Desconto Racional: é o equivalente ao juro simples produzido pelo valor atual no período correspondente. Também chamado de “desconto por dentro”. Desconto Comercial: é o equivalente ao juro simples produzido pelo valor nominal no período correspondente.
O desconto simples racional também denominado de desconto real (verdadeiro) ou desconto por dentro, é o mesmo que um juro produzido pelo valor inicial. Porém, este valor é a diferença entre o Valor Nominal que é o valor teórico ideal de um titulo, e o Valor atual que é o valor real que esse título possui.
Então, quando falamos de Desconto Bancário, estamos falando de juros compostos. Agora, se falarmos de Desconto Racional é o contrário disso. Visto que, estaremos falando do comerciante, algo um pouco mais simples. Logo, falamos de juros simples.
Um desconto comercial é um desconto aplicado de forma individual a cada artigo ou serviço faturado num documento. O desconto comercial incide diretamente no preço de cada artigo num documento, e é calculado a partir de um valor percentual inserido.
No desconto racional, o cálculo é realizado com os mesmos critérios do cálculo de juros. A diferença é que o desconto corresponde a uma operação de descapitalização. Ou seja, é necessário "retroceder" a capitalização calculada para o período de antecipação.
Para quem ainda não conhece ou nunca ouviu falar, desconto racional e desconto comercial são simplesmente duas formas usuais – bem diferentes entre si – de calcular um desconto, um abatimento, sobre um valor a ser liquidado antecipadamente.
Valor atual: valor a ser pago ou recebido em data anterior ao vencimento. Comumente efetuado com desconto. O desconto simples comercial pode ser calculado aplicando a seguinte expressão matemática: d = N * i * n. Na expressão para cálculo do desconto simples temos: d = valor do desconto. N = valor nominal do título.
Comumente efetuado com desconto. A = N – d, lembrando que d = N * i * n. É importante ressaltar que as operações de desconto comercial devem ser efetuadas em períodos de curto prazo, já que em períodos longos o valor do desconto pode ser maior que o valor nominal do título.
O desconto simples comercial pode ser calculado aplicando a seguinte expressão matemática: d = N * i * n Na expressão para cálculo do desconto simples temos:
Como o Aleijadinho trabalhava?
Quem nasce na Estónia e o quê?
Como nos relacionamos com o tempo esse compositor de destinos?
Como se aposentar por problemas mentais?
Como se chama a pessoa que nasce em Pequim?
Como preparar a massa com impermeabilizante?
Quem vendeu o Acre para o Brasil?
Quem foi o fundador da cidade de Porto Alegre?
Como o mosquito adquire o vírus da dengue?
Como se apresenta uma pessoa em espanhol?
Como se apresenta a malha rodoviária?
Como o ADH aumenta a pressão arterial?
O que fazer para conviver com barulho?
O que é contraste de claro e escuro?
Como aplicar ocitocina em cadelas?