O trabalho psicomotor tem ação direta no processo de estimulação sensorial que diferencia da intervenção da Terapia Ocupacional em integração sensorial.
O atraso no desenvolvimento psicomotor apresenta transtornos no desempenho funcional da criança e com a perspectiva de contribuir para evolução do sujeito, entra a Terapia Ocupacional com métodos psicomotricistas como forma de intervenção.
O objetivo global da terapia ocupacional é ajudar a pessoa com autismo a melhorar a qualidade de vida em casa e na escola. O terapeuta ajuda a introduzir, manter e melhorar as habilidades para que as pessoas com autismo possam chegar à independência.
“A terapia ocupacional é de extrema importância na recuperação do paciente, pois trabalha com a funcionalidade do indivíduo, trabalha as atividades diárias que é pentear o cabelo, escovar os dentes, se alimentar, vestir uma roupa, já a fisioterapia com o movimento.
Psicomotricidade
Respaldada por leituras consultadas destaca-se o corpo como origem da cognição, do afeto e do motor sendo estes os três pilares da psicomotricidade. De acordo com (Fátima Alves, 2003) Psicomotricidade é CORPO, AÇÃO e EMOÇÃO.
O desenvolvimento neuropsicomotor (DNPM) consiste na aquisição progressiva de habilidades (p ex. andar, falar, reconhecer pessoas) por parte da criança à medida que ela vai crescendo. O atraso de desenvolvimento (ADNPM) ocorre quando o bebê não adquire determinada habilidade na idade esperada.
“Estimulação precoce é um termo que abrange uma variedade de estímulos para auxiliar o desenvolvimento motor e cognitivo de lactentes e crianças e pode ser definido como um programa de acompanhamento e tratamento multiprofissional para recém-nascidos de risco ou com alguma deficiência.
Um terapeuta ocupacional infantil busca trabalhar três principais áreas: atividades de vida diária, atividades relacionadas a escola e atividades relacionadas ao brincar. O objetivo é ajudar o indivíduo com transtorno do espectro autista a se tornar mais independente e melhorar a qualidade de vida em casa e na escola.
A terapia ocupacional consegue, pois, atingir todos os campos dos problemas do autista e trabalhar com atividades específicas para alcançar esses objetivos. O grande desafio é promover habilidades necessárias para que o autista consiga adquirir autonomia e desfrutar da melhor qualidade de vida possível.
Segundo a Associação Portuguesa de Psicomotricidade, a Terapia da Psicomotricidade pode ser definida como o campo transdisciplinar que estuda e investiga as relações e as influências recíprocas e sistémicas entre o psiquismo e a motricidade.
Os objetivos da psicomotricidade são melhorar os movimentos do corpo, a noção do espaço onde onde se está, a coordenação motora, equilíbrio e também o ritmo. Estes objetivos são alcançados através de brincadeiras como correr, brincar com bolas, bonecas e jogos, por exemplo. Através da brincadeira o terapeuta psicomotricista, ...
Segundo a Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais o Terapeuta Ocupacional pode atuar em diversas áreas de intervenção com pessoas de todas as idades. O seu objetivo prende-se sempre com a promoção da funcionalidade, autonomia e independência de modo a melhorar a Qualidade de Vida, Bem-estar e Participação.
Na psicomotricidade existem alguns elementos que devem ser trabalhados como tônus da postura, repouso e sustentação, além do equilíbrio, lateralidade, imagem corporal, coordenação motora, e estruturação no tempo e no espaço.
Quais são as fases do Pós-operatório?
O que é plágio e quais são os tipos de plágio?
Onde se localiza a dor abdominal?
O que significa 6.500 K em uma lâmpada?
Como ganhar dinheiro sem ter que fazer faculdade?
O que é o folclore e como surgiu?
O que é contingência em contabilidade?
Para que serve borracha líquida impermeabilizante?
O que é um termo de autorização?
Como substituir a palavra alinhar?
Quais iPhones vai parar o WhatsApp?
Qual EP mostra o passado do Kirishima?
Porque minha TV não conecta na internet?