Qual a diferença entre propagação sexuada e propagação vegetativa?

Pergunta de Matheus Campos em 27-05-2022
(70 votos)

Segundo GROLLI (2000), as formas de propagação de plantas ornamentais são divididas em dois tipos: sexuada, quando são usadas sementes ou esporos e vegetativa ou assexuada, quando se empregam estruturas vegetativas.

O que é a propagação vegetativa?

Resumo: A propagação vegetativa consiste em multiplicar assexuadamente partes de plantas (células, tecidos, órgãos ou propágulos), originando indivíduos geralmente idênticos à planta-mãe.


Qual a diferença entre a propagação vegetativa feita no laboratório e a reprodução que acontece no ambiente natural?

Multiplicação de plantas por propagação vegetativa. ... Propagação é sinônimo de reprodução, e vegetativa vem da utilização das partes do vegetal (células, tecidos, órgãos ou propágulos). A principal diferença entre a reprodução de plantas por semente da reprodução por partes da planta, é a variabilidade genética.

Qual é o objetivo da propagação vegetativa?

A propagação vegetativa tem por objetivo multiplicar plantas com a garantia da manutenção das suas características agronômicas, tais como qualidade de fruto e resistência a doenças, e com idênticas necessidades climáticas e de solo, nutricionais e de manejo, o que é de extrema importância na formação dos pomares ...

São estruturas de propagação vegetativa?

São essas estruturas: sementes (todas as plantas com frutos); estolho (morango, grama, clorofito, hortelã, etc.); tubérculos e bulbos (batata, beterraba, inhame, mandioca, lírio, dália, amarílis, copo-de-leite, etc.)

Multiplicação Vegetativa ou Propagação Vegetativa - Reprodução Assexuada


33 curiosidades que você vai gostar

Quais os tipos de propagação de plantas?

Uma planta pode se propagar de duas formas diferentes: via sexuada (sementes) ou assexuada (partes vegetativas). A propagação sexuada necessita da fusão de gametas masculino e feminino, em um processo denominado de fecundação, formando a semente, a qual dará origem a um novo indivíduo.

Quais são os tipos de multiplicação vegetativa?

A multiplicação vegetativa pode ser natural, formando-se as novas plantas a partir de partes da planta-mãe (ex.: folhas, estolhos, rizomas, raízes tuberculosas, tubérculos, bolbos, bolbilhos, gomos aéreos, caules rastejantes) ou artificial como o método da estaca, a mergulhia e a enxertia.

Qual a importância da propagação vegetativa de plantas?

De modo geral, dentre as principais vantagens da propagação vegetativa de espécies florestais podem ser citadas a formação de plantios clonais de alta produtividade e uniformidade, a melhoria da qualidade da madeira e de seus produtos, a multiplicação de indivíduos resistentes a pragas e doenças e adaptados a sítios ...

Qual o objetivo da utilização da técnica de propagação vegetativa visando a economia?

A propagação vegetativa, por sua vez, tem por objetivo multiplicar plantas com a garantia da manutenção das suas características agronômicas, e com idênticas necessidades climáticas, edáficas, nutricionais e de manejo, o que é de extrema importância na formação dos pomares comerciais.



Outras questões

O que é o efeito devolutivo dos recursos?

Qual é o hipônimo de animal?

O que é um sinal modulado?

O que são selfies?

Como ver credito claro?

Quanto custa diablo 3?

O que é um cristal lemuriano?

Quais as doenças detectadas pelo teste do pezinho expandido?

Quantas gramas tem 1 Yakult?

O que é granulometria de sedimentação?

Quais medicamentos interferem no exame de urina?

O que é suplemento alimentar?

Porque os animais são carnívoros?

O que é irradiação condução e convecção?

Quem matou o Fred Weasley?

O que é a missão de vida?

Como desligar a maquina da cielo?

Qual a diferença entre transvaginal e pélvica?

Onde se confessar em São Paulo?

A mulher que chora?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com