Ao contrário do que fazemos habitualmente, a melhor forma de respirar ao nadar é inspirando pela boca e expirando pelo nariz. Para isso, levanta-se a cabeça para fora da água para inspirar o ar e expira-se durante a submersão.
No estilo de natação crawl a captação do ar se faz pela boca. Neste estilo, a respiração implica uma expiração com a cabeça dentro d água (soltando o ar pela boca e pelo nariz de forma lenta e gradual) e uma inspiração pela boca no “buraco” que é formado após a saída do braço da água. A posição da cabeça é importante.
A prática da natação é contínua, uma vez que os exercícios poderão se tornar repetitivos e em alguns casos até cansativo, e é diante disso que o sucesso prevalece, através dos objetivos propostos em nadar, seja ele terapêutico, condicionamento físico, estético, performance ou simplesmente lazer.
Respiração. No nado borboleta, o nadador eleva o queixo para frente no começo da braçada para respirar. Quando os braços estiverem na sua máxima extensão, a meio do movimento aéreo, os ombros e a cabeça são levantados da água.
Nado peito: É o estilo mais técnico da natação. ... Esse movimento joga o peito do atleta para frente e faz com que a cabeça dele fique fora da água para poder ser feita a respiração. Nado borboleta: Também conhecido como golfinho, é o último nado que o atleta aprender a executar. É também considerado o mais difícil.
Alguma exercícios educativos ajudam a melhorar a respiração no nado crawl, como por exemplo, tentar fazer uma sequência de respirações, mesmo estando parado na piscina. Apenas repetindo a ação de rotação do pescoço para o lado oposto ao braço que está saindo d'água, ganha-se mais precisão na respiração.
Aprenda a soltar a respiração dentro d'água. Enquanto você ainda está em uma profundidade rasa, respire fundo e coloque seu rosto debaixo d'água. Solte lentamente o ar até ele acabar e tire o rosto da água. Se você não se sente bem soltando o ar pelo nariz, prenda a respiração ou use um tampão nasal e exale pela boca.
No entanto, toda atividade física, quando feita com regularidade e consciência, é boa para aumentar a atenção sobre a respiração. Quem pratica musculação, por exemplo, precisa realizar parte do movimento enquanto inspira e voltar à posição inicial quando solta o ar.
Natação: saiba como nadar melhor e corretamente! Seja na piscina ou no mar, a natação é um esporte extremamente completo. Ela faz você treinar o corpo todo, não tem impacto, melhora o tônus muscular, queima calorias, reduz os sintomas das alergias e ainda fortalece o coração.
“A respiração correta aumenta a oxigenação das células e dos tecidos do organismo, elimina toxinas e garante corpo e cabeça energizados”, explica Maurício Tavares, instrutor de respiração da Fundação Arte de Viver, ONG presente em vários países. Confira agora outros motivos para se concentrar na sua respiração.
O que mais pode ser organizado em ordem alfabética?
Como fazer um jardim em seu quintal?
Como funciona o Pré-pago da Claro?
Como funciona o MGM da Amazon Prime?
Como fazer transferência na boca do caixa?
Como transformar um arquivo em PDF para eBook?
Como enviar mensagem de texto para outro Estado Oi?
Como mandar uma mensagem anônima pelo computador?
Como pagar boleto pelo mercado pago com cartão de crédito?
Como enviar crédito de um celular para outro Claro?