Isso é bem diferente de ser Rh negativo, que é quando a pessoa não possui apenas uma das proteínas do sistema RH. Esta característica está presente em 15% da população. O indivíduo que possui fator RH nulo pode receber sangue de doadores com fator RH diferente apenas uma vez.
Esse fator é muito utilizado para classificar os tipos sanguíneos, e quando a proteína está presente nas hemácias indica que o sangue é Rh positivo (Rh+) ou quando não existe essa proteína na hemácia, indica que o sangue da pessoa é Rh negativo (Rh-).
O mais importante deles é conhecido como RhD. Quando se diz que um indivíduo é Rh positivo, quer dizer que a proteína RhD está presente na membrana de suas hemácias – esse é o caso de 85% dos seres humanos. Os indivíduos Rh negativo não apresentam essa proteína específica – mas as hemácias, apesar disso, são normais.
Rh nulo: o “sangue dourado”
Há que se mencionar ainda um tipo raríssimo de sangue, o chamado Rh nulo. Isso significa que os glóbulos vermelhos não têm nenhum tipo de antígeno Rh. Esse tipo sanguíneo foi detectado pela primeira vez na década de 60 e desde então apenas 43 casos foram registrados no mundo.
Se uma pessoa é do grupo negativo e recebe sangue de um doador positivo, seus anticorpos vão reagir ao detectar células incompatíveis com seu sangue, o que pode ser fatal. Com base nessa mesma lógica os portadores de sangue O- são considerados os doadores universais.
23 curiosidades que você vai gostar
O Rh nulo, conhecido popularmente como sangue dourado, é o tipo de sangue mais raro do mundo. Estima-se que apenas uma em cada 6 milhões de pessoas faz parte desse grupo sanguíneo. O que caracteriza o sangue dourado é a ausência total de antígenos Rh nos glóbulos vermelhos do sangue.
AB é considerado como o sangue mais raro de todos os tipos. Ele não possui anticorpos contra o sangue A e nem contra o sangue B. Isso significa que quem possui o tipo sanguíneo AB pode receber sangue de qualquer tipo. Esse grupo é o mais comum entre as pessoas, ele possui anticorpos anti-A e anti-B.
Os glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias) têm uma identidade que permite a classificação do sangue em A, B, AB e O. No Brasil, os grupos mais comuns são o O e o A, que abrangem 87% da população.
Mulheres que têm sangue do tipo O, A, AB ou B negativos precisam ficar atentas na hora de serem mães, alertam especialistas.
É verdade que o limão afina o sangue?
O que significa quando a menstruação vem escura?
O que diz o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor?
Quanto tempo BTS ficou na Billboard?
Precisa tirar a pele da salsicha Viena?
Qual o nome das três espadas do zoro?
Como é formado o código genético?
Quantos metros quadrados tem a Antártida?
O que é temer a Deus na Bíblia?
Qual a Soletracao correta da palavra love?
O que é a suspensão do processo?
Qual o termo técnico de necrose?
Quanto mais à esquerda estiver um número menor será o seu valor?