O comportamento alimentar é um conjunto de ações relacionadas ao alimento, que envolve desde a escolha até a ingestão, bem como tudo a que ele se relaciona. Já o hábito alimentar é a resposta do indivíduo frente ao alimento ficando caracterizado pela repetição desse ato.
No campo da Alimentação e Nutrição, hábitos alimentares são relacionados à ideia de consumo alimentar ou, ainda, ingestão alimentar (ingestão energética e de nutrientes), enquanto o comportamento alimentar aparece, na maioria das vezes, relacionado aos aspectos psicológicos da ingestão de comida.
A fome, o apetite e a saciedade são sensações que controlam a ingestão, outro fator do comportamento alimentar. Essas sensações são reguladas pelo cérebro e por feedbacks positivos e negativos do trato gastrointestinal antes, durante e após a alimentação.
Estudos demonstram associação positiva entre realizar refeições com a família e ingestão de alimentos saudáveis e associação inversa entre este comportamento e a ocorrência de excesso de peso10-14.
Hábito alimentar é um termo que se refere a quais alimentos as pessoas comem, como elas comem, quantidade, com quem elas comem, qual tipo de alimento, e até onde compram esses alimentos. Engloba todas as etapas, seleção, produção, formas de preparo, consumo do alimento e descarte.
26 curiosidades que você vai gostar
Consuma leite, carnes magras, peixes, ovos e seus derivados com frequência. Eles fazem parte de uma alimentação nutritiva, contribuindo para o crescimento saudável e para a prevenção de doenças dos ossos e de anemia. Mas evite o consumo de carnes com gordura aparente, embutidos e queijos amarelos.
A fome biológica distingue-se dos apetites, expressões dos variáveis desejos humanos e cuja satisfação não obedece apenas ao curto trajeto que vai do prato à boca, mas se materializam em hábitos, costumes, rituais, etiquetas.
O universo das práticas alimentares influencia o comportamento por meio de diversos fatores, entre os quais se destacam: qualidade e sabor dos alimentos, tradição alimentar, custo e disponibilidade de alimentos, preferências da família e de amigos, estrutura familiar, conveniência no preparo, apresentação do produto, ...
Fatores sociais e culturais como nível socioeconômico, escolaridade, crenças culinárias, costumes familiares, aspectos religiosos e filosóficos, e o acesso a informações de profissionais de saúde e mídia em geral refletem o ambiente do indivíduo e influenciam diretamente as escolhas alimentares.
O que pode ser líquido no abdômen?
Qual exame detecta H. pylori no estômago?
Quais as formas de delegação do serviço público?
Qual é a data do Dia do filho?
Como vai ficar o auxílio para chefe de família?
Precisa de placa de vídeo para jogar GTA 4?
Quais hormônios são liberados na hora do beijo?
A pessoa com mais seguidores no instagram?
Como saber quanto se vai receber de irs?
Quanto custa a limpeza de pele?
O que são doenças profissionais?
O que é a terça parte de um número?
Quanto tempo de cardio se deve fazer?
Quanto o youtube paga por live?
O que colocar dentro da caixinha de lembrancinha de casamento?