O movimento feminista brasileiro se compõe de associações e coletivos de diferentes orientações e características, organizados de maneira mais ou menos informal, muitos dos quais preferem utilizar como referência a denominação “movimento de mulheres”, “movimento das mulheres” ou ainda “movimento feminino”.
O feminismo surgiu durante as revoluções liberais do século XVIII. No Brasil, esse movimento social consolidou-se na luta por igualdade de condições entre homens e mulheres. ... Já no começo do século XX, a ação do movimento concentrou-se bastante na luta para que a mulher obtivesse o direito ao voto.
O divórcio e o aborto foram dois temas que marcaram o movimento durante a década de 1970. Entre o final da década de 1970 e início da de 1980, porém, o movimento feminista entrou em declínio, em razão das profundas transformações (sociais, políticas e econômicas) que atingiram as sociedades.
O feminismo contemporâneo está presente desde a década de 1960, apresentando no início reivindicações por direitos políticos, tendo como principais conquistas o direito ao voto e, anos mais tarde, a Lei Maria da Penha.
Charles Fourier, um socialista utópico e filósofo francês, é creditado por ter inventado a palavra "feminismo" em 1837. A expressão "feminismo" e "feminista" apareceu pela primeira vez na França e nos Países Baixos em 1872, no Reino Unido na década de 1890 e nos Estados Unidos em 1910.
Nísia Floresta Nísia Floresta, educadora e escritora, é considerada a primeira das feministas do Brasil, publicando em 1832 o livro Direitos das mulheres e injustiças dos homens, e deixando artigos na imprensa e outros livros como Conselhos à minha filha (1842), Opúsculo humanitário (1853) e A mulher (1856).
Do início dos anos 60 até a década de 80 as causas do movimento feminista foram ampliadas e nesse período as mulheres passaram a lutar contra qualquer tipo de discriminação ou opressão sofridas em busca da completa igualdade social. O combate a essas desigualdades é a luta feminista atualmente.
O movimento feminista luta contra a situação de inferioridade em que a mulher ainda vive na sociedade. As reivindicações do movimento feminista são muito relacionadas à garantia de direitos, mas também a todas outras formas de opressão a que as mulheres são submetidas ainda hoje. São questões importantes para o movimento feminista:
São questões importantes para o movimento feminista: o fim da desigualdade salarial (na prática) entre homens e mulheres, igualdade da participação das mulheres na política do país, tanto na ocupação de cargos políticos como na tomada de decisões,
O feminismo enquanto movimento social, como o conhecemos hoje, é uma manifestação recente. No entanto, desde antes da organização do movimento feminista já existiam mulheres que discutiam questões como empoderamento feminino e sororidade. Por não integrarem o movimento propriamente, elas são chamadas de protofeministas.
O que é preciso para trabalhar em uma escola?
O que falar para o marido no aniversário de casamento?
Como e quando surgiram os principais produtos de maquiagem?
Como inserir bonequinhos no PowerPoint?
Como foram criadas as Joias do Infinito?
Como colocar as pás do desfibrilador?
Qual a linguiça mais saudável?
Como tirar um calázio do olho?
O que podemos fazer para viver em paz?
Como evitar a contaminação por helmintos?
Como foi a separação da ex Tchecoslováquia?
Tem como reativar o Facebook depois de desativado?
Quando passa o lixeiro na minha rua RJ?
Quais são as principais consequências da peste negra?
Em que ano surgiu a natação no Brasil e como era o nome da primeira equipe?
Como se faz a fermentação da cachaça?