Gestão de operação tem a função de tomar decisões que se referem a todo o capital que entra na empresa, ou seja, é responsável pelos bens da empresa. Estratégia de operação tem como função tomar decisões nos assuntos de produção e operações da empresa.
Resumo: A estratégia de operações (EO) é responsável por decisões chave das atividades desempenhadas pela função de produção, afim de alcançar a vantagem competitiva no mercado, sendo recorrentes as pesquisas sobre esse constructo nas áreas industrial e de serviços.
A gestão de operações é, portanto, uma forma de planejar, executar e monitorar as diferentes decisões e processos que fazem parte de uma empresa.
O planejamento que ocorre no nível da empresa é chamado de planejamento estratégico, enquanto o processo de planejamento que ocorre no nível funcional é chamado de planejamento operacional, o foco dele esta em alcançar objetivos de negócios de longo prazo.
A estratégia operacional é o planejamento de todas as tarefas do cotidiano com foco no curto prazo e na delegação e detalhamento das atividades. Além disso, é a organização sobre como essas tarefas são distribuídas e a comunicação no dia a dia da empresa.
44 curiosidades que você vai gostar
O planejamento estratégico e o tático visam onde a empresa quer chegar, pensando a longo prazo, e traçando estratégias macro. Já o operacional tem como foco buscar aquilo que será mais eficaz para as atividades diárias.
O que é planejamento operacional? Um exemplo de planejamento operacional deve ser aquele que pensa nos meios de colocar em prática os objetivos estabelecidos durante o planejamento estratégico. Imagine que o planejamento estratégico é como um arquiteto, ele desenha e define como uma casa deve ser.
A relação entre planejamento estratégico, tático e operacional. Pode-se dizer, então, que o planejamento operacional é voltado para a eficiência e nas formas de otimizar as entregas, diferentemente do estratégico e do tático, que foca mais em onde a empresa quer chegar.
Objetivos operacionais são objetivos de curto prazo ou limitados, estruturados para aproximar uma organização da realização de seus objetivos finais ou de longo prazo. ... Não é incomum que vários objetivos sejam perseguidos simultaneamente, com vários objetivos focados na função de diferentes áreas da organização.
Como funciona a Loteria Mineira?
Quanto tempo dura o camarão seco?
Como gravar uma mensagem para quando não posso atender?
Como juntar mais as sobrancelhas?
Qual o tipo de CD para gravar música?
Como ressuscitar uma caneta Stabilo?
Como se dá a reabilitação do falido?
Como conservar metade limão cortado?
Como escrever em um arquivo PDF no Adobe?
Como fazer para localizar um cheque?
Como guardar bicicleta no quarto?