos líquidos e facilita na eliminação das toxinas do organismo. Portanto, beber a quantidade de água adequada diariamente é fundamental para manter-se saudável e contribuir no funcionamento do sistema linfático.
Olhando os três itens citados (leveza, ritmo e precisão), podemos falar que uma aplicação vigorosa e não leve, pode causar dor, hematomas e edemas, devido ruptura de pequenos vasos por estímulo excessivo sobre o sistema.
Drenagem linfática é uma técnica de massagem manual (DLM) que tem como objetivo estimular o sistema linfático a eliminar o excesso de fluidos do corpo. Apoiada em evidências científicas, a DLM é reconhecida e indicada para auxiliar em vários tratamentos estéticos, além de promover relaxamento e bem-estar.
34 curiosidades que você vai gostar
Benefícios da drenagem linfáticaAjuda a combater e a evitar o inchaço e a retenção de líquidos;Evita a formação de celulites;Elimina as toxinas do corpo;Colabora no processo de cicatrização de lesões e na recuperação de cirurgias plásticas;Melhora a circulação sanguínea, a venosa e a linfática;
Resultado: Na primeira sessão já é possível perceber diminuição do inchaço nos membros, mas o ideal, segundo Daniel, é fazer de 5 a 10 sessões para se ter um resultado duradouro. "Já vi o resultado se manter por até 6 meses após 10 sessões. Mas depende muito do problema da pessoa.
Pressão arterial e trombose: segundo a American Massage Therapy Association (AMTA), pacientes com pressão arterial elevada se submetidos a massagens inadequadas têm seu quadro de saúde comprometido, no caso, a pressão exercida favorece coágulos no sangue trazendo malefícios ao organismo, como a trombose – que causa ...
Nos casos de febres infecciosas, hemorragias, descalcificações graves (osteoporose severa), flebite, trombose, fraturas (antes de solidificadas), câncer, feridas abertas, queimaduras recentes e doenças mentais graves (o doente mental pode ter uma crise e atacar o terapeuta), a massagem estará contraindicada.
Drenagem linfática no pós-operatório
Substâncias como o sangue, soro e secreções podem acumular e o organismo talvez não seja capaz de expelir, causando um inchaço.
É fundamental tomar bastante água antes da sessão - e é normal e necessário que se saia dela com muita vontade de urinar. A respiração do cliente deve receber atenção extra, já que o diafragma estimula os linfonodos e tem um importante papel durante a massagem.
Mantenha a disciplina: procure não ingerir carboidratos nas 48 horas seguintes ao procedimento. “Quando você faz a drenagem, as moléculas de gordura são quebradas e o glicerol, via sistema sanguíneo, é transportado ao fígado, que ajuda a transformar isso em energia.
– Alimentos ricos em fibras como cereais integrais, aveia e leguminosas. Para além do consumo privilegiado destes alimentos, é importante aumentar a ingestão hídrica, seja através do consumo de água ou de chás e infusões. Sugerimos o chá verde, o chá de dente de leão, o chá de cavalinha e o de hibisco.
As sessões de drenagem linfática são contraindicadas nos seguintes casos: pessoas com câncer, tumores malignos, tuberculose, infecções e processos inflamatórios agudos, edemas oriundos de insuficiências renais, hepáticas ou cardíacas não controladas, trombose venosa profunda, insuficiência cardíaca congestiva, ...
A Drenagem Linfática Corporal é contraindicada para pessoas com:Infecções agudas.Insuficiência Cardíaca.Trombose.Hipertensão.Câncer.
Assim, a drenagem linfática é indicada nos seguinte casos:Durante a gravidez;Após cirurgia plástica;Após o tratamento do câncer para combater o linfedema;Lesões e traumatismos nos músculos, tendões ou articulações;Durante o período menstrual;Após qualquer cirurgia;Em caso de celulite;
Contra-Indicação:
Contra-indicações são condições ou situações que podem impedir-nos de tomar um medicamento com segurança. Serão geralmente condições que já conhece sobre si próprio e das quais deve informar o médico ou outro profissional de saúde antes de tomar uma medicação que lhe seja recomendada.
2a Questão (Ref.: 201408886333) Pontos: 1,0 / 1,0 É considerada contra indicação absoluta à massagem a presença de: estiramento muscular. distrofia simpática. aderências na pele.
Indicações gerais da massagemStress.Atrofia muscular.Contraturas.Aderências e fibroses.Hipertonia.Hipotonia.Edema e retenção de líquidos.Insuficiência venosa.
O fisioterapeuta pondera que não é incomum o paciente chorar ou sentir-se triste durante a massagem, mas isso não ocorre devido à dor física. "O paciente pode ter brigado com o pai e, a partir daquela tensão, passou a sentir uma dor no tórax, por exemplo.
Como é feita a massagem modeladora
Pode haver dor, mas não deve ser algo excessivo. Não deve haver hematomas nas regiões em que a massagem for feita, isso indica que o procedimento foi executado de forma errada, com muita pressão na região.
Segundo a fisioterapeuta Letícia Penaroti, é interessante que após 1 ou 2 horas da sessão de massagem, o cliente tome um banho quente, pois a água quente é um aliado no relaxamento. A fisioterapeuta completa dizendo que como a musculatura já foi massageada, é interessante que a própria pessoa faça alongamentos.
O resultado de uma massagem bem-feita, seja ela modeladora, drenagem linfática etc., dura, normalmente, de dois a três dias, pois esse é o tempo que o sistema linfático leva para desacelerar e voltar ao que era antes. Por isso, o interessante é fazer as massagens por duas ou três vezes por semana.
Apesar da drenagem linfática ser drenante e antioxidante, ela não atua diretamente no metabolismo das gorduras. Assim, os centímetros perdidos com a drenagem linfática não representa a retirada de gordura acumulada nestes locais. Por isso, seria mais correto afirmar que a drenagem linfática desincha, e não emagrece.
A drenagem linfática preço fica entre R$ 40 a R$200 por sessão.
Quando se destaca uma palavra?
Como usar marca texto no whatsapp?
Como era a poesia de Cecília Meireles?
Como gravar um filme para o YouTube?
Qual o tipo de relevo predominante na Paraíba?
Como se desenvolveu a história da educação no Brasil Resumo?
Qual o ponto de abscissa zero?
Como se despedir do professor?
Como surgiu a universidade no Brasil?
Como se desenvolveu então a desigualdade entre os seres humanos?
Como colocar a máquina na torneira?
Como se desenvolveu a questão do corporativismo no Estado Novo?
Como restaurar o software do celular Samsung pelo PC?
Quanto de memória o Photoshop ocupa?