Qual a diferença entre procedimento comum e especial CPP?

Pergunta de Verónica Constança Alves Batista em 31-05-2022
(52 votos)

Procedimento comum: é o rito padrão, a ser aplicado para as infrações que não possuam rito especial previsto no CPP ou na legislação extravagante (art. 394, §2º). Procedimentos especiais: previstos no CPP ou em leis especiais, trazem regras próprias de tramitação de acordo com as peculiaridades da infração penal.

Qual é o procedimento especial no CPP?

Já os procedimentos especiais estão previstos no Código de Processo Penal vigente e em leis penais extravagantes. Trata-se de regramentos que utilizam de modo supletivo as normas do procedimento comum, conforme previsão expressa do CPP, no art.


Qual a diferença entre procedimento comum ordinário e sumário?

As diferenças do procedimento comum sumário com o procedimento comum ordinário são: - A audiência deve ser realizada no prazo máximo de 30 dias. (No rito ordinário o prazo é de 60 dias). - O número máximo de testemunhas é de cinco (art.

O que diferencia o procedimento especial do procedimento comum?

[2]Curso de Direito Processual Civil – Teoria geral do direito processual civil, processo de conhecimento e procedimento comum – vol. I / Humberto Theodoro Júnior. 56.

Como se define qual rito será aplicados ao procedimento comum?

No procedimento comum, os ritos serão o ordinário, o sumário e o sumaríssimo, que reserva-se às infrações de menor potencial ofensivo, dentro do que é delineado pela Lei 9.099/95 e leis posteriores. ... Já o rito sumário virá a ser aplicado com relação a delitos penais com pena máxima inferior a 4(quatro) anos.

Procedimento comum e procedimentos especiais


29 curiosidades que você vai gostar

Como que é o rito sequência procedimental comum no processo criminal?

Se inicia com a denúncia do réu (ação penal pública), ou com a queixa-crime (ação penal privada). Podem ser arroladas até 8 testemunhas. Após oferecer, a denúncia irá para a conclusão do juiz, e a rejeição da petição inicial ocorre caso esteja inepta, faltando pressupostos processual ou falta de justa causa.

Como se define o rito no processo penal?

Rito ordinário (artigo 394 §1º, I do CPP) -> Pena máxima, igual ou superior a 4 anos. Rito Sumário (artigo 394, §1º, II do CPP) -> Pena máxima, superior a 2 anos e inferior a 4 anos. Rito Sumaríssimo (artigo 394, §1º, III do CPP e artigo 77 e ss. da Lei 9.099/1995) -> pena máxima não superior a 2 anos.

Qual o princípio aplicado para um procedimento ser especial?

Para que seja aplicado o procedimento especial, há requisitos materiais e processuais a serem atendidos, que são os seguintes: Requisito material do procedimento especial – está relacionado a pretensão de direito material, que deve corresponder ao rito. A inexistência desse requisito causa a improcedência do pedido.

Quais são os procedimentos especiais?

Segundo o CPC, há duas modalidades de procedimentos especiais, os de jurisdição contenciosa e os de jurisdição voluntária. Os de jurisdição contenciosa se referem à solução de litígios, enquanto os de jurisdição voluntária apenas à administração judicial de interesses privados não litigiosos.



Outras questões

Que ver em sintra?

Quem foi o maior matemático de todos os tempos?

Qual a melhor TV Custo-benefício 2021?

O que pode ser dor lado esquerdo da barriga?

Qual a origem da harpa?

Quais são os maiores produtores de energia hidrelétrica do mundo?

Como por crediti na playstation store codigo?

Quanto tira um entregador do iFood?

O que observar em uma sala de aula?

Quanto tempo dura uma cirurgia de transplante de coração?

O que é lgbt?

Qual é o país mais seguro para mulheres?

O que significavam os hieróglifos do Egito antigo?

Como substituir a palavra crítica?

O que significa 700 vá?

O que significa T2 na ressonância?

Quais são as características das tênias?

Qual é o quádruplo de um número?

O que diz o Salmo 122?

Onde fazer a tutela?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com