Origem do folclore A palavra folclore surgiu do aportuguesamento da junção das palavras inglesas folk, que significa “povo”, e lore, que significa “conhecimento”. ... Ao mesmo tempo, o folclore era associado às pessoas mais pobres, uma vez que as manifestações culturais da elite eram associadas à cultura erudita.
O termo foi criado em 1846, pelo arqueólogo inglês William John Thoms, estudioso da cultura popular, que uniu as palavras “folk”, que em português significa povo, popular e “lore”, cultura, saber. ... Foi criada para ressaltar a importância e a valorização das manifestações folclóricas do país.
O interesse pelo folclore nasceu no fim do século XVIII, quando estudiosos como os Irmãos Grimm e Herder iniciaram pesquisas sobre a poesia tradicional na Alemanha e "descobriu-se" a cultura popular como oposta à cultura erudita cultivada pelas elites e pelas instituições oficiais.
Folclore brasileiro
É um consenso entre os estudiosos do assunto que danças, festas, lendas, jogos e personagens que compõem o folclore do Brasil são de origem europeia, portuguesa sobretudo, e também indígena e africana. Sendo assim, houve uma fusão de elementos de diferentes culturas.
O que é o folclore brasileiro:
Folclore brasileiro é a junção de lendas, contos, mitos e histórias sobre criaturas e seres fantásticos que habitam o imaginário de povos tradicionais de diversas regiões do país.
30 curiosidades que você vai gostar
- O que é um monte de pontinhos coloridos no meio do mato? Resposta: formigas treinando para o carnaval! ... - Qual a formiga que, sem a primeira sílaba, vira fruta? - O que é o que é que anda com os pés na cabeça?
São eles: mula sem cabeça, Iara, saci pererê, caipora, curupira, boto cor de rosa, negrinho do pastoreiro, cuca, boiatá, cobra grande, vitória régia, cumadre fulozinha, lobisomem e a erva-mate. A utilização de elementos do folclore em obras literárias ajudou na popularização dos personagens.
As lendas e mitos brasileiras possuem origem na mitologia dos índios nativos, em conjunto com os mitos trazidos da Europa pelos portugueses e da África pelos negros. A mescla de diferentes culturas permitiram produzir mitos únicos, mas também é possível observar diversos elementos comuns com mitos de outros povos.
O folclore é algo de grande importância para um país porque, por meio dele, mantém-se a identidade cultural, passada e vivenciada de geração a geração. O folclore pode ser transmitido de várias formas: oral, escrita ou encenada, ou seja, contando ou escrevendo histórias, dançando, cantando ou representando.
O folclore brasileiro é considerado um dos mais ricos do mundo, por causa de sua diversidade, junção de etnias e culturas. Ele nos é ensinado desde crianças, como um conjunto de tradições e manifestações culturais. ... Simboliza, de fato, a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo.
Assim, na cultura brasileira, existem crendices, saberes, mitos, lendas, festas, danças etc., que fazem parte do que é definido como folclore brasileiro. As raízes de nosso folclore estão fincadas na cultura europeia, sobretudo a portuguesa, na cultura africana e na cultura indígena.
Aqui as danças folclóricas surgiram da fusão das culturas europeia, indígena e africana. Elas são celebradas em festas populares caracterizadas por músicas, figurinos e cenários representativos.
A data foi oficializada pelo presidente Humberto Castelo Branco, em 17 de agosto de 1965 por meio do Decreto nº 56.747. A palavra folclore foi utilizada pela primeira vez em 22 de agosto de 1845, pelo pesquisador britânico William John Toms, ao escrever um artigo sobre lendas, costumes e superstições.
O Dia do Folclore é comemorado mundialmente em 22 de agosto. A data tem o propósito de valorizar e mostrar a importância de todas as manifestações que caracterizam a cultura popular de um país, como as lendas, canções, mitos, danças, artesanatos, brincadeiras, entre outros.
Então, o folclore faz parte da cultura Brasileira, é um conjunto de lendas, costumes, manifestações artísticas. Alguns exemplos de personagens do folclore é o saci Pererê, mula sem cabeça, curupira.
Trabalhar em sala a linguagem oral e escrita por meio de sondagem sobre o que conhecem do folclore. A partir dai explorar a cada aula um pouco sobre lendas, mitos, provérbios, travalíngua, desenvolvendo assim o conhecimento da cultura popular.
A importância do folclore para o repasse das tradições culturais. ... Estudar e ensinar o folclore brasileiro significa despertar na juventude o amor, interesse e curiosidade pela riqueza do seu país, estado e cidade. Cria-se uma identidade cultural, segurança, confiança e consciência crítica de si e da nação.
Explicar para eles que lendas são narrativas transmitidas oralmente pelas pessoas, com o objetivo de explicar acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Para atingir esse objetivo, há uma mistura de fatos reais com imaginários, num resultado em que se misturam história e fantasia.
Na década de 1940, Cascudo publicou mais três obras importantes: Antologia do folclore brasileiro (1943), Geografia dos mitos brasileiros (1947) e Os holandeses no Rio Grande do Norte (1949). Na década de 1950, seu trabalho mais lido e comentado veio a público, o famoso Dicionário do folclore Brasileiro (1951).
Muitos pesquisadores, historiadores ou folcloristas, afirmam que as lendas são apenas frutos da imaginação popular, porém como sabemos as lendas em muitos povos são "os livros na memória dos mais sábios".
Lendas folclóricas brasileirasEssa lenda é uma das mais famosas do Brasil e data do século XVIII. ... Também chamado de caipora, o curupira é um anão de cabelo vermelho e pés para trás. ... Mula Sem Cabeça. ... Iara. ... Boitatá ... Boto. ... Negrinho do pastoreio. ... Lobisomem.
Ele é magro pra chuchu, tem dentes mas nunca come e mesmo sem ter dinheiro, dá comida a quem tem fome? Resposta: o garfo. O que é o que é que dá muitas voltas e não sai do lugar? Resposta: o relógio.
Tem chapéu, mas não tem cabeça; tem boca, mas não fala; tem asa, mas não voa; tem bico, mas não bica. Resposta: o bule.
Adivinho - Dicio, Dicionário Online de Português.
Hoje é comemorado o Dia do Folclore. ... O Dia do Folclore é festejado a 22 de agosto porque foi nessa data, em 1846, que o inglês William John Thoms lançou a palavra "folclore", composta por duas expressões: "folk" --do inglês, significando "povo", e "lore", significando "estudo" ou "aquilo que faz o folk".
Em qual mar fica o Canal de Suez?
Quanto custa o metro de cabo de rede instalado?
Como funciona o processo de judicialização?
Quando o resultado da apelação não for unânime?
O que é uma citação no processo?
Qual é o país que tem mais imigração do mundo?
Qual é a matéria prima do óleo?
Quanto custa uma sessão de laser CO2?
Quais as etapas do pensamento para o positivismo de Comte?
Qual a diferença entre Androgeno e andrógino?
Quem foram os participantes da Inconfidência Mineira?
Quem tem direito a 3 meses de aviso prévio?
Quais são os 5 Pokémons mais famosos?
Qual melhor shimeji ou shitake?
Quando uma pessoa te humilha no trabalho?
Porque a tribulação produz paciência?