A correção monetária nada mais é que os ajustes financeiros do Real em relação a outras moedas e a inflação. Ela basicamente adequa a moeda perante à inflação, dentro de um período pré-determinado. O objetivo é compensar a perda econômica com os reajustes.
A correção monetária pode ser aplicada a várias coisas como nos salários, empréstimos, aplicações financeiras. É comum, por exemplo, no final de um ano, o governo anunciar a mudança do salário mínimo para o período seguinte. Essa variação, costumeiramente, é feita de acordo com o índice oficial de inflação (IPCA).
Princípio da atualização monetária
Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis através do ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais.
A atualização monetária é realizada, principalmente, para recompor o poder de compra da população. Imagine, por exemplo, que seus gastos mensais são no valor de R$ 10 mil. E que também o seu salário é este exato valor.
A correção monetária (ou atualização monetária) é a atualização de um valor por um índice específico, como o IPCA ou o IGP-M. Esse reajuste compensa a desvalorização de uma moeda, nesse caso, o real.
41 curiosidades que você vai gostar
De forma geral, o princípio de como atualizar juros e correção monetária é sempre de multiplicar o fator acumulado do determinado índice no período para encontrar o novo valor. Se essa correção é de 15%, basta calcular o quanto esse percentual dá sobre o montante inicial e acrescê-lo para obter o valor final.
A atualização é obtida multiplicando-se o valor a ser corrigido (ou 1 se não informado) pelo fator acumulado do índice de referência (Ex.: produtório dos índices mensais de IPCA/100+1). São usados no cálculo os índices da data inicial e da data final.
A correção monetária é uma característica da economia brasileira. São os ajustes financeiros com relação do Real com outras moedas e do Real com a inflação. Também conhecida como atualização monetária, a correção monetária é basicamente a adequação da moeda perante à inflação, dentro de um período determinado.
EXTINÇÃO DA CORREÇÃO MONETÁRIA LEGAL
Ela veio como instrumento responsável pela recomposição do poder de compra dos ativos das organizações e isso ocorreu com certa eficácia durante aproximadamente trinta anos, quando, por vários motivos, foi extinta pela Lei n° 9.249, de 26 de dezembro de 1995.
Quais são as formas de disseminação de um tumor maligno?
O que é o G12 nas igrejas evangélicas?
Qual a importância do trabalho interdisciplinar na área da saúde?
Como ocorre a transmissão do Ascaris lumbricoides?
Como se contrai a infecção urinária?
Como funciona o esquema dos doleiros?
Como pagar multa Fácil Estacionar?
Para que serve o chat do Conexão Escola?
Qual a função de um coletor de admissão?
Qual a diferença da pasta de solda é o fluxo de solda?
Como é o estágio de professor?
O que é seguro proteção financeira Cardif?
Quanto tempo dura o curso de Turismo?
Como deve ser feito o registro de nascimento?
Como funciona o financiamento no Banco do Brasil?
Como sacar dinheiro do cartão de crédito Bradesco no caixa eletrônico?