A finalidade de uma resenha crítica é mostrar uma opinião pessoal crítica (ou científica) sobre um tema, baseando-se sempre em investigações por parte do autor, que busca por uma afinidade do leitor com suas reflexões.
Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
SOBRENOME, Nome do autor. Título da obra resenhada. Cidade: Editora, ano da publicação. Número de páginas.
Além de entender claramente o que é uma resenha, você verá como fazer uma resenha acadêmica crítica em 7 passos: O item pode até parecer bobo a primeira vista, mas é importante e válido de discussão sempre que possível.
Elas podem existir de duas maneiras diferentes: enquanto resenhas descritivas e resenhas críticas. É importante saber diferenciar exatamente uma da outra para não errar na hora de produzir o texto. A resenha crítica, como o nome já adianta, apresenta um ponto de vista explícito do autor a respeito do objeto.
Separamos dois exemplos interessantes de resenhas críticas. Um mais longo e outro mais curto. Foram resenhas aprovadas em periódicos, por isso obedecem a um modelo padrão específico. Cada periódico costuma ter o seu modelo. Mas, antes, você pode conhecer o modelo pronto de resenha crítica do Mettzer.
Quais são as duas principais características da cidade-Estado Esparta?
Quais os tipos de azeite de oliva?
Como falar bom dia na língua africana?
Qual a importância da calibração de materiais volumétricos?
Quantas línguas fala o Djokovic?
O que a pessoa sente quando morre de infarto?
Quem é o responsável pela emissão e liberação das permissões de trabalho?
O que significa Toi na conta de luz?
Como tirar visto para Portugal em Salvador?
Quantos são os acordes de violão?
Quando ocorreu a industrialização na França?
Quem vai ser melhor do mundo 2021?
O que o RH pode fazer para motivar os funcionários?
Quem dorme mais emagrece mais?