Segundo GROLLI (2000), as formas de propagação de plantas ornamentais são divididas em dois tipos: sexuada, quando são usadas sementes ou esporos e vegetativa ou assexuada, quando se empregam estruturas vegetativas.
Resumo: A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe.
Multiplicação de plantas por propagação vegetativa. ... Propagação é sinônimo de reprodução, e vegetativa vem da utilização das partes do vegetal (células, tecidos, órgãos ou propágulos). A principal diferença entre a reprodução de plantas por semente da reprodução por partes da planta, é a variabilidade genética.
A propagação vegetativa tem por objetivo multiplicar plantas com a garantia da manutenção das suas características agronômicas, tais como qualidade de fruto e resistência a doenças, e com idênticas necessidades climáticas e de solo, nutricionais e de manejo, o que é de extrema importância na formação dos pomares ...
São essas estruturas: sementes (todas as plantas com frutos); estolho (morango, grama, clorofito, hortelã, etc.); tubérculos e bulbos (batata, beterraba, inhame, mandioca, lírio, dália, amarílis, copo-de-leite, etc.)
33 curiosidades que você vai gostar
Uma planta pode se propagar de duas formas diferentes: via sexuada (sementes) ou assexuada (partes vegetativas). A propagação sexuada necessita da fusão de gametas masculino e feminino, em um processo denominado de fecundação, formando a semente, a qual dará origem a um novo indivíduo.
A multiplicação vegetativa pode ser natural, formando-se as novas plantas a partir de partes da planta-mãe (ex.: folhas, estolhos, rizomas, raízes tuberculosas, tubérculos, bolbos, bolbilhos, gomos aéreos, caules rastejantes) ou artificial como o método da estaca, a mergulhia e a enxertia.
De modo geral, dentre as principais vantagens da propagação vegetativa de espécies florestais podem ser citadas a formação de plantios clonais de alta produtividade e uniformidade, a melhoria da qualidade da madeira e de seus produtos, a multiplicação de indivíduos resistentes a pragas e doenças e adaptados a sítios ...
A propagação vegetativa, por sua vez, tem por objetivo multiplicar plantas com a garantia da manutenção das suas características agronômicas, e com idênticas necessidades climáticas, edáficas, nutricionais e de manejo, o que é de extrema importância na formação dos pomares comerciais.
Quais os tipos de poluentes causados pelas indústrias?
Como saber se fizeram cartão de crédito no meu nome?
Quais países mais fácil para conseguir o visto?
Como o planejamento financeiro familiar pode ajudar na realização de sonhos?
Quanto preciso investir para ter uma renda de 500 reais?
Como tratar a ansiedade moderada?
Como fazer um projeto de permacultura?
Como evoluir o Scyther para Scizor?
Qual a conduta quando o paciente apresenta uma broncoaspiração?
Qual o melhor colágeno para a pele do rosto?
Como desativar o encaminhamento de chamadas ativado?
Como perder a vergonha de falar com as pessoas?
Qual principal sintoma que os nematoides podem causar nas plantas?