Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre 2021 em 8,25% ao ano. Na semana passada a projeção era 8%.
Após o comunicado mais duro do Comitê de Política Monetária (Copom) deste mês, os economistas do mercado financeiro elevaram a projeção para taxa Selic no fim de 2022 no Relatório de Mercado Focus. A mediana passou de 11,25% para 11,50%. Há um mês, era de 11%.
Diante do aumento da inflação, a expectativa do mercado financeiro é que a taxa básica de juros, a Selic, encerre 2021 em 8,75% ao ano.
Na semana passada, os analistas projetavam Selic a 8,75% e 9,50%, respectivamente. Na semana passada, o Comitê de Política Monetária, Copom, subiu a taxa em 1,5 ponto percentual, devido justamente à piora da condição fiscal do país e indicou nova alta no mesmo patamar para a reunião de dezembro.
Em reunião realizada nesta data, de acordo com o Regulamento anexo à Resolução BCB nº 61, de 13 de janeiro de 2021, o Comitê de Política Monetária (Copom) definiu que a meta para a Taxa Selic será de 6,25% (seis inteiros e vinte e cinco centésimos por cento) ao ano, a partir de 23 de setembro de 2021.
33 curiosidades que você vai gostar
Com o ritmo da pressão inflacionária e o aumento de riscos ficais, o mercado também eleva a expectativa para a taxa básica de juros. A Selic é o principal ferramenta da autoridade monetária de controle inflacionário. Os analistas estimam que a Selic deve terminar 2021 em 9,25% ao ano.
Vale lembrar que há um mês as estimativas estavam em 8,51%. Para 2022, as projeções indicam avanço de 4,40% para 4,55%, enquanto a projeção para 2023 se manteve em 3,27%. Em relação ao dólar, os economistas elevaram a projeção pela segunda semana seguida, de R$ 5,45 para R$ 5,50.
Evolução da Inflação e da Selic
“Segundo a expectativa do Boletim Focus, a Selic vai cair em 2023 e 2024, então apostar em investimentos atrelados à Selic seria interessante, porém para investimentos de curto prazo. ... Isso acaba sendo uma maneira de se proteger da inflação”, afirma.
A redução da taxa Selic estimula a economia porque juros menores barateiam o crédito e incentivam a produção e o consumo em um cenário de baixa atividade econômica. ... Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação.
Como usar o Mendeley para as referências?
Como malhar a lombar de forma correta?
Como funciona o modem roteador da Claro?
O que é igualdade de gênero nas escolas?
Como os professores podem auxiliar no processo de aprendizagem a partir da memória?
Pode usar o Minoxidil nos cílios?
Como tirar Cedula C do estado MT?
Como terminar com alguém educadamente?
Como trabalhar Dia das Mães na educação infantil?
Como Treinar a mente para deixar de comer muito?
Como incentivar a leitura em tempos de pandemia?
Como o Fonoaudiologia trata a gagueira?
Como trabalhar diversidade religiosa em sala de aula?