À toa: Por ser uma locução feminina, deve haver o uso do acento grave: andar à toa, passar o dia à toa, reclamar à toa. De acordo com o Novo Acordo Ortográfico, não existe mais hífen nessa expressão, mesmo sendo uma locução adjetiva: indivíduo à toa, gente à toa, quantia à toa.
Atualmente, a única maneira de escrever o termo é à toa (com crase e sem hífen), com duas funções. A primeira é de locução adverbial que significa ao acaso, ao léu, sem rumo, inutilmente. Já a segunda função é de adjetivo usado para se referir a algo ou alguém desimportante ou desocupado.
À toa, sem hífen, é uma locução adverbial que significa ao acaso, inutilmente, sem fundamento, impensadamente, sem motivo. É muito utilizada para indicar uma pessoa que está não está fazendo nada, que não tem nada para fazer. Você pode vir agora mesmo porque eu estou à toa aqui em casa.
locução adverbial À toa, sem reflexão, a esmo, ao acaso.
It's so entertaining! Uma variação para a expressão idiomática acima é: DICA RÁPIDA Como Dizer "Pêlo" Em Inglês?
Não foi à toa que foi a escolhida. Sem um motivo útil: 2 inutilmente, para nada, em vão, desnecessariamente.
Ao menos significa no mínimo, quando mais não seja ou quando menos. A expressão é empregada normalmente acompanhada de uma situação nova, indicando que algo não aconteceu da forma que se esperava.
Atoa: não faz nada, sem algo em que ocupar seu tempo.
A palavra toa deriva do termo inglês “tow”, que é a corda utilizada para o reboque de embarcações. Ao se aproximarem de um porto, os grandes navios são conduzidos por um barco pequeno, que os reboca pela toa.
Antigamente, com a grafia com hífen, a palavra tinha dois significados: à toa era uma locução adverbial e à-toa era um adjetivo, sendo que eram utilizadas em situações diferentes. Porém, com a eliminação da grafia com hífen, o termo à toa passou a assumir ambos os sentidos.
Atualmente, a única maneira de escrever o termo é à toa (com crase e sem hífen), com duas funções. A primeira é de locução adverbial que significa ao acaso, ao léu, sem rumo, inutilmente. Já a segunda função é de adjetivo usado para se referir a algo ou alguém desimportante ou desocupado.
Pela sonoridade ligeiramente diferenciada, muitos não conseguem perceber como empregar o acento e nem mesmo se ele está fazendo alguma diferença. As palavras atoa e à toa são um exemplo disso. Além disso, ainda causam mais estranheza pela grafia junta ou separada.
À toa ou à-toa. À toa, sem hífen, é a forma correta de escrita da locução. O hífen do adjetivo à-toa foi eliminado com as alterações trazidas pelo novo acordo ortográfico. Antes da entrada em vigor do novo acordo ortográfico, as duas formas estavam corretas: à toa era uma locução adverbial e à-toa um adjetivo, sendo usadas em situações diferentes.
Como se cadastrar no meu patrocínio?
Quando é cabível recurso em sentido estrito?
Como faço para pagar minha conta Vivo com cartão de crédito?
Como se inscrever para o Barro Branco 2021?
Como funciona o seguro de incêndio?
Como se inscrever para o concurso do TJ RJ?
Como ligar o sensor de presença com fotocélula?
Quais as características do arrendamento mercantil?
Como legalizar um carro antigo sem documentos?
Como se inscrever no Jovem Aprendiz Correios 2021?
Qual é a importância da cultura nordestina?
Como funciona um sensor efeito Hall?
Como faço para me inscrever no Sisu?
Como enviar mensagem para o programa Hoje em Dia?
Como fazer teste para Malhação 2021?
Como faço para me inscrever no curso gratuito do SENAI?
Como conseguir uma bolsa de 100 no ProUni?