As duas primeiras vértebras cervicais, atlas e áxis, são atípicas, pois não possuem corpo vertebral e a última cervical (C7) é chamada vértebra proeminente, visto que sua apófise posterior é facilmente visível na superfície inferior da nuca.
Atlas (1ª Vértebra Cervical) A principal diferenciação desta para as outras vértebras é de não possuir corpo. ... Face Articular Inferior – articula-se com os processos articulares superiores da 2ª vértebra cervical (Axis). Processos Transversos – encontram-se os forames transversos.
A articulação atlantoaxial medial é composto de duas cavidades diferentes: uma cavidade anterior para a articulação entre o arco anterior do atlas; e uma cavidade posterior, entre o lado posterior do odontóide e o ligamento transverso. ...
Neste momento iremos abordar as características peculiares das vértebras típicas. ... Estas apresentam um forame vertebral de forma triangular. Possuem também nas suas porções laterais um processo transverso (dois tubérculos, anterior e posterior) com um forame transverso, onde passam as artérias vertebrais, exceto na C7.
Atlas (C1) Constituem-se por dois arcos, um posterior e um anterior de menor tamanho. No arco anterior existe uma faceta articular para o processo odontoide da áxis (segunda vértebra cervical). A vértebra atlas articula-se ainda com a base do crânio nos côndilos occipitais e com a áxis inferiormente (Rubinstein, 2010).
O áxis é a segunda vértebra cervical e é atípica por possuir um Processo odontóide ("dente"), que articula-se com o atlas. No mais, a maioria das características são comuns às das outras vértebras cervicais, como o forame transverso para a passagem da artéria vertebral.
A C-1 (atlas) e a C-2 (áxis) formam um eixo, que é responsável pela flexibilidade do pescoço e pela capacidade do movimento de rotação, permitindo o ser humano virar a cabeça à esquerda e à direita.
A C-1 (atlas) e a C-2 (áxis) formam um eixo, que é responsável pela flexibilidade do pescoço e pela capacidade do movimento de rotação, permitindo o ser humano virar a cabeça à esquerda e à direita.
Atlas refere-se à vértebra superior da coluna vertebral, articulando-se com o osso occipital do crânio, enquanto o eixo se refere à segunda vértebra cervical, que serve como um pivô para virar a cabeça. Assim, esta é a principal diferença entre o atlas e as vértebras axiais.
Os corpos vertebrais das vértebras cervicais também estão conectados pelas articulações uncovertebrais (fendas de Luschka). Os corpos vertebrais e os discos intervertebrais são reforçados por dois ligamentos longitudinais fibrosos.
Os corpos das vértebras cervicais são menores em tamanho e altura, sendo a porção mais alta da coluna na posição ortostática. - Arco vertebral: conjunto dos processos, lâminas e pedículos.
Atlas (C1) A primeira vértebra cervical é denominada atlas e sua principal diferenciação em relação às outras vértebras é o fato de não possuir corpo vertebral. Constituem-se por dois arcos, um posterior e um anterior de menor tamanho.
Como faço para colocar o banco na Justiça?
Como fazer a leitura da mesa real do baralho cigano?
Onde se registra pessoa jurídica?
Qual o prazo para registrar doméstico no eSocial?
Como fazer para registrar um barco na Marinha?
Como fazer registro na CTPS Digital?
Como funciona o Ourocap no Banco do Brasil?
Como resolver código de erro Dlg_flags_sec_cert_cn_invalid?
Como produzir mudas de tempero?
Como reativar CNPJ MEI inapto?
Como funciona o pagamento do você opina?
Como passar delineador para o dia a dia?